Hoje em dia, muitas empresas deixam de focar seus esforços em lojas físicas e passam, cada vez mais, a buscar uma alternativa digital para suas vendas, a criação de uma loja virtual. Apesar de sua praticidade, alguns pontos devem ser analisados antes da criação.
Antes de mais nada, a definição de loja virtual é o espaço digital que a empresa buscará fazer seus negócios, garantindo que haja possibilidades dos clientes optarem por produtos, realizarem a compra e receberem em suas casas.
Com o avanço da internet, tornou-se possível ampliar vendas dessa forma, fazendo com que novas pessoas conheçam a marca e que possam adquirir de qualquer lugar do Brasil e, até mesmo, de países no exterior.
A praticidade de navegar online faz com que, cada vez mais, donos de negócios busquem expandir suas operações utilizando essa alternativa, percebendo que há uma diferença grande entre custos e possibilidades de obter clientes.
Contudo, alguns pontos de cuidado devem ser analisados, para garantir a segurança tanto dos clientes quanto da própria empresa de transporte residencial, uma vez que, com o crescimento da rede virtual, crescem também os perigos como ataques de hackers.
Neste conteúdo, serão abordados os benefícios das lojas virtuais e também algumas dicas para garantir a prevenção dos riscos para esse tipo de iniciativa, assegurando o sucesso do empreendimento.
Lojas virtuais: essenciais para as vendas
Antes de mais nada, é fundamental entender a necessidade de se ter uma loja virtual hoje em dia, porque a maioria dos comércios tendem a migrar para esse formato e podem visualizar inúmeras vantagens.
Quando se fala em lojas virtuais, pode-se referir tanto a lojas próprias, que são desenvolvidas a partir de um site da própria empresa de tratamento de concreto a vista, por exemplo.
No entanto, também é possível falar sobre o uso de marketplace, que consiste em uma plataforma que possui diversas lojas divulgando seus produtos.
Assim, apesar das vantagens de poder ter completo domínio sobre a plataforma que utiliza, que é um dos pontos positivos de contar com um site próprio, há também muita praticidade no uso do marketplaces, apesar das taxas pagas.
As lojas virtuais, então, representam ganhos inestimáveis para qualquer tipo de empresa. Afinal, os dados de e-commerce tanto no Brasil quanto no mundo mostram um avanço global do comércio online.
Pelo lado da demanda, os consumidores veem a oportunidade de ter facilidade e praticidade na hora de consumir aquilo que gostaram de ver em publicidades ou, simplesmente, aquilo que gostam de comprar desde sempre.
E pelo lado da oferta, funciona como a maioria de outros mercados. Quando as empresas veem e percebem um movimento de aumento de interesse em determinada plataforma ou em determinado canal, a tendência é que ocorra uma migração para ela.
É assim que as mudanças ocorrem e é assim que as adaptações corporativas são realizadas. Senão, caso o público consumidor não fosse atendido em termos de oferta, os negócios estariam fadados ao fracasso financeiro e ao fracasso de mercado.
Ter uma loja virtual, seja no próprio site, um hotsite ou como social commerce, ou seja nas redes sociais, é uma forma de se mostrar resiliente e antenada como boa empresa que presta atenção nesses movimentos.
Além disso, deve-se pensar que existem muitos outros benefícios em apostar em lojas virtuais, de qualquer formato que seja.
Conhecendo os benefícios das lojas virtuais
Em relação às lojas virtuais, é muito importante considerar que seus benefícios são diretos e indiretos, pois é possível elencar tanto pontos como redução de gastos e aumento de vendas como também maior conhecimento da marca e aumento de engajamento.
Desse modo, é importante salientar que existem diversos benefícios que esse formato de vendas pode proporcionar para uma empresa. Assim, pode-se destacar:
- Maior custo-benefício;
- Possibilidade de vendas no país inteiro;
- Maior alcance da marca;
- Mais oportunidades de marketing digital.
Quando se fala em maior custo-benefício, é essencial considerar todos os gastos inerentes à existência da loja física, como presença de funcionários, aluguel de espaço, contas de serviços como luz e energia e a compra de móveis para mobiliar a loja.
Além disso, não é possível manter uma loja física sem alguns sistemas essenciais, como caixa, estoque automático para mercadorias, maleta expositor de óculos e vitrines compostas por vários elementos para apresentar bem as mercadorias.
Outra vantagem do desenvolvimento de uma loja virtual é o fato de que geograficamente é algo muito diferente, tornando o negócio mais exposto a outros mercados que antes seriam impossíveis.
Ou seja, o fato de qualquer pessoa de qualquer país ter acesso aos produtos e serviço de copeira em escritório que possui uma loja online, é algo que realmente faz diferença na hora de uma marca se postar como autêntica.
Se compradores de diversos países compram de uma determinada marca pode significar que diversas culturas, pessoas de diferentes contextos e distintas realidades, nos mais variados níveis, aceitam aquela companhia como parceira.
Isso é altamente significante em termos de marketing e de alcance de marca para o público porque as empresas se tornam perenes e mais penetradas ao redor do mundo. Uma loja física não tem esse poder, por exemplo.
Outro benefício que se mostra um ganho enorme é o fato de ampliar as diversas ferramentas de marketing.
Isto é, quando a empresa que faz kit lanche café da manhã se coloca como uma companhia apenas física, com um endereço determinado e sem presença online, as únicas ferramentas de marketing disponíveis se mostram caras e mais limitadas.
É possível que a divulgação desse produto seja feita a partir de meios físicos de divulgação, como os cartazes e banners entregues apenas na região onde esse comércio atua. O que ocasionaria em um público muito segmentado e pouco diversos em tamanho.
Apesar desses modelos de marketing terem um grande fator de divulgação, principalmente os banners, e serem muito utilizados é preciso pensar na qualidade de conversões que ele terá.
Podendo concluir que ele terá pouca qualidade em relação às marcas que estão na internet. O meio digital trouxe uma revolução para o marketing, que começou a ser chamado de marketing digital de forma muito rápida.
O fato de ter a possibilidade de colocar anúncios nas redes sociais, nos sites mais visitados e basicamente onde o dinheiro permitir, trouxe à tona um alcance mais qualificado do público por causa de uma palavra praticamente mágica, a personalização.
Com conteúdos, textos e outros tipos de formatos canalizados e bem voltados para públicos específicos, a conversão de clientes irá melhorar de fato, caso a estratégia seja bem implementada.
5 Riscos Inerentes Às Lojas Virtuais
Entre os riscos que existem quando se fala em loja virtual, ameaças à segurança estão no topo das preocupações, como é comum quando se fala em presença virtual, mesmo que seja como pessoa física.
Segurança Online
Há diversos tipos de ameaça de segurança por para tomar cuidado com uma loja virtual, como vírus, malware, phishing, invasões hackers e e-mails de spam que se transformam em golpes financeiros ou de roubo de dados.
Confiabilidade do sistema
O servidor do provedor de serviços da Internet pode falhar e demonstrar erros que impactam diretamente a operação do negócio. O sistema de pagamento online pode apresentar bugs e os compradores podem ter dificuldades para fazer a transação.
Isso acarreta em um problema muito ruim para as empresas, a falta de confiabilidade no sistema de loja virtual de uma determinada empresa. Quando isso está abalado, certamente isso afetará a experiência do usuário.
Portanto, tenha certeza que o provedor de hospedagem da sua loja virtual é confiável.
Privacidade
Com a invasão de hackers dentro do sistema da loja virtual, os dados pessoais dos clientes e os dados da própria empresa podem ser roubados, facilitando crimes virtuais, como golpes de roubo de dinheiro, sequestros, roubo de identidade, entre outros perigos.
Reclamações
Como há um aumento de facilidade, esse ponto também serve para a falta de burocracia na hora de reclamar sobre algum problema ou alguma questão que a empresa esteja enfrentando.
Um cliente, por exemplo, pode não ter recebido um pedido, a cobrança de cartão de crédito pode ter duplicado ou, às vezes, houve avaria no vibrolipo na papada na hora do carregamento.
De qualquer forma, esse tipo de reclamação demanda um bom atendimento, que, se não for bem-feito, pode se traduzir na insatisfação dos clientes nas redes, o que pode ocasionar na queda da reputação da empresa.
Fraude de cartão
Infelizmente, as empresas que têm lojas virtuais estão sujeitas a ter um risco bastante prejudicial para os clientes: fraudes em cartões de crédito, que culminam em perdas que podem ser grandes para as pessoas envolvidas.
Por esse motivo, torna-se importante que empresas de todos os tamanhos e segmentos façam como um empreendimento que atua com o implante de bigode, e passem a investir na segurança dos dados e na segurança do site como um todo.
Considerações Finais
Ter uma loja virtual, hoje em dia, é um daqueles pontos que merecem total atenção para empresas que querem ter mais presença frente aos seus consumidores.
Ou seja, se o público está na internet, é plenamente viável que uma companhia tenha sucesso online e consiga adquirir aquela tão sonhada sala planejada moderna.
Basta seguir algumas recomendações e estar ciente dos riscos para atuar de forma rápida e eficiente a fim de proteger os clientes e o patrimônio da própria empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.