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5 mitos sobre marketing de conteúdo

Há pouco tempo, o marketing de conteúdo era sobre o lançamento de um site, publicação em blogs e distribuição de e-mails para clientes novos e existentes. Adivinha só uma coisa, não é mais!

Hoje em dia, é uma disciplina crítica e multifacetada, na qual as organizações confiam na tecnologia e em abordagens de conteúdo ágeis para fornecer e redefinir tudo, desde a copy (carta de vendas) e imagens a vídeos e podcasts em vários canais e públicos.

De fato, a maioria das organizações agora vê o marketing de conteúdo como uma das ferramentas mais valiosas para promover o reconhecimento da marca.

Com tantos concorrentes competindo para promover a melhor experiência do usuário e a personalização do cliente, isso é ainda mais verdadeiro, e é por isso que os orçamentos de marketing de conteúdo continuam a aumentar e a razão pela qual muitos profissionais de marketing acreditam que estão se tornando bastante sofisticados.

Mas será que eles são mesmo?

Sem dúvida, muitos profissionais de marketing experientes estão conduzindo campanhas de marketing de conteúdo criativo ao ponto de o mercado considerar como bem-sucedido.

De fato, quase 85% dos profissionais de marketing pesquisados recentemente pelo Content Marketing Institute (CMI) dizem que usaram o marketing de conteúdo de maneira eficaz no ano anterior para criar reconhecimento da marca e 80% disseram que o usaram para gerar vendas.

No entanto, é altamente provável que, devido a várias ineficiências, essas campanhas tenham tido menos sucesso do que o esperado.

Aqui estão 5 mitos sobre marketing de conteúdo mais comuns a serem superados em 2020. Boa leitura!

Mito 1: Personalização significa criar conteúdo exclusivo - mais rápido - para cada canal

Em 2017, a empresa de TV por assinatura usando cabos Xfinity lançou um novo conceito de marketing de conteúdo: chegou aos clientes de TV via satélite durante tempestades, quando seus serviços poderiam ter sido interrompidos por conta do sinal fraco.

A iniciativa “Bad Weather” envolveu pouco mais do que um banner direcionado, mas supostamente excedeu em 9% os índices de referência para pedidos de pedidos, alcançou uma taxa de cliques 17% maior e melhorou as conversões online em mais de 32%.

Este exemplo ajuda a ilustrar um ponto: você pode adaptar o alcance às necessidades específicas de um público específico sem enviar uma enxurrada de marketing à sua maneira.

Entregar materiais posicionados estrategicamente de forma rápida e em grande escala seja uma parte importante de qualquer campanha de marketing, você ainda pode fazer isso através de entregas de anúncios pequenos – com pouco texto ou vídeo.

Embora 81% dos profissionais de marketing de conteúdo ainda tentam envolver o público com conteúdo longo, como artigos e guias detalhados, quase a metade agora também usa “trechos” de vídeo voltados para seus sites.

Além disso, mais empresas estão começando a automatizar esse alcance direcionado usando tecnologias emergentes, como inteligência artificial e aprendizado de máquina, também conhecido como machine learning, com o objetivo de oferecer experiências individualizadas.

Mito 2: A personalização em escala é difícil

Um dos outros grandes mitos em torno do marketing de conteúdo é essa noção de que você deve revisar completamente sua estratégia para personalizar comunicações e experiências para grandes audiências.

Lidar com a personalização em escala – tudo em um passo gigantesco – pode ser difícil para muitas marcas, mas existem maneiras de superar esses desafios.

Não é diferente de como os anunciantes lançam comerciais de um minuto durante o Super Bowl, mas os reduz a partes mais agradáveis e acessíveis de 30 ou 15 segundos para exibição no futuro.

Os profissionais de marketing raramente sofrem com a falta de conteúdo. Esse não é o problema, realmente. O desafio é apenas abraçar o que eles têm, descobrir a melhor forma de segmentá-lo para públicos específicos e depois divulgá-lo com mais eficiência. Esse processo não precisa ser complexo, mas precisa ser estratégico e atencioso.

Mito 3: Provar que o ROI do marketing de conteúdo é difícil

Criadores de counteúdo costumam preferir viver na arte do que fazem do que na ciência. Eles trabalham duro para reunir as imagens ou palavras mais atraentes e, em seguida, julgam o sucesso com base em quantas pessoas veem seu bom trabalho.

Mas isso também é um mito. A verdade é que alguém pode olhar para algo, às vezes várias vezes, porque clicou no botão errado repetidamente ou não conseguia acreditar no quão ruim era o conteúdo ou talvez até tivesse algum estranho fascínio pelo que estava vendo.

Para determinar realmente o ROI de uma campanha de marketing de conteúdo, você precisa de dados concretos. Métricas de desempenho como taxa de engajamento, taxa de cliques, taxa de rejeição e tempo médio na página certamente podem contribuir nas suas métricas.

E um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) vinculado a uma solução de análise pode ajudá-lo a entender o comportamento do público e automatizar a otimização de conteúdo para atender à demanda do consumidor.

No entanto, uma boa campanha também precisa considerar o conteúdo gerado pelo usuário, como interações sociais, postagens de blog, imagens compartilhadas e discussões em fóruns. Esses dados podem ajudar positivamente os profissionais de marketing a aumentar seus planos estratégicos, fornecendo visualizações autênticas de fontes confiáveis – seus usuários finais.

Eu aconselho meus clientes, por exemplo, solicitar feedback do seu público por meio de mídias sociais, email e até correio postal. Assim, eles podem usar essas informações para criar suas publicações.

Como resultado, a maioria do público lê regularmente suas publicações.

Mito 4: Somente grandes empresas podem ter sucesso no marketing de conteúdo

Obviamente, grandes marcas podem aproveitar uma tonelada de recursos financeiros e humanos para executar planos de marketing de conteúdo. Eles têm alguns dos melhores cérebros do negócio e podem até contratar um profissional para gerenciar sua estratégia de conteúdo, algo que as empresas menores nem podem começar a pensar.

Uma coisa que eles não costumam ter é agilidade. Quanto maior a empresa, mais lenta ela tende a se mover. Pelo menos essa tem sido a tradição há centenas de anos. E é assim que, por serem mais ágeis, as pequenas marcas podem intensificar e superar a concorrência.

A chave é não tentar fazer tudo sozinho. Os proprietários e operadores de pequenas e médias empresas não têm tempo ou dinheiro para gastar em tais atividades. Em vez disso, é melhor começar com um CMS de alto desempenho que possa acelerar o processo de produção e envio do conteúdo de marketing certo para o público certo, no momento certo.

Essas ferramentas podem aliviar o fardo das equipes de marketing, permitindo que elas criem e reutilizem rapidamente o conteúdo. Enquanto isso, as análises ajudam a recomendar maneiras de tornar esse conteúdo mais personalizado usando dados que você conseguiu coletar internamente e de terceiros.

As grandes empresas deveriam dar atenção as pequenas marcas adotando estratégias criativas de marketing de baixo custo para adquirir e reter clientes.

Essa foi uma abordagem chamada hacking de crescimento, popularizada há cerca de uma década, e tem sido eficaz para muitos profissionais de marketing que estão começando.

Mito 5: Somente os líderes de mercado tem razão

Todo profissional de marketing, em algum momento, pronunciou, leu ou ouviu o termo “ditar tendência”.

O pensamento é que, se você é capaz de ditar tendência, de alguma forma elevou sua marca a um nível de credibilidade e respeito que deve ganhar automaticamente a atenção do seu público.

Mas isso se aplica a micro-influenciadores e nano-influenciadores de mídias sociais menos conhecidos, porém mais autênticos, usando pseudônimos e com milhares de seguidores.

Na verdade, você não precisa ser um líder em nenhum tipo de mercado para ditar tendência.

Por exemplo, você pode até ser indicado para esse status simplesmente entrando em uma padaria e sendo convidado a se inscrever para se tornar um influenciador em troca de um desconto.

Ditar tendência não significa necessariamente algum nível de sabedoria que os outros não podem igualar. É mais uma questão de ter um ponto de vista único e interessante e, em seguida, compartilhar suas idéias de maneira consistente, usando ferramentas de marketing de conteúdo para alcançar públicos em vários canais.

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Rod Lopes

Profissional Digital

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