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Quais s√£o os recursos do WhatsApp Business?

Quando voc√™ come√ßou a procurar mais informa√ß√Ķes sobre como vender pelo WhatsApp e descobriu o WhatsApp Business, provavelmente se perguntou: ‚ÄúEu j√° uso o app normal do WhatsApp para fazer neg√≥cios. Por que preciso dessa outra vers√£o?‚ÄĚ

Bom, existem no mínimo seis recursos exclusivos que você deve conhecer para começar a usar o WhatsApp Business. Se liga:

  • 1) Perfil Comercial

    Com o WhatsApp Business, √© poss√≠vel criar um perfil que inclua v√°rias informa√ß√Ķes sobre a sua empresa, tornando a comunica√ß√£o com os seus clientes mais f√°cil e transparente.

    Você pode, por exemplo, incluir dados como o nome da empresa, uma foto oficial da marca, endereço físico, tipo de negócio, descrição da marca, endereço de e-mail, telefone de contato, website, horário de atendimento e muito mais.

    A melhor parte é que o endereço é exibido ao lado de um mapa, o que ajuda os clientes a encontrarem a sua loja física.

    Al√©m disso, a exist√™ncia de uma conta empresarial ajuda a aumentar a credibilidade da sua loja, j√° que a conta √© exibida como verificada ‚Äď um selo de confian√ßa importante para muitos clientes.

    Também é importante lembrar que todos os dados fornecidos podem ser facilmente visualizados por quem acessar o perfil da sua empresa. Manter um perfil completo e atualizado, afinal, é fundamental para passar profissionalismo e confiança aos seus clientes.

  • 2) Mensagens de Aus√™ncia

    N√£o h√° nada pior para uma marca do que deixar os clientes esperando por uma resposta.

    Para evitar problemas dessa natureza, os desenvolvedores do app criaram uma funcionalidade que permite a programação e o envio automático de mensagens sempre que o cliente iniciar uma conversa ou transmitir uma mensagem.

    Esse recurso √© muito √ļtil para avisar aos seus clientes que voc√™ est√° indispon√≠vel ou ocupado naquele momento e que retornar√° o contato o mais breve poss√≠vel, e funciona bem at√© mesmo nos grupos de vendas no WhatsApp.

    Além disso, você pode programar o envio para todos os seus contatos ou então apenas para alguns seletos.

    As mensagens de aus√™ncia tamb√©m s√£o especialmente √ļteis para notificar o p√ļblico sobre os hor√°rios de atendimento da loja quando esta receber uma mensagem fora do hor√°rio de expediente.

    Mensagens personalizadas de ausência são importantes para dar uma previsão aos clientes de quando eles podem esperar um retorno por parte da empresa.

  • 3) Mensagens de Sauda√ß√£o/Boas-Vindas

    A ideia por trás das mensagens de saudação ou boas-vindas é a mesma das mensagens de ausência: automatizar o contato com o cliente para que o atendimento seja ágil e ele não fique esperando muito tempo por uma resposta depois do contato inicial com a empresa.

    A grande diferença é que as mensagens de saudação ou boas-vindas são enviadas somente para aquelas pessoas que estão entrando em contato com você pela primeira vez, embora também possam ser enviadas depois que a conversa com o cliente ficar inativa por mais de 14 dias.

  • 4) Respostas R√°pidas

    Essa função é certamente uma das mais incríveis para quem precisa economizar tempo.

    O recurso de respostas rápidas permite que o usuário crie atalhos de teclado para mensagens que são enviadas com muita frequência, evitando assim que seja necessário digitar manualmente a mesma informação várias vezes.

    Fazendo uso de comandos que o próprio usuário pode cadastrar no aplicativo, as mensagens vão sendo completadas de forma automática.

    Por enquanto, é possível salvar até 50 respostas rápidas diferentes.

    Dessa forma, √© tamb√©m um recurso especialmente √ļtil para lojistas que querem vender pelo WhatsApp: voc√™ pode configurar mensagens de pre√ßo, desconto e prazos de entrega.

    Além de economizar o tempo do empreendedor, essa funcionalidade ainda garante rapidez e agilidade no atendimento.

  • 5) Etiquetas

    As etiquetas s√£o importantes para quem quer saber como vender pelo WhatsApp com o WhatsApp Business.

    Elas funcionam como uma forma de rotular e organizar diferentes situa√ß√Ķes dentro do aplicativo, como novos clientes, pagamentos pendentes, novos pedidos, assuntos relevantes e muito mais.

    Além de oferecer etiquetas coloridas com temáticas específicas, que podem ser usadas tanto para mensagens quanto para chats salvos, o aplicativo também permite que você crie as suas próprias etiquetas e ainda determine cores diferentes para cada categoria.

    Esse recurso √© muito √ļtil para marcar conversas, categorizar clientes e organizar o ambiente do seu WhatsApp Business da maneira que fizer mais sentido para voc√™ e para o seu neg√≥cio.

    Devido à possibilidade de personalizar as etiquetas, você pode criar os seus próprios sistemas de organização e implementar várias estratégias de vendas.

    Como veremos em maiores detalhes ao longo deste artigo, aprender a segmentar seus clientes, marcando-os com etiquetas, é essencial para o sucesso de praticamente qualquer campanha de marketing.

  • 6) Estat√≠sticas de mensagens

    Falando em campanhas de marketing digital, qual seria a finalidade de tais a√ß√Ķes sem a possibilidade de analisar m√©tricas e avaliar resultados?

    Graças ao recurso de estatísticas de mensagens do WhatsApp Business, esse tipo de controle é possível.

    Dentro das configura√ß√Ķes do aplicativo, voc√™ pode acessar relat√≥rios que s√£o criados automaticamente e apresentam informa√ß√Ķes precisas sobre a quantidade de mensagens que foram enviadas, entregues e lidas pelos seus clientes; tamb√©m √© poss√≠vel verificar o n√ļmero de mensagens que a sua conta recebeu ‚Äď uma informa√ß√£o relevante para lojistas que trabalham, por exemplo, com grupos de vendas no WhatsApp.

    Com esses relat√≥rios em m√£os, √© mais f√°cil verificar quais clientes est√£o sendo negligenciados pelo seu esfor√ßo de vendas, quais clientes est√£o ignorando completamente a empresa e outros cen√°rios, como por exemplo: se vale a pena investir em uma nova estrat√©gia de segmenta√ß√£o, ou ent√£o se os seus clientes demonstram mais interesse em an√ļncios visuais que tamb√©m s√£o publicados no Instagram.

    E, a partir desses n√ļmeros, voc√™ pode planejar as suas pr√≥ximas a√ß√Ķes de vendas.

Rod Lopes

Rod Lopes

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