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Rebranding: Conheça os principais pontos desse conceito

Rebranding Conheça os principais pontos desse conceito
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Rod Lopes

Rebranding, também chamado de reposicionamento de marca, é um método em que as empresas começam a fazer mudanças essenciais relativas à forma como se põem ao público e ao mercado. Isso é muito importante no que diz respeito à visibilidade da marca.

A organização deve cuidar de sua imagem. Uma clínica veterinária perto de mim tem de ter um branding muito bem-feito no mercado, dado que lida com os pets preciosos dos seus tutores. Assim, os tutores dos pets escolhem as melhores clínicas para cuidar bem deles.

E assim sendo, em resumo, o rebranding é o ato de dar um novo significado à imagem vista de uma empresa ou de um produto. Caso uma clínica de recuperação para alcoólatras faça um rebranding, é isso que vai fazer dar novos sentidos à imagem da clínica.

O maior foco do rebranding é alterar a captação do público com relação à empresa. Tais ações devem englobar a mudança do nome, logotipo, identidade visual e alguns outros elementos. Tudo isso é de extrema importância para a imagem da empresa no mercado.

Até uma empresa que presta aula para motorista habilitado pode trabalhar bem a sua reinvenção de imagem no mercado. Praticamente todos os ramos no mercado podem fazer isso, visto que a reinvenção pode atrair novos públicos e novos sentimentos com a marca.

Quem monitora de perto as procuras nos buscadores, nota o aumento do interesse pelo conceito de rebranding. E isso tem todo sentido. Afinal de contas, não são poucas as empresas que desejam se reinventar pelos mais diferentes motivos.

Cada negócio necessita ser reconhecido pelos seus próprios aspectos e posicionamentos, sendo praticamente impossível copiar termos da concorrência e se sair bem com isso.

A necessidade de fazer uma reformulação de posicionamento de período em período é totalmente natural, uma vez que o universo está em contínua mudança e o que podia funcionar há anos atrás, pode não ser o que vai funcionar na atualidade.

Se anteriormente os cigarros tinham um sentido de rebeldia, a quantidade de informação disponível hoje em dia faz com que o público tenha muito mais cautela ao usar esse tipo de produto, que é ruim para a saúde.

É como uma autoescola: ela deve estar sempre se reformulando para chamar a atenção das pessoas e, assim, despertar o desejo delas de tirar a habilitação de carro e moto. Como foi dito, as marcas devem se renovar com frequência.

Foi por isso que este artigo foi criado. Nele, será falado do que é, qual a importância e como realizar o rebranding da marca. 

Mas as empresas que desejam fazer esse tipo de ação devem ter cuidado para que não sejam perdidos, no processo, os valores do seu negócio.

Por exemplo, uma empresa que trabalha com a venda de eletroduto aparente, para que reformule a imagem desse produto, deve sempre agir com cuidado para que se preservem as características essenciais dele.

Conceito de Rebranding

Acaba sendo muito normal que as pessoas confundam o rebranding com uma pequena mudança simples, como a substituição do logo ou da identidade visual do negócio.

Mas apesar das pequenas alterações também terem parte quando essa estratégia é posta em prática, no caso do reposicionamento de marca, elas vão muito além. 

O conceito de rebranding está muito mais conectado à maneira com que os variados grupos de pessoas compreendem a empresa. 

Veja o caso da empresa Multilaser que agora se chama Multi. Seu processo de rebranding fez com que a empresa investisse R$ 100 milhões em uma série de iniciativas desde uma nova logomarca, campanhas exclusivas online e offline até a participação de influenciadores digitais.

Desse modo, o rebranding se refere à criação de uma nova visão sobre a marca, que seja mais valiosa de acordo com a realidade atual, levando-a a meios tecnológicos, à experiência do usuário e a outros aspectos em consideração. 

A partir disso, alguns pontos devem ser revistos, tais como: 

  • Conceito;
  • Linguagem da empresa;
  • Nome;
  • Foco;
  • Logotipo da marca.

Em uma visão geral, todo e qualquer item que compõe a identidade de certa empresa (e não só a parte visual) são levados em conta para o reposicionamento da empresa que passa por esse procedimento de reorganização e reformulação. 

O foco é compreender com mais clareza aonde a empresa quer ir e como vai trilhar esse caminho dentro do mercado.

Por que o Rebranding é tão importante?

Para saber se a empresa precisa se repaginar, é bom se atentar a alguns pormenores e monitorar o que os concorrentes estão fazendo, além das tendências do mercado. 

Há certos sinais valiosos que mostram quando a empresa necessita investir em rebranding, entre eles estão:

  • Redução engajamento com o público;
  • Mensagem passada não tem a ver com os desejos;
  • Redução de vendas e dos lucros;
  • Imagem da marca impactada negativamente;
  • Necessidade de alterar de nicho ou expansão de ramo;
  • Diminuição da geração de competitividade dentro do mercado.

Certas razões principais de ajustar a marca são a chance de se desenvolver com excelência no setor em que atua, elevar as vendas e a carteira de clientes, usar processos novos e ferramentas tecnológicas para ajustar os processos, ter saúde financeira e outros.

Para alcançar as metas e garantir os benefícios do rebranding, é indicado realizar buscas de mercado, entender o público, saber os perfis e os aspectos dos clientes, monitorar os processos e criar estratégias com base em dados para efetivar planejamentos melhores.

Os principais tipos de Rebranding

Como foi falado anteriormente, nem todos os processos de reposicionamento da empresa são exatamente iguais. É possível fazer ações que modificam totalmente a imagem de uma empresa, ou só em partes. Abaixo, vai ser visto quais são os centrais tipos de rebranding:

O rebranding parcial

O rebranding parcial ocorre quando a marca não altera completamente os fatores que a identificam, mas muda certos elementos. Desse modo, não existe uma total desassociação por parte do cliente, mas a alteração é bem perceptível.  

Nesse caso, pode-se permanecer o nome, mas alterar-se o logo ou a identidade visual, por exemplo.

O rebranding evolutivo

O rebranding evolutivo acontece quando são feitas pequenas mudanças ao longo do tempo. Esse caso é refletido especialmente para que as pessoas se habituem com as mudanças, que, diversas vezes, passam sem serem assimiladas. 

O rebranding radical

Nesse último, há uma alteração geral no branding da marca. As alterações devem ter até mesmo novos nomes e logotipos completamente inovadores, e geralmente ocorrem quando há a fusão de negócios ou reinvenção das identidades visuais. 

Algumas estratégias de rebranding

A seguir, serão apresentadas algumas estratégias de rebranding muito importantes para as empresas que as desejam fazer. As estratégias são:

Trabalhar bem a identidade visual

A identidade visual está ligada a tudo que chega à visão do público. Ou seja, refere-se à paleta de cores, os logotipos, mascotes, design, as fontes e diversos outros elementos.

Essas alterações são as que mais causam efeitos, pois necessitam ser automaticamente percebidas.

Posicionar a empresas em canais importantes

Uma marca deve ter canais de comunicação com o seu público-alvo. Seja por telefone, mídia impressa ou os veículos tradicionais, há várias formas de conversas com os consumidores.

Vale lembrar que, campanhas de tráfego pago para potencializar o nível de consciência do consumidor com relação a nova identidade da empresa é super importante pois tem resultados mais rápidos de serem mensurados.

Monitorar bem o público

Quando a empresa se aplica nas ações de rebranding, espera-se que se tenha resultados perceptíveis. Por conta disso, é importante definir metas quantificáveis para medir o desempenho da ação.

O efeito vai depender muito de como e quando se vai agir, então investir em um bom planejamento e determinar datas para fazer a reavaliação. Uma ação muito comum quando se vai fazer o rebranding é realizar monitoramento social.

Os benefícios do Rebranding

A seguir, serão apresentados alguns benefícios das empresas investirem em um bom rebranding. E os benefícios são:

  • Uma nova identidade visual
  • Diferenciação mais evidente;
  • Agregação de maior valor aos serviços e também aos produtos;
  • Facilitação dos serviços de marketing.

Esses são os benefícios de fazer uma boa renovação na imagem de uma marca. Por isso, as empresas devem investir em uma reformulação. Mesmo uma empresa de reabilitação carteira de motorista pode desfrutá-los.

Contudo, é preciso, como dito anteriormente, ter cuidado, visto que um rebranding às avessas pode significar a desassociação da imagem empresarial ante o público.

Considerações finais

Neste artigo, foi possível conhecer mais sobre o rebranding. No começo, foram vistos alguns conceitos iniciais, como o que é e qual é a importância dessa grande estratégia. 

Eles servem a qualquer empresa, ainda mais para uma empresa que vende textura arenato, por exemplo.

Também foram vistas algumas estrateǵias de rebranding e os tipos importantes que existem. Agora, acredita-se que as empresas estão aptas a descobrir se a marca deve trabalhar esse elemento ou deixar as coisas como estão.

É interessante fazê-lo, o rebranding, dado que as coisas nunca continuam as mesmas no mercado. Então, uma auto escola próximo de mim, por exemplo, sempre deve estar se inovando para que mais pessoas possam ser suas alunas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

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- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

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