Consolidar uma boa comunicação com o público pode exigir algumas perspectivas estratégicas importantes, e, por essa razão, é importantíssimo entender como produzir uma boa perspectiva de Storytelling para envolver o consumidor.
Há, é certo, uma série de modalidades comunicacionais que são essenciais para que haja uma sustentação de impacto, o que pode ser observado a partir dos desdobramentos mais diversos no universo do marketing, por exemplo.
Esse é um fator que conseguiu ganhar bastante força, uma vez que, a cada passo tecnológico, o mundo dos negócios precisa consolidar alguma adaptação que dialoga, de forma franca, com determinadas possibilidades de interação.
É importante entender, portanto, como esses recursos ganharam sustentação com o passar dos anos, e, por tal razão, é preciso fazer um apontamento histórico a respeito de cada um desses pontos de formatos.
Ater-se às formas comunicacionais é um fato novo dentro das perspectivas empresariais, uma vez que as novas mídias começaram a surgir a partir do século XX e ganhou bastante força dentro das dinâmicas do XXI.
Por esse motivo, é muito mais comum falar a respeito de formatos, hoje em dia, do que em outros períodos da humanidade, o que, inclusive, pode ser traduzido na grande preocupação que os intelectuais tiveram de compreender essas ferramentas como o storytelling.
A comunicação sempre foi um fator bastante importante para qualquer tipo de consolidação social, uma vez que é a partir dela que as pessoas podem dividir experiências e informar algumas perspectivas importantes.
Além disso, é possível encontrar, em amostras arqueológicas, indícios de manifestações culturais e artísticas, o que denota, inclusive, uma ampla sofisticação desse recurso desde os primórdios da humanidade.
Entender, portanto, cada aspecto desses pode ser um fator bastante importante para que haja uma consolidação saudável a respeito de todos os pontos que foram sendo desenvolvidos no mundo moderno.
Visto o contexto inicial da comunicação, é essencial seguir para algumas perspectivas que apontam para os desenvolvimentos desses aspectos, dentro do mundo empresarial, de uma forma geral.
Com a chegada dos mecanismos industriais de produção, o mundo se viu diante de uma nova consolidação de paradigma de modo que se deu origem a uma série de aspectos que, até então, não eram conhecidos.
Nesse caso, a partir da otimização da produção, elevou-se o volume de oferta dentro do mercado e, também, a possibilidade de se focar em melhorias e desenvolvimentos tecnológicos que foram essenciais para a consolidação dos séculos seguintes.
Do ponto de vista empresarial, tornou-se imprescindível que houvesse uma formulação que conseguisse garantir um impacto bem fundamentado dentro dessas instâncias, já que o consumo não estava sustentado em uma perspectiva de indústria.
Dessa forma, o marketing passou a ser um dos pontos mais importantes para fundamentar os aspectos comunicacionais modernos, apoiando-se, também, na incipiente mídia eletrônica que estava sendo instituída.
Essas foram algumas das dinâmicas que deram origem a uma preocupação bastante ampla a respeito das consolidações de formato.
Com a chegada do rádio, por exemplo, a produção de áudio passou a ser uma perspectiva dominante, o que deu origem a um mercado repleto de jingles e spots propagandísticos de alta qualidade.
Assim, se uma empresa de entrega expressa de documentos estivesse buscando alguma sustentação nesse sentido, ela conseguiria obter algumas perspectivas a partir desse tipo de formatos.
No entanto, é preciso entender que o surgimento de um elemento não anula os outros, e, por esse motivo, as mídias impressas continuaram tendo seu espaço, assim como o rádio teve com o surgimento da televisão.
Diante de todos esses avanços, a difusão de uma série de formatos passou a ser um fator bastante importante, sobretudo, dentro de uma perspectiva digital onde todos esses elementos conseguem fazer parte de um mesmo lugar.
Se, por exemplo, uma clínica especializada em cirurgia ortopédica estiver buscando uma perspectiva nesse sentido, é preciso, portanto, que ela consiga ter uma análise bastante ampla de como todos esses recursos poderão dialogar com seu público.
Caso contrário, há um risco de se incidir em elementos complexos de interação, o que, via de regra, pode generalizar a comunicação e fazer com que ela não consiga cumprir o seu papel de impacto proposto.
No ambiente digital, com essa grande difusão de formatos, torna-se ainda mais importante que uma loja de jaqueta impermeável uniforme possua uma abordagem estratégica dentro de todas as suas perspectivas.
Seja como for, não há como fugir dos imperativos dos formatos e, por isso mesmo, cada elemento pode orientar alguma perspectiva importante de interação de uma forma geral.
A importância de se contar história
Baseando-se em toda essa variedade de formatos, há um elemento que consegue fazer parte de todos esses pontos e, portanto, tem uma perspectiva bastante importante nos dias de hoje: o ato de contar história.
Logicamente, esse é um formato discursivo, também, mas que consegue se adaptar de forma bastante objetiva aos mais variados modelos de mídia, o que deu origem desde folhetins, passando por radionovelas e chegando ao cinema.
Contar história é uma elemento essencial uma vez que esse ato tem a capacidade de gerar um envolvimento bastante qualificado por parte do ouvinte, garantindo algumas perspectivas importantes, sobretudo dentro do mundo empresarial.
Um bom comercial de televisão a respeito de uma camisa jeans masculina plus size pode ser um fator importante, mas, se isso vier acompanhado de uma boa história, esse elemento pode ganhar proporções ainda maiores.
Tal como a linguagem, o ato de contar histórias está presente na humanidade desde os primórdios, o que ajudou a produzir conhecimentos, disseminar culturas e, até mesmo, reproduzir aspectos religiosos.
Por essa razão, não há porque uma empresa de adesivo personalizado não utilizar esse elemento como uma de suas bases comunicacionais.
O que é storytelling?
Com a chegada das dinâmicas empresariais modernas, tornou-se comum a elaboração a respeito de alguns elementos estruturais que possam qualificar o impacto de forma bastante ampla.
Desta forma, o storytelling é uma técnica voltada para uma perspectiva de marketing que visa interagir de forma bastante objetiva com todos os aspectos que envolvem a importância de se contar uma boa história.
A partir de estruturas retóricas bastante sofisticadas, é possível fazer com que haja um interesse quase que instantâneo por parte do cliente, o que é um fator bastante complexo dentro da internet.
Assim, se uma empresa que vende cinta para pote de sorvete 2 litros conseguir criar um conteúdo propagandístico com base nesse elemento, é possível que isso faça com que o cliente veja o conteúdo interior.
Quanto mais elaborada estiver essa perspectiva, maior será a possibilidade de gerar engajamento e, também, fazer com que o cliente embarque em uma lógica de valores de marca.
Benefícios do storytelling
O storytelling é, portanto, uma estratégia que tem se mostrado bastante eficaz, garantindo um envolvimento bastante amplo por parte do público dentro dos mais diversos contextos de mercado.
Há, é claro, especificidades que são traduzidas em cada segmento, mas isso não é um impedimento para uma oficina mecânica mais próxima de mim consolidar algum tipo de perspectiva nesse sentido.
Na realidade, quanto mais inovadora for a história, maiores serão as chances da empresa gerar algum tipo de engajamento.
Por esse motivo, torna-se fundamental entender quais são os benefícios que esta técnica pode trazer para as empresas. São eles:
- Maior engajamento;
- Mais credibilidade;
- Maior cobertura;
- Aumento de vendas.
Todos esses pontos são essenciais e podem nortear um crescimento importante para uma empresa que trabalha com 2240 e social.
Dicas para uma bom storytelling
Antes de qualquer coisa, é preciso que a empresa compreenda que essa técnica precisa interagir de forma sofisticada com aspectos internos e externos.
Não há como produzir uma história que não tenha relação com os valores da empresa e que não tenha impacto no público.
Por isso, é essencial que haja uma perspectiva que leve em consideração algumas dicas nesse sentido.
Conhecer o público
É preciso lembrar que o público precisa ter vontade de consumir aquele conteúdo e, por isso mesmo, não há como se comunicar em uma linguagem que ele não compreenda.
Entender quem é o público da marca é um elemento fundamental para que haja uma compreensão a respeito de determinados aspectos de ação.
Jornada do herói
A jornada do herói é um dos grandes trunfos de Hollywood, uma vez que ela consegue estruturar um formato perfeito de envolvimento do público.
Nesse caso, portanto, investir em uma estrutura que consiga seguir algumas de suas prerrogativas pode ser importante.
Considerações finais
Há uma série de formatos importantes que foram sendo fundamentados com o passar dos anos dentro do mundo empresarial.
No entanto, o storytelling continua sendo um dos fatores mais importantes para gerar envolvimento dentro das mais diversas consolidações.
Por esse motivo, é preciso que haja uma elaboração que consiga dar conta de todas essas perspectivas de interação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.