Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

Afinal, quais são os tipos de SEO que se devem usar no marketing digital

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Rod Lopes

Existem diferentes tipos de SEO, mas para utilizá-los, primeiro é necessário conhecer um pouco mais sobre o assunto. Esse conjunto de otimizações para páginas e conteúdos melhoram as estratégias de marketing digital.

Estar presente na internet é uma necessidade para qualquer negócio hoje em dia, independentemente de seu tamanho ou segmento de atuação. O marketing digital traz diversas estratégias para construir a presença da marca na web.

Uma das bases de seu funcionamento é o site institucional, assim como a criação de um blog para compartilhar conteúdos ricos e relevantes com a audiência. São ações que fazem a marca ser encontrada de maneira orgânica nos resultados de pesquisa.

O consumidor moderno criou o hábito de pesquisar no Google tudo aquilo que deseja comprar e existem várias maneiras de fazer com que ele encontre o negócio. Uma das mais usadas são os anúncios pagos, mas o investimento contínuo não compensa.

É justamente aqui que entra o SEO, mas para aproveitar todo o seu potencial, é necessário conhecer alguns aspectos fundamentais sobre ele.

Este artigo vai mostrar sua importância para o marketing, os benefícios de fazê-lo corretamente e de que maneira pode ser aplicado nas estratégias.

Importância do SEO

As estratégias de SEO (Search Engine Optimization) são importantes porque se referem a um conjunto de técnicas e estratégias que otimizam sites, blogs e páginas na internet para melhorar o posicionamento orgânico nos buscadores.

É assim que o site institucional se tornará mais visível, com mais tráfego e boas oportunidades de converter clientes e vendas.

Para entender sua importância, primeiro é necessário saber que a transformação digital mudou a maneira como as pessoas consomem produtos e serviços, desde comprar uma roupa até contratar empresas de internet fixa.

Os consumidores estão cada vez mais conectados e quase todas as jornadas de compra passam pelos mecanismos de busca, como o Google.

De acordo com a Abradi (Associação Brasileira de Agentes Digitais), 93% nos processos de compra começam com os mecanismos de pesquisa.

Também existe outro estudo realizado pela Accenture que mostra que 94% dos compradores B2B fazem pesquisas antes de fechar negócio, assim sendo, estar presente na internet é fundamental.

Mais do que estar bem posicionado nos resultados de pesquisa, o negócio só consegue se destacar no mercado e ter sucesso se for bem ranqueado.

Outra pesquisa feita pela Relevance mostrou que a primeira posição nos resultados recebe 18,2% do tráfego, enquanto a segunda, terceira e quarta colocações, ficam respectivamente com 10,1%, 7,2% e 4,8%.

Consequentemente, os outros resultados recebem menos de 2% do tráfego e isso mostra a importância de estar bem ranqueado.

As estratégias de SEO usadas por um fabricante de estrutura de aluminio para telhado de vidro melhoram o posicionamento da plataforma para que ela receba mais tráfego no site.

Por outro lado, uma marca que não toma a iniciativa de investir nessas práticas acaba perdendo oportunidades, afinal, a regra de ouro da internet é ser visto para ser lembrado, algo totalmente compatível com o consumidor moderno.

Benefícios do SEO bem trabalhado

beneficios do seo bem trabalhado

Trabalhar adequadamente as estratégias de SEO traz muitos benefícios para as organizações, dentre os quais estão:

  • Taxas de aquisições mais altas;
  • Melhora a experiência do usuário;
  • Incentiva visitas;
  • Constrói credibilidade;
  • Melhora o reconhecimento da marca.

Quando o cliente faz uma pesquisa real sobre o produto ou serviço e o SEO aparece, os resultados de conversões são muito mais altos, uma vez que quem faz esse tipo de pesquisa possui um objetivo em mente.

Existem várias estratégias que ajudam a melhorar o site e a maximizar a experiência do usuário, como fornecer informações relevantes por meio de conteúdos, fotos e vídeos que trazem suporte para o texto e que se adaptam ao formato mobile.

São práticas que uma empresa de automação portão basculante adota para maximizar a experiência do usuário, o que aumenta os cliques e as taxas de conversão.

Depois de fazer uma pesquisa local, muitos consumidores vão visitar o estabelecimento. Por exemplo, se uma pessoa procura por um restaurante em determinada cidade, vai encontrar a solução que precisa e ir até o local.

Quem aparece bem posicionado nos resultados de pesquisa transmite a ideia de ser uma referência em seu setor, assim mostra para os usuários que muitas pessoas pesquisam sobre o negócio.

Por outro lado, aqueles que não aparecem entre as primeiras posições passam a impressão de não serem muito conhecidos ou que estão entrando agora no setor.

Também existem usuários que acreditam que a empresa não consegue impulsionar seu site e por isso fica mais difícil obter bons resultados de pesquisa.

Mas para extrair todas essas vantagens e preparar o estabelecimento com expositor para mercadinho para receber muitos clientes, é necessário saber aplicar o SEO nas estratégias.

Como aplicar o SEO nas estratégias

Antes de saber como aplicar o SEO nas estratégias de marketing digital, primeiro é necessário conhecer seus diferentes tipos. Um deles é o SEO on page que reúne ações para melhorar a experiência do cliente dentro do site.

Também existe o SEO off page, sendo ações realizadas fora do domínio e que são capazes de impactar o site, como no caso do guest post. Ciente disso, as principais estratégias são:

Pesquisar boas palavras-chave

Para alcançar um bom posicionamento no Google, é muito importante garantir a relevância do conteúdo em relação às palavras-chave usadas.

Se uma empresa vende sapatos, é necessário usar termos relacionados ao seu segmento, como “sapatos sociais”, “tênis”, “sapato de salto”, entre outras.

Esses termos devem estar presentes no conteúdo da página, no título, na URL, nos intertítulos, em textos alternativos, na legenda das imagens e por aí vai.

Para escolher as palavras certas, uma empresa especializada em cabeamento de rede residencial pode usar uma ferramenta especifica. Depois de escolher as palavras, deve criar conteúdos de qualidade e que ajudem a solucionar problemas.

Trabalhar com meta description

Meta description é um texto pequeno que aparece nos resultados de pesquisa, logo após o link da página. Embora não seja um fator de ranqueamento importante para o Google, é algo decisivo para influenciar o clique do usuário.

Se houver palavras equivalentes nos termos de pesquisa e no meta description, o Google coloca essas palavras em negrito para atrair a atenção do usuário e aumentar as chances de ler a descrição, se interessar e acessar.

Mas a marca precisa checar a meta description para se certificar de que está atualizada, além de criar algumas chamadas para ação.

Em outras palavras, Meta Description deve ser considerada como um anúncios de Google Ads na rede de pesquisa que possui título e descrição, só que de forma orgânica. Veja o modelo abaixo:

Cuidar da velocidade de carregamento

Um autorizado samsung celular deve cuidar da velocidade de carregamento porque esse fator está diretamente relacionado a uma boa experiência, tendo em vista que o usuário não quer esperar muito para visualizar o conteúdo.

Se o site demorar muito para carregar, logo o visitante desiste e procura outra plataforma. Para evitar essa situação, é fundamental contratar uma boa hospedagem e utilizar uma ferramenta para saber se algum elemento está atrasando o carregamento.

O recurso oferece uma nota de zero a 100 para a velocidade e ainda mostra algumas soluções para melhorar o desempenho.

Atentar-se aos links

Além de criar um bom conteúdo, é muito importante estar atento à qualidade e a quantidade de links de sites externos para a página do site, pois o Google também usa esses fatores para avaliar a relevância da plataforma.

Cada vez que o site de uma empresa de higienização de poltronas recebe um link, é como se estivesse recebendo um voto que indica que seus conteúdos merecem ser visitados, mas as fontes precisam ser confiáveis.

É muito importante que sejam de plataformas com bons conteúdos, úteis e fundamentados, pois assim o Google vai entender que o site é relevante até mesmo para outras páginas de valor.

Oferecer uma boa experiência ao usuário

O propósito do Google é garantir a melhor experiência para os usuários, por isso, os primeiros colocados também são sites que procuram oferecer uma boa experiência.

Uma empresa de decoração de festa precisa pensar sobre a maneira como o visitante se sente ao acessar suas páginas.

É fundamental que a navegação seja simples, que a fonte seja de um tamanho confortável, se os links estão separados o suficiente, se as páginas estão livres de elementos que bloqueiam a leitura e se o design é responsivo.

Considerações finais

Investir em SEO é crucial para que o negócio consiga se destacar na internet e atrair visitantes para suas plataformas digitais.

Existem muitas outras estratégias que podem ser colocadas em prática, mas de maneira geral estas são as mais importantes e indicadas principalmente para negócios que estão começando agora.

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

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