O tráfego orgânico para dropshipping é uma das boas formas de ter um maior volume de pessoas dentro de uma loja virtual. É muito significativo que uma empresa tenha um tipo de formato que tenha como objetivo trazer mais pessoas que possam comprar da empresa.
Trazer pessoas para o negócio é essencial para qualquer segmento, como uma empresa de limpeza, e o tráfego é um dos caminhos mais importantes que devem ajudar alcançar as metas, trazendo o público sem que seja necessário pagar a alguma plataforma para isso.
Existem certos meios de fazer tráfego para quem trabalha com dropshipping, como Google Ads, redes sociais, remarketing, e-mail marketing, SEO para e-commerce, entre outros.
É perceptível o quão é exigido investir nisso, até uma empresa que vende persiana painel sob medida entende a importância desse formato de venda.
Sabe-se que atrair pessoas e ganhar uma boa visibilidade são questões necessárias para estratégias de marketing digital de empresas. Por isso, é preciso contar com um tráfego orgânico bem feito e que seja capaz de ajudar efetivamente para a obtenção de clientes.
As empresas estão compreendendo bem isso. Então, é tão importante usar essas estratégias para uma loja dropshipping que vende calandra de chapa industrial.
Para gerar mais tráfego nos canais digitais é necessário definir ações que levem em conta uma série de coisas. É importante ressaltar que o público pode achar os canais da empresa de várias formas, então a estratégia usada é um bom diferencial para o sucesso.
No que compete ao tráfego orgânico, quase nenhum custo é gerado, já que as possíveis visitas no site são obtidas de modo espontâneo. No artigo, vai ser falado um pouco mais sobre este tipo de tráfego e como essa estratégia pode fazer a diferença para a empresa.
Conceito de dropshipping
De modo simplificado, o dropshipping – como é normalmente chamado – é um formato de loja virtual na qual o lojista não tem estoque, ele simplesmente efetua a venda, compra do fornecedor e o fornecedor vai entregar na casa do cliente que adquiriu.
O dropshipping e também o Modelo Normal
Um e-commerce comum funciona da seguinte forma, o lojista adquire o produto, faz o anúncio, faz a venda e entrega para o cliente.
Assim, o lojista vai ter todo o trabalho de logística para levar o produto e o risco em ter um estoque, afinal, caso ele não faça a venda do produto, ele vai ter prejuízo por ter adquirido.
E esses são dois aspectos muito positivos do dropshipping, nele a pessoa não sofre o risco de adquirir um produto e ele não vender, afinal, ela só adquire o produto depois que faz a venda.
Além disso, pelo fato do fornecedor enviar para o cliente, o vendedor não vai ter dor de cabeça em ter cuidado com a logística na entrega. Na grande parte das vezes, a sua função logística vai se limitar a ter que enviar o código de rastreio ao cliente.
Como funciona o dropshipping?
Atualmente, pelo alto crescimento que o dropshipping teve surgiram várias variações dele. Mas a base é sempre igual, para que a pessoa compreenda bem como são os processos, é preciso dividi-lo em cinco processos. Que são:
O processo de mineração do produto
O fundamento de qualquer loja está na opção do produto. Sendo dropshipping ou e-commerce comum, o produto é a base para que se possa efetuar uma venda, afinal, caso não haja demanda para os produtos, o empreendedor não vai ter para quem vender.
Desse modo, a mineração do produto é uma das partes fundamentais e de grande necessidade no dropshipping.
O fornecedor
Junto do processo de mineração de produtos, é necessário que o sujeito veja quem é o fornecedor, ou caso seja permitido, entre em contato com esse fornecedor.
Para conhecer com quem está trabalhando, saber das procedências dos produtos e estar ciente de todos os processos.
Fazer a venda
Como terceiro processo do funcionamento de um dropshipping, o comerciante deve vender o seu produto. Tomando todos os cuidados com o estoque e alguns outros processos para dar tudo certo durante essa etapa.
Realização da compra
Depois de vender o produto, é hora de ir até o fornecedor e adquirir o produto. Esse é um ponto que deve se estar muito focado. É de extrema importância que se esteja sempre vendo se aquele produto ainda está no estoque do fornecedor.
A entrega do produto
A entrega é uma outra parte muito essencial. É de grande importância que o vendedor esteja dando total ajuda para o seu cliente até ele ter o produto.
Principalmente produtos como pantógrafo industrial, que tem um custo alto, o cliente deve estar ciente de todos os passos até a entrega.
Quando se fala em dar suporte, isso consiste em ir se conectando, enviando avisos quando o produto estiver perto do local entre outras ações que podem ser tomadas.
Como fazer dropshipping
Depois de falar do processo do dropshipping é necessário que a pessoa tenha um lugar para minerar os produtos e falar com os fornecedores.
Para isso é preciso trabalhar com pessoas e empresas de confianças, tanto o fornecedor quanto a plataforma escolhida precisam mostrar seriedade e compromisso com o serviço prestado.
A escolha do nicho de mercado
O primeiro e mais importante caminho que o empreendedor deve tomar ao pensar em abrir uma loja, é com relação à opção do nicho.
Na opinião de muitos, a melhor coisa que se pode fazer ao pensar em ter uma loja é a escolha da fatia de mercado que a pessoa pretende atuar. Uma indicação que pode ser dada, é que o vendedor tente optar por um nicho de mercado que ele tenha afinidade.
A construção de uma loja virtual
Como segundo processo, o empreendedor deve ter a sua loja online. Atualmente, existem várias soluções de plataformas na qual o proprietário vai ser totalmente auxiliado a criar a sua loja virtual que vende cilindro de gás gnv.
Evidentemente, vai ter um custo mensal para ter se ter uma loja ativa, mas pela praticidade e qualidade considera-se que vale muito a pena, principalmente para quem está iniciando no comércio.
Fazer a mineração de produtos
Com a fatia de mercado definida e a loja online feita, está na hora do empreendedor procurar por ótimos produtos para adicionar ao catálogo da loja.
Esse é um processo muito sensível e que geralmente leva um bom tempo para que a pessoa possa encontrar um bom produto para vender. Considera-se delicado porque é preciso achar um produto com dois aspectos, que são: o preço bom e boas avaliações.
Importância de gerar tráfego orgânico
A grande vantagem do tráfego orgânico é a capacidade de atrair visitantes, possíveis clientes, sem que seja necessário um investimento para que isso ocorra. Deste modo, é possível ter um fluxo de visitas, graças a planos de marketing digital bem criados.
Mas, este formato de tráfego pede tempo para gerar os resultados almejados. Além disso, é necessário um trabalho contínuo e bem feito para que as metas sejam alcançadas.
A geração de tráfego orgânico para um website também se destaca ao observar-se o fator tempo, já que deve continuar dando mais resultados mesmo depois de um longo período.
Neste cenário, também é essencial destacar a questão da credibilidade, pois este tipo de conteúdo que chega ao cliente de um jeito espontâneo gera muito mais interesse. Por isso, é importante ser usado por uma empresa de conserto de suspensão de carros.
Outro ponto essencial é a criação de uma conexão. Neste modelo de tráfego o cliente passa por toda uma jornada de aquisição, da descoberta da empresa até a conclusão da compra de um produto ou serviço.
Fazer a promoção de uma jornada assertiva cria um relacionamento com o cliente e gera retenção e fidelização, sendo capaz de elevar o negócio de modo mais estratégico.
Benefícios do tráfego para dropshipping
Existem diversos benefícios que o dropshipping pode trazer pra um empreendimento, seja ele uma loja de roupas ou um empresa especializada na venda de peças para escavadeira Volvo. Os benefícios são:
- É um formato de baixo gasto econômico;
- É uma boa tática com boas margens de lucro;
- Ajuda a crescer a autoridade da marca;
- Maior controle dos gastos com marketing.
Por isso as empresas necessitam investir nesse tipo de tráfego. Os benefícios são muito significativos para a saúde de um negócio, além de necessitarem de um baixo investimento para serem criados.
Considerações finais
A criação de uma empresa de dropshipping em conjunto com a aplicação de estratégias de tráfego orgânico é um bom investimento para quem está iniciando no mundo dos empreendimentos.
Uma empresa que trabalha com serviço de fachada luminoso para comércio pode utilizar dessas estratégias para entender como funciona esse ramo e pegar experiência. Facilitando o crescimento e a estabilização do empreendimento nos próximos anos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.