Market Share é uma métrica que mostra a relevância da empresa em relação a outros competidores que atuam no mesmo segmento. Representa o valor de mercado do negócio mostrando a porção de consumidores que preferem a marca e seu volume de vendas.
Mesmo no caso das startups que costumam ser empresas inovadoras, podem existir concorrentes que querem conquistar um espaço maior no mercado. Essa participação é conhecida como market share.
Existem diversas particularidades que são mostradas, como a porção do público que a organização conquistou, algo diferente da receita gerada pelos clientes.
É possível compreender a participação de mercado de diferentes formas, mas, independentemente do parâmetro usado, o objetivo é entender quanto as empresas de um mesmo segmento conseguem se sobressair entre elas.
O valor de mercado representa a fatia do público que compra os produtos e serviços de uma marca, por isso mostra sua penetração no segmento e é muito útil para saber como estão as ações de marketing e planejá-las.
Outra possibilidade é avaliar a porção de mercado considerando o volume de vendas ou a quantidade de usuários.
Para esclarecer melhor o assunto, este artigo vai mostrar a importância do market share, como calcular essa porcentagem e mostrar um pouco mais sobre seu objetivo.
Importância do market share
Sabendo que market share representa a participação de um negócio no mercado em que atua, é compreensível o porquê de tantas organizações se atentar a esse fator.
O Google tem uma participação de mercado de 92%, enquanto o Bing, concorrente do buscador, tem 3%, e o Yahoo quase 2%. Isso explica por que o Google é o mecanismo de busca mais usado pelos usuários e domina seus concorrentes.
Da mesma forma, uma clínica veterinária mais próximo de mim precisa acompanhar seu market share, porque ela pode aumentar ou diminuir ao longo do tempo.
Também, é assim que vai haver um indicativo das campanhas de marketing, como as de tráfego pago, e todas as outras ações relacionadas ao planejamento estratégico conferindo se elas estão tendo ou não o efeito esperado.
Se a participação de mercado aumenta, isso é um bom sinal, mas, se por outro lado ela diminui, a marca precisa trabalhar para suportar a pressão da concorrência.
Gestores e empreendedores precisam analisar o negócio sob esse ponto de vista para saber como está seu desempenho levando em conta todo o ecossistema formado pelos concorrentes.
Fazer uma avaliação levando em conta apenas indicadores internos, como o lucro líquido de um trimestre, é uma forma de observar um fator de comparação que mostra os resultados da própria corporação.
Isso é muito diferente de examinar o market share regularmente porque ele mostra incentivos que ajudam a focar nas metas da marca ou criar outras metas.
Uma empresa de barramento de dados externo também consegue encontrar oportunidades e identificar suas fraquezas; tanto é que organizações com uma grande participação de mercado têm mais vantagem competitiva e poder de negociação.
Reunir essas características é fundamental para estabelecer boas parcerias com fornecedores e ter mais credibilidade no mercado.
Como medir o market share?
Existem 4 maneiras de calcular a participação de mercado de um negócio, que são estas:
- Público-alvo;
- Faturamento;
- Valor de mercado;
- Penetração da marca.
Uma das maneiras é por meio do público-alvo, pois, ao cruzar dados internos vindos da base de clientes e estudos demográficos publicados pelo IBGE, traz-se uma noção sobre o indicador.
Supondo que uma marca comercializa produtos para o público feminino, com idade entre 20 e 40 anos, e esteja em uma região com 200 mil mulheres dessa faixa etária, se tiver 10 mil clientes cadastrados, o número deve ser dividido pelo de potenciais clientes.
A fórmula usada então seria 10.000 / 200.000 = 0,05 = 5%. Isso significa que o market share da marca é de 5%.
Em outras palavras, uma clínica de criolipólise costas vai usar esta fórmula: Market Share = Clientes conquistados pela empresa / potenciais clientes na área de atuação.
Outra forma de fazer o cálculo é pelo faturamento, e, embora essa tarefa pareça simples, porque é necessário apenas dividir a receita do negócio com a receita total do setor de atuação, é necessário ter atenção.
A companhia vai usar a fórmula: Market Share = receita da empresa / total de receita de negócios relevantes do setor.
A grande questão é que, dependendo da indústria à qual a marca pertence, às vezes não é possível encontrar essa informação. Pode ser necessário trabalhar com estimativas ou encomendar estudos para um cálculo mais preciso.
Fazer o cálculo usando o valor de mercado segue a mesma linha das opções anteriores, e a fórmula usada é: Market Share = valor de mercado da empresa / valor de mercado dos concorrentes relevantes.
Se um fabricante de rede de proteção removível para janela basculante tiver estimado, por exemplo, em 50 milhões, em seu setor, e existem apenas 4 organizações pertinentes no valor de 25 milhões cada uma, o cálculo será:
50 / (50 + 25 + 25 + 25 + 25) = 50 / 150 = 0,33 = 33%
Quanto à penetração da marca, trata-se de um fator subjetivo, que demanda ferramentas dignas para fazer uma boa pesquisa de mercado.
Existem maneiras diferentes de fazer esse estudo, por exemplo, por meio de enquetes e entrevistas com os clientes, mas o ideal é contratar uma empresa especializada nesse levantamento.
Porque o cálculo sobre a penetração da marca é algo mais complexo, visto que envolve margem de erro e conceitos estatísticos mais complicados.
Objetivo do market share
Como falado anteriormente, market share é o indicador de mercado que mostra a parcela de participação da empresa em seu segmento de atuação, e isso está diretamente relacionado ao número de vendas que a organização consegue fazer.
Porque o market share de um fabricante de cadeira madeira restaurante é alto, significa que ele possui uma boa fatia do mercado de atuação, e esse parâmetro pode ser usado para medir o sucesso da corporação.
Quando o percentual é baixo ou muito semelhante ao dos concorrentes, pode ser um indício de que o mercado de atuação é muito competitivo, algo que está acontecendo no segmento de streaming.
A Netflix costuma ser vista como líder desse mercado, mas sua liderança está sendo alcançada por outras plataformas, como HBO e Prime Video.
Usar as plataformas de streaming como exemplo é interessante, no entanto isso varia de um setor para outro. Existem organizações que conseguem se manter na liderança por muitos anos, enquanto outras ganham e perdem percentuais o ano todo.
Para uma empresa especializada em reforma de sofá de couro, o market share só é vantajoso se, além de ter um percentual alto, a organização puder, realmente, ter lucros.
É isso que mostra se sua margem é realmente competitiva e saudável ou se é necessário fazer algumas melhorias.
Como aumentar a participação no mercado?
Quando o resultado dos cálculos não é satisfatório, a empresa precisa tomar algumas providências, e uma delas é revisar a política de precificação.
Algumas organizações praticam um valor mais baixo para seus produtos e serviços e têm como propósito divulgar a marca e conquistar clientes. Essa estratégia é conhecida como preço de entrada.
À medida que o negócio cresce e ganha espaço maior no setor, consegue aumentar o valor cobrado por seus produtos e serviços gradativamente de maneira que se amplia a margem de lucro.
Um asilo particular também precisa colocar o cliente no centro de suas estratégias, pois manter o foco apenas nos lucros faz com que o negócio deixe de agir para agradar ao consumidor.
Adotar o customer centric é fundamental para planejar as atividades da empresa, porque melhora a qualidade de seus produtos e serviços, além de estreitar o relacionamento, cuidar do pós-venda e oferecer bons canais de atendimento.
Qualquer empresa que pense em seus clientes, em todas as etapas do processo, terá mais chances de fidelizar os compradores e conquistar clientes novos.
Por fim, é necessário pensar que, quando uma pessoa pesquisa, por exemplo, foto lembrança preço, além de encontrar valores acessíveis, também quer um serviço de qualidade.
As organizações precisam estar atentas à qualidade daquilo que oferecem, e o monitoramento desse aspecto pode ser feito por meio de pesquisas de mercado e, também, pela avaliação do produto dos concorrentes e comparar embalagens.
Considerações finais
Saber qual é a participação de mercado do negócio é indispensável para conquistar clientes e aumentar os lucros da organização. Grandes empresas do mundo todo atentam-se a esse fator e estão sempre em busca de aumentá-lo.
O market share deve ser acompanhado para que a companhia consiga se destacar em seu segmento de atuação e garantir que suas soluções estejam presentes na vida dos consumidores muito mais do que as de seus concorrentes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.