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Tudo o que você precisa saber sobre o Youtube Audio Ads

Os anúncios de áudio do YouTube são um novo tipo de anúncio projetado para fortalecer o reconhecimento da marca conteúdo de áudio na plataforma de vídeo. Veja como.

Sumário

O YouTube lançou sua versão de anúncios em áudio, parte da estratégia da plataforma para engajar ouvintes de música e podcast.

O Youtube Ads oferece aos anunciantes outro meio de captar a atenção de seus usuários, principalmente daqueles que usam a plataforma como meio auditivo em vez de vídeo para ouvir podcasts, shows ou palestras, por exemplo.

Se sua meta é o reconhecimento e o alcance da marca, vale a pena testar essa nova iniciativa.

Vamos dar uma olhada em como começar a usar os anúncios de áudio do YouTube.

Como funcionam os anúncios de áudio do YouTube?

Embora o formato do anúncio de áudio seja caracterizado principalmente por uma narração, ainda há um componente de imagem ou animação que é exibido na tela quando reproduzido.

Aqui está um exemplo de um anúncio de áudio do YouTube com uma exibição de animação simples:

Os anúncios de áudio do YouTube compartilham características semelhantes com os anúncios em vídeo, como a execução com base no CPM.

Onde os anúncios de áudio do YouTube aparecem?

Os anúncios de áudio são exibidos apenas em conteúdo de música ou podcast.

Os anúncios de vídeo, por outro lado, podem ser colocados em várias categorias, listas de reprodução e canais.

Atualmente, existem lineups de áudio e podcast disponíveis para escolha, como:

  • Pop
  • Rock
  • Country
  • EDM
  • Rap & Hip Hop
  • Podcasts

O Google também está lançando linhas de músicas dinâmicas para suas opções de segmentação. Mais sobre isso abaixo.

Quem está qualificado para anúncios de áudio do YouTube?

Este novo formato de áudio foi limitado a certas marcas em fase de teste no final de 2020. onde os anúncios de áudio permaneceram em uma versão beta aberta global.

Algumas marcas não estão qualificadas para veicular anúncios de áudio, incluindo aqueles em:

  • Cuidados de saúde e medicina
  • Álcool
  • Jogos de Azar e Apostas
  • Outros setores sensíveis

É importante observar que o Google exige que as marcas realizem duas pesquisas antes de se qualificarem.

Os anúncios de áudio estão disponíveis atualmente nas plataformas do Google Ads e Display & Video 360.

Como iniciar sua primeira campanha de anúncios de áudio do YouTube

Para começar, abra sua conta do Google Ads.

De lá, navegue até Campanhas de vídeo e clique no botão de adição.

Selecione Nova campanha > Conhecimento e alcance da marca (meta)> Vídeo (tipo de campanha)> Áudio (subtipo de campanha).

Em seguida, clique em Continuar.

É isso! Agora você está pronto para inserir seus detalhes de lance e orçamento.

Notas do Google :

“Os anúncios de áudio do YouTube estão atualmente em beta, portanto, os recursos podem ser adicionados ou removidos a qualquer momento.”

clique aqui e assine

Especificações de anúncios de áudio do Youtube Ads

Semelhante ao formato de anúncios em vídeo do YouTube, seu anúncio de áudio também deve ser carregado no YouTube.

Alguns outros requisitos e especificações para anúncios de áudio incluem:

  • Duração do anúncio: máximo de 15 segundos
  • Tamanho do arquivo: máximo de 128 GB
  • Resolução: qualquer dimensão entre 426 × 240 (240p) até 3840 × 2160 (2160p)
  • Proporção: 16: 9

Segmentação de público para anúncios no Youtube Ads

Os anúncios de áudio do YouTube oferecem as mesmas opções de segmentação e estratégias de lance que as campanhas de vídeo.

O Google recomenda não restringir muito o seu público.

Alguns dos meus públicos favoritos para testar em anúncios do YouTube, onde meus  clientes tiveram sucesso, são:

  • Intenção personalizada (com base em pesquisas do Google)
  • Uma combinação de segmentação no mercado e segmentação demográfica detalhada

Por exemplo

Digamos que sua marca esteja tentando alcançar pessoas que possuem um restaurante ou outro  tipo de negócio semelhante em um nível amplo.

Você deseja atingi-los com um novo produto de tecnologia de pagamento.

Com o recurso mais recente do Google de combinações personalizadas, você pode ser criativo sobre como pode tentar alcançar essas pessoas:

  • Demografia Detalhada: Trabalha na Indústria de “alimentos e bebidas”

E também inclui:

  • No mercado:
    Serviços de folha de pagamento,
    Serviços financeiros empresariais, Processamento de Pagamentos e Serviços Comerciais.

Agora é a hora de entrar na mente de seu usuário.

Esse pode ser o tipo de pessoa que ouve podcasts sobre propriedade de empresas, finanças etc.

Tente criar um anúncio de áudio que seja reproduzido apenas em podcasts e, em seguida, configure outra campanha para diferentes gêneros musicais.

Ao segmentar onde seus anúncios de áudio estão sendo exibidos, você pode obter rapidamente os canais com  melhor desempenho.

Lineups de música dinâmica

As escalações de música dinâmicas são conduzidas por segmentação contextual avançada.

Escolha a partir de lineups que se alinham com tópicos, momentos ou popularidade com seu público-alvo.

Se estiver usando escalações de música dinâmicas, é importante não sobrepor a segmentação com as seguintes opções:

  • Segmentação de público avançada
  • Segmentação por palavra-chave
  • Diferentes tipos de segmentação na mesma campanha (o que significa que o público de lineups dinâmicos deve ter sua própria campanha).

Na interface da campanha, basta ir para:

Canais > Clique em Inserir vários canais > Pesquise o ID de conteúdo de vídeo específico.

Práticas recomendadas de anúncios de áudio do YouTube e principais conclusões

Agora que cobrimos quem, o quê e onde os anúncios de áudio do YouTube, é hora de abordar o “como”.

Siga estas práticas recomendadas para uma configuração mais simplificada.

Seja interessante! Como os anúncios de áudio são executados apenas em sessões de música ou podcast longas, é fundamental captar a atenção do usuário nos 15 segundos em que seu anúncio pode ser reproduzido.

Capriche na qualidade do som. Embora o anúncio ainda tenha um componente de imagem ou animação, o foco principal deve ser o áudio.

Você ficaria surpreso com a dificuldade de dominar sua mensagem em 15 segundos.

Pense no tom e no andamento. Seus anúncios parecem coloquiais ou de vendas?

Um tom amigável é crucial para ajudar a envolver e capturar a atenção do público entre a música ou o conteúdo de podcast.

A contagem de palavras é importante. Com apenas 15 segundos, não tente amontoar muitas informações de uma vez. O Google recomenda ter como objetivo 40 palavras em seu clipe de áudio.

Seja claro e específico para obter o melhor recall da marca.

Não se esqueça da frase de chamariz. Tente adicionar uma oferta que seja específica para ouvintes de áudio.

Isso pode ajudar a determinar o sucesso de sua campanha ao revisar os resultados.

Comece a testar! O Google está começando a lançar Experimentos de vídeo, tornando-os mais fáceis de testar.

Os testes criativos e de público serão os principais componentes desses experimentos iniciais.

Limite-se a um público por campanha. É semelhante à forma como configuramos os anúncios em vídeo do YouTube, mas vale a pena repetir.

Se você usar dois públicos-alvo diferentes com tamanhos diferentes em grupos de anúncios separados na mesma campanha, o caos pode ocorrer.

Normalmente, o público-alvo com maior tamanho e CPV vencerá a maior parte de cada leilão.

Se você quiser testar públicos, faça isso com campanhas diferentes.

Os anúncios de áudio do YouTube também podem ajudar você nas campanhas de remarketing, pois estão vinculados à plataforma do Google Ads.

Testar anúncios de áudio com o YouTube pode ser uma maneira econômica de amplificar a mensagem de sua marca e por uma fração do custo em comparação com outras plataformas.

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Rod Lopes

Rod Lopes

Rod Lopes é um Profissional Digital. Mais de 10 anos transformando ideias em negócios online e ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado online. Mentor de Profissionais de Marketing Digital que querem dar um UP na carreira. Investidor Digital considerado um dos melhores Profissionais Digitais do Brasil.

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