Imagine ter em suas mãos uma ferramenta que permite conectar-se com seus clientes, de maneira direta e pessoal, ao toque de um botão. Um canal que possibilita não apenas a comunicação, mas o gerenciamento, o marketing direcionado e a análise de métricas.
Essa ferramenta já existe, estamos falando do WhatsApp Business. Neste artigo, você vai conhecer as incríveis funcionalidades do aplicativo e aprender como usá-las para impulsionar o seu negócio. Leia mais e descubra o caminho para o sucesso.
Quais as diferenças entre o WhatsApp Business e o aplicativo convencional?
O WhatsApp Business é uma versão do WhatsApp desenvolvida especialmente para os negócios. Ela foi projetada para facilitar a interação entre empresas e clientes, oferecendo uma série de funcionalidades que não estão disponíveis na versão convencional do aplicativo.
Diferente do WhatsApp convencional, essa versão permite que as empresas criem um perfil comercial com informações como endereço, descrição da empresa, e-mail e website. Além disso, o WhatsApp Business possui funcionalidades exclusivas para auxiliar na gestão do atendimento ao cliente e na organização dos contatos.
Por que adotar o WhatsApp Business no seu negócio digital?
O WhatsApp é uma plataforma familiar para a maioria dos usuários, sendo o aplicativo mais usado pelos brasileiros. Segundo dados de 2022, mais de 96% de pessoas abrem o aplicativo diariamente, o que equivale a cerca de 165 milhões de potenciais clientes para o seu negócio.
Além disso o WhatsApp Business oferece funcionalidades exclusivas que facilitam a gestão do atendimento, a organização dos contatos, comunicação com os clientes e efetivação das vendas. Empresas de todos os setores estão explorando suas funcionalidades, entre as que mais utilizam o aplicativo como canal de vendas estão roupas e acessórios (41%), móveis (29%) e cursos (21%).
5 Vantagens em usar o WhatsApp Business no seu negócio digital
O WhatsApp Business não é apenas uma ferramenta de comunicação, quando integrado a um CRM, o aplicativo também é um poderoso canal de marketing e vendas.
A seguir, confira 5 vantagens do aplicativo que vão alavancar seu negócio digital:
1. Atendimento personalizado ao cliente
Em qualquer negócio, estabelecer um canal de comunicação direto e eficiente com os clientes é crucial. Para negócios digitais, onde a interação humana é mínima, um contato próximo faz toda a diferença. Com o WhatsApp Business, você pode responder rapidamente a perguntas e solucionar problemas dos seus clientes em tempo real.
Além disso, a funcionalidade de mensagens automáticas permite que você esteja disponível mesmo fora do horário comercial. Desde mensagens de boas-vindas até respostas automáticas para perguntas frequentes, a automatização permite que você otimize o tempo de atendimento e melhore a experiência do cliente.
2. Marketing de vendas direto
O WhatsApp Business não é apenas uma ferramenta para melhorar o atendimento ao cliente, mas também uma poderosa estratégia de vendas. Com a funcionalidade de catálogo de produtos, é possível mostrar seus produtos ou serviços diretamente no aplicativo, facilitando o processo de venda.
Use o recurso de lista de transmissão para enviar mensagens diretas aos seus clientes, como anúncios de novos produtos, ofertas especiais ou qualquer outra informação que você queira compartilhar. Mas, lembre-se de que é importante obter permissão antes de enviar mensagens de marketing para evitar que o conteúdo seja considera spam.
3. Pagamento facilitado
O WhatsApp Pay permite que as transações sejam feitas diretamente no aplicativo, oferecendo uma experiência de compra integrada para os clientes. Este recurso foi oficialmente autorizado pelo Banco Central do Brasil em março de 2023, permitindo pagamentos para empresas dentro do aplicativo.
Os pagamentos podem ser feitos com cartões de crédito, débito e pré-pago das bandeiras Visa e Mastercard. Essa funcionalidade é extremamente relevante para empresas que buscam facilitar o processo de compra. Ao integrar WhatsAPP e CRM, você pode gerenciar todas as suas interações com o cliente em uma única plataforma.
4. Segurança e gerenciamento eficaz
Com uma conta verificada, seus clientes têm a certeza de que estão se comunicando com uma empresa legítima, aumentando a confiança no seu negócio. E com o recurso de etiquetas, você mantém suas conversas organizadas, classificando em diferentes categorias como “novos clientes”, “pedidos em andamento” ou “pagamento pendente”.
Além disso, o WhatsApp Business se adequa às regulamentações do LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), garantindo que as informações dos seus clientes estejam seguras e sejam tratadas com a devida responsabilidade. Isso é especialmente importante no contexto atual, onde a segurança dos dados é uma preocupação crescente para os consumidores.
5. Métricas e insights
Os números são aliados poderosos em qualquer estratégia de negócios. Com o WhatsApp Business, você tem acesso a uma série de métricas que podem te ajudar a entender melhor o seu público e a eficácia das suas estratégias de atendimento e marketing. Você pode acompanhar o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas, por exemplo.
O WhatsApp Business também pode ser usado para coletar feedback dos clientes. Isso pode ser feito enviando pesquisas de satisfação ou simplesmente pedindo aos clientes que compartilhem suas experiências. Essa interação constrói uma relação de confiança, o que é essencial para a fidelização dos clientes.
Conclusão
Combinado a uma plataforma de CRM, o WhatsApp Business é uma ferramenta poderosa de vendas.
Essa junção também possibilita conversar com os clientes por diversos meios a partir de uma única interface. Imagina estar disponível para seus clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana? Pois é, com a construção de chatbots, isso é possível.
Unindo essas duas ferramentas, você eleva a interação com o cliente ao próximo nível. Assim, seu negócio digital dá um passo à frente na corrida do mercado, com o melhor da tecnologia disponível no mercado!