Ter um site vai muito além de registrar um domínio e subir um template colorido. Quem deseja ter sucesso na página e conquistar a atenção do seu público deve investir em um elemento fundamental: a identidade visual.
Sumário
De acordo com a plataforma Website Hosting Rating, em janeiro de 2021 o número de sites atingiu a marca de 1.83 bilhão. Levando em consideração essa quantidade, é preciso garantir que a sua página se destaque para atrair visitantes com maior facilidade.
Sendo assim, é fundamental saber como estruturar cada elemento presente no website, para que a construção e a apresentação dele seja bonita e encantadora.
Tal como na elaboração de um banner informativo, é preciso estar atento a cada detalhe, uma vez que é o conjunto deles que fará com que o site fique com um visual atrativo e interessante.
Dentro de uma estratégia, a identidade visual precisa ser vista como uma prioridade. Uma vez que ela é aplicada seguindo uma lógica interna que leve em conta o segmento da página e o que se deseja despertar nos clientes, o sucesso da página será muito maior.
Com isso, o processo de encantamento e atração do cliente se torna mais simples, e traz os efeitos que se espera dele. No entanto, quando não se dá a devida importância para isso, é possível que o site não consiga trazer o desempenho almejado.
Assim como cada ser humano possui as suas características pessoais, como o nome, documentos, traços de personalidade e preferências, um website precisa ter elementos que o tornem único, e que vão ser responsáveis pela sua rápida identificação.
Por isso, investir em identidade visual é fundamental para ter a sua marca reconhecida no mercado, e garantir que os seus clientes estejam sempre próximos do seu negócio, aproveitando uma navegação acolhedora na sua página.
Se você reconhece que esse elemento é importante e quer saber mais sobre ele para criar um site especial para o seu negócio, siga a leitura deste artigo e compreenda mais sobre o assunto.
O que é a identidade visual?
Quando você visualiza um flyer digital, é possível que ache ele bastante bonito logo de cara, mas muitas vezes pode não conhecer todo o processo que foi realizado até chegar no resultado final desse material.
Para criar uma marca, o trabalho realizado também exige atenção e conhecimentos específicos em identidade visual, para que o resultado obtido seja satisfatório e da maneira idealizada.
Sendo assim, a identidade visual se trata da construção de uma marca utilizando elementos visuais e gráficos, que ao serem utilizados em paralelo criam uma apresentação personalizada da empresa, expressando seus valores com maior facilidade.
Nesse sentido, é possível dizer que cada escolha aplicada no site e em vários outros elementos da companhia é o que vai fazer com que seja identificada com maior facilidade e tenha a força necessária para marcar presença na vida do seu público.
Além disso, é por meio desses elementos que o seu estabelecimento se tornará único, diferenciando a sua marca e garantindo que ela tenha uma identidade própria.
Para a criação de uma identidade visual, é preciso tomar decisões relacionadas aos seguintes itens:
- Cores;
- Fontes;
- Slogan;
- Tipografia;
- Embalagens;
- Peças de comunicação.
Ao escolher todos esses itens, uma empresa terceirizada de motoboy ou de qualquer outro nicho, consegue destaque, fazendo com que os clientes interessados em adquirir esse tipo de serviço prestem maior atenção ao seu estabelecimento.
Justamente, por isso, saber como escolher e harmonizar cada um deles na construção de uma marca é um fator que pode influenciar diretamente no sucesso da empresa.
A importância da identidade visual para a empresa e o seu site
Em um mercado cada vez mais concorrido e cheio de desafios, conseguir uma posição de destaque é fundamental para que uma companhia atinja os seus objetivos e conquiste um maior número de clientes.
Sendo assim, ela precisa estar preparada para atuar de modo apropriado e engajado, para obter melhores retornos em cada uma das ações que ela vai realizar.
Para tanto, se torna indispensável que ela produza materiais que são importantes para fortalecer o seu trabalho, como ter um cartão de visita colorido, investir na apresentação do seu espaço físico, e principalmente, conseguir desenvolver um site completo e atrativo.
Mesmo que isso possa parecer apenas um detalhe dentro da trajetória de uma marca, na verdade ele pode ser um dos fatores que prejudicará a conquista de resultados em casos onde a identidade visual não é bem constituída.
Trabalhar de maneira apropriada cada um dos itens que vai construir a marca da empresa pode fazer com que ela esteja presente na vida dos seus clientes.
Não à toa, muitas pessoas reconhecem algumas marcas ao visualizar apenas as suas cores ou ao ver o seu slogan, mostrando o quanto a identidade visual daquela marca foi bem elaborada.
Quando isso é aplicado ao site do estabelecimento, não é preciso dizer que a relevância será a mesma, principalmente, em tempos nos quais a internet se tornou parte constante da rotina das pessoas.
Tal como em uma cenografia para eventos, a apresentação do site pode fazer com que ele seja marcante para os visitantes, que vão se lembrar sempre da marca ao acessar a página ou ver os seus anúncios em ambientes virtuais.
Portanto, ter a certeza de idealizar e praticar uma identidade visual de qualidade é o que vai garantir o sucesso da sua marca e da sua plataforma no mundo virtual.
Marca, branding e identidade visual: quais as diferenças?
Conceitos como marca, branding e identidade visual podem ser confundidos, uma vez que tratam de fatores importantes para a empresa.
No entanto, há diferenças entre elas, que precisam ser conhecidas para que ajudem no momento de construí-las.
Quando se fala em marca dentro do universo do design, isso quer dizer o logotipo de uma empresa. Ela ainda pode ter outros significados de acordo com o segmento em que se está trabalhando.
A identidade visual é a representação de uma empresa nos mais diversos elementos que são usados para personalizá-la. A harmonização deles é o que vai garantir o posicionamento do estabelecimento no mercado.
Nesse ponto, não há restrições em relação à criatividade. É possível criar uma identidade moderna, tradicional, conservadora, jovem ou ousada, mas o importante é sempre conseguir transmitir o que a empresa valoriza e quer dizer para o público.
É como na criação de um modelo de sacola de tecido personalizada, que será desenvolvida de acordo com o resultado que se quer alcançar com a venda daquele produto.
Por fim, o branding é aquilo que define a gestão e as estratégias que estão além da marca e da aparência geral do negócio.
Assim, ele é visto como um trabalho de planejamento e criação, que será responsável pela transmissão dos ideais da companhia, do seu posicionamento no mercado e na sua comunicação com o público.
Apesar de apresentar características bastante semelhantes em relação a identidade visual, o branding não se trata da visualização gráfica, mas sim de um conceito mais teórico e estratégico de crescimento do estabelecimento.
Não à toa, o branding influencia de forma bastante eficaz na criação da identidade visual, uma vez que direciona o que faz parte da essência da empresa e o que precisa ser explorado na sua comunicação com o mercado, em geral.
Sendo assim, o branding ajuda a desenvolver o site da empresa, os seus materiais de publicidade e até mesmo o modelo de uniforme empresarial personalizado, sendo que todos eles vão ajudar na identificação e fortalecimento do estabelecimento.
Nesse caso, a marca, a identidade visual e o branding são elementos que precisam ser trabalhados em conjunto.
As vantagens e resultados da identidade visual no site
É verdade que os consumidores estão em busca de passar por uma boa experiência quando decidem navegar na internet, seja para ler notícias em grandes portais ou para realizar um pedido em um e-commerce de auto peças universal.
Isso quer dizer que elas desejam entrar no site, conseguir encontrar facilmente o que estão procurando, realizar uma compra de modo rápido e finalizar a presença na página da melhor maneira possível.
A construção do website fará toda a diferença nesse sentido, o que mostra o quanto cada elemento presente ali pode oferecer uma plataforma confortável e de fácil usabilidade.
Essas características podem ser diretamente responsáveis pelo aumento do tráfego no site, pela realização de pedidos, pela rápida identificação do portal e pela experiência positiva no uso da página como um todo.
Por isso, se você quer ter a certeza de construir um site interessante, moderno, atrativo e que conquiste a preferência dos seus clientes, não deixe de garantir que a identidade visual dele seja bem trabalhada, o que vai trazer bons resultados para a sua plataforma virtual.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.