O ambiente digital propiciou uma série de novas aspirações para as empresas dentro do mercado. Diante disso, uma de suas principais características tem sido cada vez mais a busca pelo tráfego orgânico.
Não por menos que as perspectivas de implementações de inbound marketing estão ganhando cada vez mais propagandistas nesses meios.
Todo lugar em que o assunto é marketing digital, sua manifestação sob o amparo das ferramentas de inbound acaba sendo mencionada.
Nesse sentido, não há como fugir das vantagens que a atração de um lead pode trazer para quem aplica esses pontos.
Um site de uma empresa que faz transporte executivo de passageiros pode se beneficiar de forma bastante amplificada se assumir esse tipo de postura.
Supondo que para atrair novos leads ela esteja investindo na produção de conteúdos sobre segurança nas estradas, há aí uma forma de elevar os números relacionados ao tráfego orgânico.
Para que isso ocorra, o público tem que ser compreendido como o elemento central da busca por esse tipo de relação.
Compreender, portanto, quais são esses elementos acaba sendo essencial para a manutenção de boas práticas digitais.
Apostar em tráfego orgânico pode ajudar qualquer empresa a se sustentar dentro de seu mercado, uma vez que ele consegue propiciar algumas vantagens. Alguns desses elementos são:
- Atração de leads;
- Qualificação de leads;
- Aumento de venda;
- Posicionamento da marca.
Essas são algumas vantagens que se pode obter a partir da implementação da perspectiva de tráfego orgânico por uma empresa. Dessa forma, é preciso detalhá-las.
O primeiro ponto tem relação com um dos elementos centrais para qualquer estratégia de marketing digital: a atração de leads.
Isso se dá porque o usuário é que fará a busca ativa dentro de um mecanismo de busca e, nesse sentido, a empresa que aparecer para ele possivelmente trará seu clique.
Esse ponto funciona, principalmente, por causa dos critérios assumidos pelos algoritmos dessas plataformas.
Um conteúdo voltado às práticas de SEO sobre fachada de vidro para varanda pode garantir um bom ranqueamento na hora que o usuário estiver pesquisando.
Partindo desse ponto, há uma incidência grande na qualificação que esses leads terão na hora de ser atraído pela plataforma.
Esse direcionamento é consequência de uma consciência já pré-estabelecida na mentalidade de busca daquele público.
Por essa razão, acaba sendo fundamental considerar todos os pormenores dessa relação, uma vez que há um interesse ali.
Por mais que ainda seja incipiente, é possível lapidar essa perspectiva até condicionar aquele lead para a compra.
Esse é o momento mais aguardado para qualquer empresa: um acesso virar uma venda ou contratação.
Supondo que uma companhia que fabrica e vende revestimento de inox para parede esteja buscando se estabelecer a partir dessa lógica, isso pode representar um esforço maior no acompanhamento de um lead.
Diante disso, acompanhá-lo é essencial, mas é preciso agir a cada etapa de sua jornada para orientá-lo para a venda.
Esses aspectos de acompanhamento e de aplicações são nomeados respectivamente de jornada do cliente e funil de vendas.
Essa é uma maneira essencial de posicionar uma marca dentro de um mercado e agir de acordo com cada etapa do lead.
Entenda o que é lead
Antes de se assumir qualquer postura relacionada ao marketing de atração, ou inbound marketing, é importante esclarecer o seu principal termo: o lead.
Essa é uma das categorias essenciais para qualquer relação de produção de conteúdo e aumento de vendas.
Ela diz respeito aos possíveis clientes que entram no ambiente digital de uma companhia, mas, ainda, não efetuaram nenhuma ação de compra ou contratação.
Sua atração ocorre a partir de uma série de mecanismos que são utilizados justamente com esse fim. Sendo assim, há uma perspectiva de formulação de objetivos dentro das perspectivas que compõem o lead.
Não há outra razão para que uma empresa de conexão em Y para esgoto, por exemplo, produza conteúdos relevantes sobre a área.
Na verdade, atrair um lead pode significar muito para uma organização, mas não basta ter esse elemento sem que ele seja direcionado.
Jornada do cliente
A compreensão das etapas que o lead se encontra pode ser classificado com a jornada do cliente. Essa identificação é fundamental para compreender quais serão as aplicações de estímulos para cada etapa.
A jornada, portanto, considera todos os pontos que levam o cliente a se tornar, de fato, um comprador ou contratante.
Essas etapas podem ser resumidas, fundamentalmente, em quatro pontos essenciais para a identificação:
- Consciência;
- Consideração;
- Decisão;
- Compra.
O primeiro ponto diz respeito à tomada de consciência que um lead tem a partir de um problema que surge.
Se o caso for relacionado a busca por aluguel de Vans preço, em primeiro momento, aquele lead percebeu sua necessidade.
Posteriormente, ao pesquisar, ele vai tomar conhecimento de uma série de possibilidades e, a partir disso, vai considerá-las.
Uma vez na plataforma, a empresa vai ter que criar métodos de fazer com que ele decida que aquela oferta é o que ele precisa. Por fim, uma vez efetuada essa relação estratégica, a compra vira uma consequência disso tudo.
O que é tráfego orgânico?
A partir da compreensão do caráter fundamental que o lead tem para a consolidação de uma boa estratégia de marketing digital, é possível seguir com alguns outros apontamentos essenciais.
Nesse caso, o tráfego orgânico está relacionado a todos os acessos que uma empresa tem de forma mais espontânea.
Ou seja, a partir de uma série de mecanismos de atração, o lead é convencido a clicar naquela plataforma.
Isso, em grande medida, representa um dos pontos centrais para manter uma boa relação com o mercado.
Supondo que um negócio que faz gravação em copos consiga uma série de leads a partir dessa perspectiva orgânica. Esse ponto pode significar uma qualificação maior do que os que vieram de links patrocinados, por exemplo.
Diferenças para tráfego pago
O tráfego orgânico tem uma série de características que priorizam a qualidade da atração de um lead para uma plataforma.
Já com relação aos links patrocinados e outras atrações, há uma diferença quanto ao número que se pode atingir.
Enquanto um está preocupado em atrair um número reduzido, porém mais interessado, as outras buscam se impor a partir de um impulso de visibilidade.
O fato é que uma não exclui a outra e, normalmente, elas são utilizadas juntas para obtenção de bons resultados.
Uma loja de persiana vertical com blecaute pode usar a perspectiva patrocinada para ganhar reconhecimento e o marketing de conteúdo para garantir a atração.
Melhores dicas para elevar o tráfego orgânico
Existem uma série de medidas que precisam ser tomadas para a implementação adequada da perspectiva de tráfego orgânico.
Por esse motivo, tê-las em mente pode ajudar a começar a qualificar esse tipo de estratégia para uma empresa.
Conheça o público
Um dos elementos mais básicos para qualquer implementação de estratégia de marketing é o reconhecimento do público.
Isso pode ser feito a partir de algumas pesquisas ou levantamentos de dados em mecanismos de busca ou redes sociais.
De qualquer forma, é essencial ter em mente o interlocutor que será impactado para que, assim, seja possível se comunicar de forma mais objetiva.
Apostar em SEO
O SEO, por sua vez, é a grande estratégia que se relaciona com a produção de tráfego orgânico para uma plataforma.
Ele é responsável pela adaptação e orientação do site da empresa para os algoritmos dos mecanismos de busca.
Se o conteúdo for sobre locação de guindaste articulado, por exemplo, é a partir desses critérios estabelecidos pelo SEO que o texto será produzido.
Só partindo desses pressupostos é que haverá um aumento de acessos relacionado ao tráfego orgânico.
Caso prefira, um Curso Presencial de SEO em Campinas é uma ótima oportunidade de entender como funciona, na prática, o SEO.
Apostar em outras ferramentas
O tráfego orgânico tem relação, em grande medida, com a credibilidade que o site de uma empresa consegue produzir dentro de seu mercado.
Então, tornar-se conhecido pode ajudar na hora de se estabelecer esse tipo de relação a longo prazo. Estar nas redes sociais de forma ampla e patrocinada pode ajudar a consolidar esse tipo de perspectiva.
Além disso, apostar em links patrocinados em mecanismos de buscas ajuda a dar para o cliente uma perspectiva mais ampla sobre a corporação.
Considerações finais
É certo que as dinâmicas digitais têm imposto uma série de questões que, em grande medida, acabam proporcionando novos horizontes estratégicos para as empresas.
Entender, nesse sentido, como conseguir se estabelecer a partir dessas ferramentas acaba sendo essencial.
O tráfego orgânico, portanto, tornou-se um objetivo muito almejado pelas empresas, justamente, por conta de sua qualificação.
Por isso, entender como implementar as perspectivas de inbound marketing voltada para a construção do aumento desse tráfego é essencial para manter e abranger os mercados que o negócio está inserido.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.