(19) 9 9620-7846

quais sao os recursos do whatsapp business rodlopes profissional digital-min

Quais são os recursos do WhatsApp Business?

Quando você começou a procurar mais informações sobre como vender pelo WhatsApp e descobriu o WhatsApp Business, provavelmente se perguntou: “Eu já uso o app normal do WhatsApp para fazer negócios. Por que preciso dessa outra versão?”

Bom, existem no mínimo seis recursos exclusivos que você deve conhecer para começar a usar o WhatsApp Business. Se liga:

  • 1) Perfil Comercial

    Com o WhatsApp Business, é possível criar um perfil que inclua várias informações sobre a sua empresa, tornando a comunicação com os seus clientes mais fácil e transparente.

    Você pode, por exemplo, incluir dados como o nome da empresa, uma foto oficial da marca, endereço físico, tipo de negócio, descrição da marca, endereço de e-mail, telefone de contato, website, horário de atendimento e muito mais.

    A melhor parte é que o endereço é exibido ao lado de um mapa, o que ajuda os clientes a encontrarem a sua loja física.

    Além disso, a existência de uma conta empresarial ajuda a aumentar a credibilidade da sua loja, já que a conta é exibida como verificada – um selo de confiança importante para muitos clientes.

    Também é importante lembrar que todos os dados fornecidos podem ser facilmente visualizados por quem acessar o perfil da sua empresa. Manter um perfil completo e atualizado, afinal, é fundamental para passar profissionalismo e confiança aos seus clientes.

  • 2) Mensagens de Ausência

    Não há nada pior para uma marca do que deixar os clientes esperando por uma resposta.

    Para evitar problemas dessa natureza, os desenvolvedores do app criaram uma funcionalidade que permite a programação e o envio automático de mensagens sempre que o cliente iniciar uma conversa ou transmitir uma mensagem.

    Esse recurso é muito útil para avisar aos seus clientes que você está indisponível ou ocupado naquele momento e que retornará o contato o mais breve possível, e funciona bem até mesmo nos grupos de vendas no WhatsApp.

    Além disso, você pode programar o envio para todos os seus contatos ou então apenas para alguns seletos.

    As mensagens de ausência também são especialmente úteis para notificar o público sobre os horários de atendimento da loja quando esta receber uma mensagem fora do horário de expediente.

    Mensagens personalizadas de ausência são importantes para dar uma previsão aos clientes de quando eles podem esperar um retorno por parte da empresa.

  • 3) Mensagens de Saudação/Boas-Vindas

    A ideia por trás das mensagens de saudação ou boas-vindas é a mesma das mensagens de ausência: automatizar o contato com o cliente para que o atendimento seja ágil e ele não fique esperando muito tempo por uma resposta depois do contato inicial com a empresa.

    A grande diferença é que as mensagens de saudação ou boas-vindas são enviadas somente para aquelas pessoas que estão entrando em contato com você pela primeira vez, embora também possam ser enviadas depois que a conversa com o cliente ficar inativa por mais de 14 dias.

  • 4) Respostas Rápidas

    Essa função é certamente uma das mais incríveis para quem precisa economizar tempo.

    O recurso de respostas rápidas permite que o usuário crie atalhos de teclado para mensagens que são enviadas com muita frequência, evitando assim que seja necessário digitar manualmente a mesma informação várias vezes.

    Fazendo uso de comandos que o próprio usuário pode cadastrar no aplicativo, as mensagens vão sendo completadas de forma automática.

    Por enquanto, é possível salvar até 50 respostas rápidas diferentes.

    Dessa forma, é também um recurso especialmente útil para lojistas que querem vender pelo WhatsApp: você pode configurar mensagens de preço, desconto e prazos de entrega.

    Além de economizar o tempo do empreendedor, essa funcionalidade ainda garante rapidez e agilidade no atendimento.

  • 5) Etiquetas

    As etiquetas são importantes para quem quer saber como vender pelo WhatsApp com o WhatsApp Business.

    Elas funcionam como uma forma de rotular e organizar diferentes situações dentro do aplicativo, como novos clientes, pagamentos pendentes, novos pedidos, assuntos relevantes e muito mais.

    Além de oferecer etiquetas coloridas com temáticas específicas, que podem ser usadas tanto para mensagens quanto para chats salvos, o aplicativo também permite que você crie as suas próprias etiquetas e ainda determine cores diferentes para cada categoria.

    Esse recurso é muito útil para marcar conversas, categorizar clientes e organizar o ambiente do seu WhatsApp Business da maneira que fizer mais sentido para você e para o seu negócio.

    Devido à possibilidade de personalizar as etiquetas, você pode criar os seus próprios sistemas de organização e implementar várias estratégias de vendas.

    Como veremos em maiores detalhes ao longo deste artigo, aprender a segmentar seus clientes, marcando-os com etiquetas, é essencial para o sucesso de praticamente qualquer campanha de marketing.

  • 6) Estatísticas de mensagens

    Falando em campanhas de marketing digital, qual seria a finalidade de tais ações sem a possibilidade de analisar métricas e avaliar resultados?

    Graças ao recurso de estatísticas de mensagens do WhatsApp Business, esse tipo de controle é possível.

    Dentro das configurações do aplicativo, você pode acessar relatórios que são criados automaticamente e apresentam informações precisas sobre a quantidade de mensagens que foram enviadas, entregues e lidas pelos seus clientes; também é possível verificar o número de mensagens que a sua conta recebeu – uma informação relevante para lojistas que trabalham, por exemplo, com grupos de vendas no WhatsApp.

    Com esses relatórios em mãos, é mais fácil verificar quais clientes estão sendo negligenciados pelo seu esforço de vendas, quais clientes estão ignorando completamente a empresa e outros cenários, como por exemplo: se vale a pena investir em uma nova estratégia de segmentação, ou então se os seus clientes demonstram mais interesse em anúncios visuais que também são publicados no Instagram.

    E, a partir desses números, você pode planejar as suas próximas ações de vendas.

Rod Lopes Profissional Digital

Rod Lopes Profissional Digital

Ajudo pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado online. Também ajudo Profissionais de Marketing Digital a dar um up na carreira. Investidor Digital.

Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário e compartilhe. Só assim vou saber se estou contribuindo e como posso melhorar. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortugueseSpanish
Começar Conversa
1
Estou aqui para te ajudar, ok?
Ajudo pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado online para que possam vender mais. Se é disso que você precisa, comece uma conversa comigo.