Para transformar conversas com potenciais clientes em um relacionamento eficaz de marketing e vendas você precisa envolvê-los e passar credibilidade para obter aquele “sim” facilmente.
Para começar, se apresentar como “assistente do gerente” não é uma boa ideia se você deseja transformar suas conversas em relacionamentos efetivos de marketing.
Essa informação não significa muito para quem você está falando. Você precisa ter uma conversa, não um monólogo.
Faça perguntas aos seus novos contatos sobre eles mesmos para que você possa entender o que os motiva.
Isso vai contribuir para a construção de um relacionamento de marketing que te ajudará a determinar como seu produto ou serviço pode estar melhor posicionado para conquistar estes novos clientes.
Estruture o primeiro tópico da conversa para que ele possa levar a outro naturalmente.
A menos que você seja experiente, a conversa pode parecer estranha no começo. É preciso praticar.
Pratique com um amigo até que a conversa pareça natural. Peça ao seu amigo para fazer um vídeo com você ao telefone. Se ver em ação não tem preço kkkkkkk.
No marketing B2B, grande parte dos clientes estão comprando um relacionamento pessoal.
Então, aqui estão 3 dicas para transformar conversas em relacionamento de marketing e vendas:
1. Envolva o potencial cliente
Em vez de perder tempo dizendo seu cargo e organização, explique o que você realmente faz – e encontre uma maneira de relacioná-lo a uma situação comum.
Por exemplo, você poderia dizer: “Eu crio estratégias para descrever nosso novo produto para clientes corporativos. É como convidar seus filhos para ir ao zoológico. Você sabe que eles vão gostar assim que chegarem lá. Mas primeiro você precisa convencê-los de que eles querem ir “.
Esse tipo de abordagem oferece uma abertura para contar uma história sobre alguma coisa que você fez profissionalmente ou na sua vida pessoal.
Parabéns! Agora sim você iniciou uma conversa com potencial para gerar novos relacionamentos de marketing e vendas.
2. Passe credibilidade
Diga a eles algo interessante sobre você que também lhes dê um motivo para ouvi-lo sobre o assunto.
Conte sobre sua experiência de trabalho, experiência de vida ou educação de maneira natural e mostre que você é experiente nesse assunto.
Você pode optar por falar sobre um projeto que lhe proporcionou a experiência necessária para avançar em sua carreira.
Ou um estudo de caso de negócios que você fez na escola. Você pode até falar sobre o que o inspirou a entrar nesse tipo de negócio.
Em seguida, pergunte a eles sobre o que estão tentando realizar e seus desafios atuais.
Depois que você começar a entender as necessidades e conseguir se colocar no lugar deles, ficará muito melhor posicionado.
Neste momento você será capaz de saber se é mesmo um potencial cliente e preparar-se para oferecer a solução para seus desafios.
Não mencione, ainda nesta primeira conversa, como o seu produto pode ajudá-los até você saber o que eles estão enfrentando.
Essa conversa inicial é só um bloco de construção de relacionamento de marketing. Quanto mais você descobrir, maior será a probabilidade de fechar um negócio.
3. Hora daquele “sim” fácil
Ninguém gosta de sentir que está sendo alvo de uma venda. A maioria das pessoas gosta de dizer sim quando pode e quando querem.
Então, por exemplo, pedir um cartão é uma maneira fácil de obter um “sim”. Ou ainda…
- pedir conselho sobre um projeto que está testando
- saber mais sobre os desafios de levar seu produto ao mercado
- sugerir um artigo que pode ser interessante
Se até aqui você teve uma boa conversa, pode pedir mais tarde para tomar um café, agendar uma reunião, um almoço.
Não peça nada que os faça voltar ao escritório para lhe dar uma resposta. Conquistando um “sim” fácil pode te ajudar a criar o próximo passo no relacionamento de marketing.
Dica Bônus, anote aí!
Independentemente de você estar cansado ou tendo um ótimo dia, você pode não estar projetando uma linguagem corporal eficaz.
Geralmente, as pessoas querem se envolver e negociar com aqueles que estão emitindo energia positiva.
Você pode projetar energia através de expressões faciais, gestos com as mãos e variedade vocal.
Suas expressões faciais são o primeiro guia que leva seus colegas ao que eles deveriam estar sentindo a seu respeito.
Gestos com as mãos podem animar uma conversa e ajudar a estabelecer confiança.
Olhe no espelho para se certificar de que seus gestos estão dizendo o que você pensa que eles estão dizendo.
Mostre sua paixão em sua voz. Você se importa com as histórias que conta. Você se preocupa com seu produto e sua empresa.
Você está entusiasmado por esta conversa única. Deixe tudo isso aparecer nos aumentos, quedas e tons de sua voz.
Seu novo contato está procurando perceber quem você é através de sua presença geral e linguagem corporal.