O posicionamento estratégico é a maneira pela qual um negócio como um todo consegue se distinguir dos demais pelo valor agregado e como são entregues as soluções reais em diversos segmentos de consumidores.
Surgindo o questionamento sobre quais são as palavras-chaves que vêm à mente quando pensamos em uma empresa de adesivo personalizado com logomarca.
Muitos podem pensar em brindes, etiquetas ou serviços de impressão como sendo sinônimo dessa empresa, por exemplo.
Nesse sentido é necessário desenvolver estratégias operacionais dependendo de como essa empresa está se posicionando no mercado.
Para isso, essa empresa precisa escolher uma ou duas áreas para buscar excelência.
É fato que nenhum negócio pode e consegue satisfazer todos os clientes e ao mesmo tempo ser competitivo no mercado nas áreas de qualidade, custo, rapidez, flexibilidade, inovação e serviços.
Por isso, dentro da empresa é necessário escolher áreas que sejam importantes e considerar estrategicamente as forças e as fraquezas da organização, as necessidades dos consumidores, do mercado e o posicionamento dos competidores.
Escolhida as áreas importantes em um centro de usinagem high speed, por exemplo, passa-se para o planejamento estratégico que permite à companhia competir no mercado e escolher a melhor estratégia a ser aplicada.
Se as estratégias forem bem aplicadas, em sua essência é possível detectar quais os pontos devem ser melhorados e identificar aqueles que não trazem o resultado esperado.
Não é suficiente apenas definir o posicionamento na teoria, ele precisa estar alinhado ao posicionamento estratégico de marketing valendo para todo tipo de empresa, desde as pequenas até as multinacionais.
Realizar esse posicionamento na área de marketing de uma clínica de exame admissional é que irá determinar a vantagem competitiva e seu posicionamento no mercado.
Para isso, existem três estratégias genéricas com o intuito de alcançar essa competitividade: liderança de custos, diferenciação e enfoque.
Na liderança de custos a marca precisa ter o menor custo comparado ao da concorrente e oferecer produtos e serviços de baixo preço.
Na etapa da diferenciação a empresa destaca características únicas da marca, diferenciando-a das demais.
Quanto ao enfoque a empresa deve selecionar um nicho específico de atuação, podendo se utilizar das duas primeiras etapas citadas acima.
Saiba que as estratégias competitivas irão facilitar nas futuras decisões. Isso porque toda a comunicação de uma marca deve ser conduzida por uma estratégia determinada.
Por exemplo, se a marca de impressora termica etiqueta colorida precisa de um posicionamento premium, com certeza a liderança em custos não estará alinhada, porque o preço será maior do que o da concorrência.
Sendo assim, pode-se concluir que o posicionamento estratégico deve fortalecer a preferência dos consumidores e sendo bem definido os diferenciais que uma marca oferece, elas ficarão bem claras para o público-alvo e a decisão da compra será mais fácil.
6 Benefícios do posicionamento estratégico
Dito isso, conheça alguns dos benefícios de um bom planejamento de estratégias:
- Os diferenciais da marca ficam esclarecidos para o público-alvo;
- Conquista de um local na mente dos consumidores;
- Aumento da reputação da marca;
- Maior chance de preferência dos consumidores;
- Conquista do público ideal;
- Objetivo da marca definido e organizado.
Por isso, planejar a estratégia de uma forma adequada faz com que a marca do banner infantil personalizado conquiste um espaço importante na mente dos consumidores. Dessa forma as chances de preferência aumentam.
Como fazer um posicionamento estratégico bom?
Depois que a empresa identifica seu propósito, o público-alvo, proposta de valores, os respectivos diferenciais e a posição dos concorrentes é o momento de colocar o plano de ação em prática.
Não é um processo de curto prazo, por isso, deve ser sempre trabalhado, seguindo alguns passos, como:
- Estudar o público-alvo e saber suas dores;
- Entender o que a marca vai solucionar diante dessas dores;
- Criar propostas de valores para esse público;
- Deixar claro os diferenciais da empresa;
- Investir em recursos que valorizem os diferenciais;
- Lembrar-se de basear a comunicação no posicionamento da marca.
Fortalecer a marca do abadá personalizado feminino, por exemplo, exige um posicionamento estratégico sólido, bem como um marketing consolidado.
Por isso, o planejamento estratégico é tão importante, ele vai fazer com que a empresa identifique se o valor do que está sendo ofertado está de acordo com o que os consumidores buscam e esperam encontrar.
Ele vai fazer, também, com que a empresa perceba se a linguagem e os canais utilizados para a comunicação estão adequados ao público, para que a compreensão seja total.
Além disso, vai identificar o que uma marca específica de instalação de ar condicionado de janela tem de diferencial com relação a marca da concorrência.
Ao posicionar os atributos e benefícios de um produto, com o planejamento estratégico, os profissionais de marketing conseguem identificar quais são as bases relevantes que levam o consumidor a tomar a decisão da compra deste produto.
Outro fator importante na estratégia é comunicar de forma precisa a imagem da marca associando-a a um uso específico.
Na maioria das vezes a competição na lavagem de sofá a domicilio apesar da empresa saber que está competindo com outras nesse mesmo segmento, ela também sabe que existem outras alternativas como realizar a lavagem em casa.
Esse serviço em questão deve ser posicionado contra outros, mesmo que não sejam iguais, mas oferecendo a mesma classe de benefícios ou outros ainda melhores.
É importante, também, posicionar um produto ou um serviço junto a usuários ou grupos de usuários que tenham o mesmo objetivo.
Outro ponto importante no posicionamento estratégico é que a empresa pode alinhar o público-alvo por meio de símbolos culturais utilizados para diferenciar as marcas.
Um bom posicionamento estratégico deve manter o foco no consumidor criando uma posição atrativa para um determinado segmento da audiência.
Após essa identificação é importante perceber qual é a tomada de decisões do público na hora da compra.
Mesmo que o foco principal seja o consumidor, é necessário prestar atenção no posicionamento tomado pela concorrência.
O posicionamento estratégico de uma empresa tem que explorar a área do mercado com menor competitividade.
As competências centrais da empresa precisam ser administradas pelos gestores sem que eles esqueçam de que o desafio ideal não é apenas chegar aos objetivos, mas principalmente manter-se neles.
Essas competências precisam oferecer a expertise e as habilidades necessárias para chegar lá e se manter lá.
De um outro lado, é importante reavaliar a forma como usar essas competências e alocar recursos para que eles deem conta de produzir produtos de alta qualidade no mercado e para suprir os desejos dos consumidores.
De tempos em tempos o posicionamento estratégico exige que a empresa reposicione a sua marca, bem como os produtos e serviços oferecidos. Quanto mais tempo uma determinada posição for mantida, mas difícil será se realocar para os consumidores.
Para isso, é primordial realizar avaliações periódicas da posição estratégica atual e preparar-se para efetuar mudanças quando for necessário.
Nessa batalha de mercado, gestores de empresas devem ficar atentos para assegurar que o posicionamento estratégico seja vantajoso para a organização. Ele não é uma decisão, mas o resultado de todo um processo.
São inúmeros os benefícios de um bom posicionamento estratégico como fidelização de clientes e posicionar adequadamente a empresa no mercado competitivo.
Tudo isso faz com que os clientes desejem comprar a marca preferida quando há bom atendimento. Por essa razão, também, oferecer uma boa experiência de compra é fundamental.
Com o avanço do marketing digital apostar nesse caminho é uma ótima forma de alcançar clientes potenciais e garantir o aumento das vendas e do faturamento do negócio.
Empreendimentos que evoluem com mais rapidez por meio desses recursos têm maior facilidade de se adequarem ao ambiente do mercado com mais facilidade. O mapa de posicionamento é uma técnica amplamente utilizada pelas empresas.
Esse mapa de posicionamento define quais são os diferenciais de um produto que tende a ser mais valorizado dentro da área de atuação.
Para tal objetivo, acompanhar a inteligência do mercado faz com que a empresa saiba exatamente qual o momento para lançar uma mercadoria, como também perceber qual o investimento que não é adequado.
Acompanhar a inteligência competitiva cruzando informações do atual mercado com as informações internas da empresa é um ponto-chave na avaliação do resultado esperado para o posicionamento da marca, produto ou serviço.
Dessa forma o planejamento estratégico consegue ser mais assertivo entre a concorrência, a empresa e o mercado.
Considerações finais
Sendo assim, pode-se concluir que o posicionamento estratégico fortalece a marca, produto e serviço atingindo o público-alvo e suas preferências.
Ele ajuda a esclarecer para o consumidor o que é essa marca, produto ou serviço, mostrando como eles podem ser únicos e diferenciados em relação ao que está sendo oferecido pelos concorrentes e as razões pelas quais estão sendo comprados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.