Aprenda a usar o Google Trends para descobrir palavras-chave para aprimorar sua estratégia de Marketing de Conteúdo e SEO. Continue lendo.
Sumário
O Google Trends é a única ferramenta de pesquisa de palavras-chave que oferece insights com base em dados reais de pesquisa do Google.
Essas 7 dicas sobre como usar o Google Trends mostrarão como extrair tendências de palavras-chave reais que sejam precisas e serão úteis para criar estratégias suas estratégias de Marketing de Conteúdo e SEO para promover seu site, blog, loja virtual.
Mas antes, eu gostaria de te explicar – rapidamete – o valor do Google Trends.
Embora o Google Trends seja preciso, ele não mostra a quantidade de tráfego em números reais.
Ferramentas de SEO pagas fornecem números para o volume de pesquisa de palavras-chave.
Mas esses números são estimativas extrapoladas de provedores de dados.
Portanto, embora as ferramentas de SEO pagas forneçam estimativas de tráfego de palavras-chave, os dados apresentados pelo Google Trends baseiam-se nos volumes reais de consulta de pesquisa.
Isso não quer dizer que o Google Trends seja melhor do que ferramentas de palavras-chave pagas.
Mas, quando usado junto com ferramentas de palavras-chave pagas, pode-se obter uma ideia quase precisa do verdadeiro volume de pesquisa de palavras-chave.
Existem outras funções no Google Trends que podem permitir a segmentação precisa dos dados de palavras-chave para entender em quais locais concentrar esforços promocionais e também para descobrir palavras-chave novas e em alta.
Como usar o Google Trends para SEO
1. Obtenha dados mais precisos comparando palavras-chave
O Google Trends mostra uma visualização relativa do tráfego em uma escala de 0 a 100.
Você não pode realmente saber se a tendência está relatando centenas de pesquisas de palavras-chave ou milhares porque o gráfico está em uma escala relativa.
Isso é especialmente útil se você souber a quantidade de tráfego de outra frase de palavra-chave.
Se você deseja obter uma estimativa mais precisa do volume de pesquisa por palavra-chave, compare a palavra-chave com uma palavra-chave para a qual você já possui números de volume precisos.
Se o volume de palavras-chave for grande, há outra maneira de identificar uma estimativa aproximada do volume de palavras-chave – comparando sua palavra-chave alvo com qualquer frase de palavra-chave para a qual você tenha uma ideia do volume de tráfego.
A palavra-chave de comparação não precisa estar relacionada.
Pode ser completamente diferente. O importante é ter uma ideia geral do volume de palavras-chave.
No caso de essas informações de volume não estarem disponíveis, aqui está um hack para se ter uma ideia do volume de pesquisa.
Vá para a página do Google Trends, que mostra as tendências de consulta de pesquisa.
O que é útil sobre esta página é que o Google fornece volumes de palavras-chave em números, como mais de 100.000 pesquisas por dia, etc.
Aqui está um exemplo:
O Google Trends mostra que a tendência de pesquisa de palavras-chave para [vestidos femininos] está lateralizado com seus altos e baixos.
Mas não indica o volume.
A página de Tendências Diárias do Google Trends do dia 10 de outubro de 2021, mostra que as pesquisas por [Nossa Senhora Aparecida] estão em alta em mais de 100.000 pesquisas.
2. Compare as palavras-chave por tempo para obter informações sobre o público
Existem duas maneiras de ver os dados de palavras-chave: por períodos mais longos e períodos mais curtos.
Tendências de longo período
Você pode configurar o Google Trends para mostrar as tendências de tráfego desde 2004. Isso é valioso para mostrar as tendências de público .
- Tendências de alta de longo prazo: se uma tendência está subindo, isso significa concentrar a energia na criação de conteúdo para essa tendência.
- Tendências de baixa de longo prazo: se a linha de tendência estiver se movendo para baixo, pode ser um sinal de que o consumo de conteúdo do público está mudando.
Por exemplo, analise esta tendência de cinco anos para Elementor, Elementor Pro e elementor.com:
Há uma tendência clara de alta para o Elementor em todas as suas variações.
É muito importante entender quando uma tendência está em alta ou baixa.
- A câmera digital deu início ao fim da câmera analógica tradicional.
- O iPhone deu início à espiral descendente da câmera digital.
Saber para que lado o vento está soprando pode ajudar um profissional digital a entender quando é hora de abandonar as câmeras digitais e começar a procurar por produtos relacionados a telefones celulares.
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3. Tópicos e consultas relacionados
O Google Trends tem dois ótimos recursos, um chamado Tópicos Relacionados e o outro chamado Consultas Relacionadas.
Tópicos
Os tópicos são consultas de pesquisa que compartilham um conceito. Em geral, os tópicos são independentes do idioma, mas não está claro se esse é o caso com os Tópicos Relacionados.
De acordo com o Google:
“Tópicos Relacionados
Os usuários que pesquisam o seu termo também pesquisam esses tópicos.
Você pode visualizar pelas seguintes métricas
Top – Os tópicos mais populares. A pontuação está em uma escala relativa onde um valor de 100 é o tópico mais comumente pesquisado e um valor de 50 é um tópico pesquisado com a metade da frequência do termo mais popular e assim por diante.
Crescente – Tópicos relacionados com o maior aumento na frequência de pesquisa desde o último período.
Os resultados marcados como “Breakout” tiveram um aumento tremendo, provavelmente porque esses tópicos são novos e tiveram poucas (se houver) pesquisas anteriores. ”
Consultas Relacionadas
A descrição das Consultas relacionadas é semelhante à dos Tópicos relacionados.
As principais consultas são as mais populares em geral e as Consultas crescentes são aquelas que estão se tornando populares.
4. Tendências de curto prazo podem gerar tráfego maciço
Visualizar tendências de palavras-chave na visualização curta, como a visualização de 90 dias ou mesmo de 30 dias, pode revelar informações valiosas para capitalizar sobre tendências de pesquisa que mudam rapidamente.
Há muito tráfego no Google Discover e também no Google Notícias .
Embora o Google Discover seja menos sensível aos tópicos de tendência do que o Google Notícias, estar no topo dos interesses atuais é muito útil para obter uma grande quantidade de tráfego agora por meio do Google Discover e Google Notícias.
Por exemplo, duas das principais tendências de palavras-chave são as pesquisas Como fazer e Perto de mim.
Quando você reduz para a visualização de 90 dias, pode ver em quais dias das semanas essas pesquisas são populares.
Saber em quais dias da semana o interesse aumenta para um determinado tópico também pode ajudar no planejamento de quando publicar certos tipos de tópicos para que o conteúdo esteja lá quando o público estiver procurando por ele.
5. Palavras-chave por categoria
6. Aproveite os dados de palavras-chave por localização geográfica
As informações de palavras-chave do Google Trends por localização geográfica podem ser usadas para determinar quais áreas são as melhores para divulgação para promoção do site ou para personalizar o conteúdo para regiões específicas.
Por exemplo, se certos tipos de produtos são populares em São Paulo e Brasília, faz sentido direcionar atividades promocionais e conteúdo localizado para essas áreas.
As informações de popularidade de palavras-chave por região são valiosas para construção de links , criação de conteúdo, promoção de conteúdo e tráfego pago.
A localização do conteúdo pode torná-lo mais relevante para as pessoas interessadas nele.
O Google classifica as páginas de acordo com as pessoas para as quais são mais relevantes, portanto, incorporar nuances geográficas ao seu conteúdo pode ajudá-lo a classificar para a maioria das pessoas, especialmente se essas pessoas começarem a promover seu conteúdo em mídias sociais, blogs e podcasts.
7. Descubra as intenções de pesquisa com categorias
O Google Trends oferece a capacidade de refinar ainda mais os dados de palavras-chave, segmentando-os por Tipo de pesquisa, que é uma maneira incrivelmente útil de pesquisar a popularidade de vários tipos de intenções de pesquisa.
Os tipos de pesquisa fornecem informações sobre os usuários quando eles estão intensamente focados em um tipo específico de intenção.
Refinar sua pesquisa permite que você remova o “ruído” que pode estar poluindo sua pesquisa de palavras-chave e vá direto para o sinal – os dados mais significativos.
Os dados do Google Trends podem ser refinados por:
- Pesquisa na internet;
- Pesquisa de imagem;
- Pesquisa de notícias;
- Google Shopping;
- Pesquisa no YouTube;
A pesquisa no YouTube é uma maneira fantástica de identificar o conteúdo “como fazer”.
Uma pesquisa do Google Trends para saber como, o quê, onde, quando, por que e quem mostra que as consultas de pesquisa que começam com a palavra “ como ” são de longe as mais populares no YouTube.
O Google Trends limita as comparações a cinco palavras-chave.
Se suas palavras-chave envolvem conteúdo instrucional que usa palavras como – como fazer – refinar sua pesquisa para o YouTube pode fornecer informações úteis.
Por exemplo, descobri que a Pesquisa do YouTube mostra dados de “tópicos relacionados” e “consultas relacionadas” mais relevantes do que a pesquisa com “pesquisa na web” selecionada.
Aqui está outro exemplo de como o uso de diferentes tipos de pesquisa ajuda a refinar os dados do Google Trends.
As tendências de pesquisa no Google Notícias são muito diferentes dos padrões de pesquisa no YouTube.
Isso porque as pessoas querem saber “o quê” e “como” pesquisando informações no Google Notícias.
A descrição acima é a visualização das consultas de pesquisa nos últimos 90 dias. Quando as mesmas palavras-chave são pesquisadas usando a perspectiva de 5 anos, fica claro que as palavras-chave do tipo “quem” tendem a aumentar de acordo com os eventos atuais.
Todos os diferentes refinamentos de consulta de tipo de pesquisa ajudam a filtrar os resultados para que mostrem informações mais precisas.
Portanto, experimente essas seleções porque as informações que elas fornecem podem ser mais precisas e úteis do que a versão de “pesquisa na web”.
Conclusão: o Google Trends é útil
O Google Trends é uma ferramenta útil, e um pouco de criatividade rende importantes insights de marketing de busca.
Passe algum tempo com o Google Trends. Tenho certeza de que você descobrirá ideias que irão melhorar a forma como o seu conteúdo é criado e promovido na internet para melhorar ainda mais o posicionamento online do seu negócio digital.
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