Há alguns meses atrás o Instagram lançou uma nova ferramenta, chamada post collabs ou traduzido para o português brasileiro, postagens colaborativas.
Assim como outras ferramentas disponibilizadas pela plataforma, essa é mais uma que consegue auxiliar as empresas a conquistarem novos espaços perante os usuários mais frequentes nesta rede social.
Dito isso, o texto a seguir vai explicar um pouco mais sobre esse novo recurso, assim como utilizá-lo, por que investir nele e as suas vantagens.
O que são os post collabs e como utilizá-los?
O post collab é uma ferramenta nova do Instagram que torna possível definir co-autores nas publicações de fotos e vídeos no feed ou reels, com o intuito de aumentar o alcance da publicação.
Sendo assim, uma concessionária, por exemplo, poderia fazer um post collab com uma empresa de limpeza de estofados de carros, pois o seu público acaba sendo o mesmo.
Esse recurso também ajuda a aumentar o engajamento das contas, já que contabiliza igualmente todas as curtidas, comentários e compartilhamentos que vão para as duas contas.
Passos para criação de um post collab
Apesar de parecer difícil, criar um post collab pode ser mais fácil do que se imagina. Segue o passo a passo para o uso:
Passo 1:
Primeiro, é preciso abrir o aplicativo do Instagram, ir até o seu perfil, clicar no botão superior direito e entrar na tela de criar publicações.
Passo 2:
Na parte inferior da tela, vão aparecer opções para o formato do post, vale lembrar que os post collabs só podem ser utilizados em postagens no feed ou reels.
Sendo assim, se o post será sobre, selo mecânico tipo 8, por exemplo, ele não poderá ser postado no stories nem em transmissões ao vivo.
Depois de selecionar uma das duas opções para sua publicação, escolha o conteúdo que será postado e clique na seta no canto superior direito para avançar
Passo 3:
Esta etapa é mais opcional, caso desejar escolha um dos filtros sugeridos pelo Instagram e clique novamente na seta no canto superior direito para avançar.
Passo 4:
O que leva a parte de nova publicação, nela marque a localização, coloque a legenda que seja da sua preferência e vá em “marcar pessoas”.
Passo 5:
Selecione a opção “marcar pessoas” na área de marcação no canto inferior direito, e realize as menções desejadas.
Elas podem ser variadas, como uma empresa de equipamentos para postos de gasolina, por exemplo, teria diversas opções de postos para sugerir uma colab.
Passo 6:
Depois é só selecionar a página que será co-autora da postagem, clicar no certinho azul do lado inferior direito, e fazer o mesmo para postar a publicação.
Feito todos os passos acima, agora é só aguardar que o seu parceiro aceite o convite de post collab para a sua publicação ser postada.
Por que investir em post collabs?
Assim como muitas novidades, no começo por ser uma nova ferramenta, muitas empresas ainda não conseguem compreender a relevância desse novo recurso.
Veja abaixo alguns motivos do porquê investir nesse recurso, estão listados abaixo:
- Maior alcance nas publicações;
- Encontrar novos nichos de venda;
- O uso do novo recurso é gratuito;
- Diminuição nos custos de divulgação das publicações.
Vale ressaltar que um dos motivos mais importantes de se investir em post collabs é o aumento do número de contas alcançadas sem custo nenhum.
Além do aumento de alcance, o aumento no número de seguidores também pode ser muito positivo a médio e longo prazo.
Dessa maneira, fazer colaborações com outras empresas também contribui para a consolidação da autoridade da marca no mercado digital e ajuda a encontrar novos nichos de venda.
Portanto, este é um ótimo meio de diminuir os custos de publicações com anúncios pagos, por exemplo, já o uso da nova ferramenta é totalmente gratuito.
Benefícios de aderir a essa nova prática
A nova prática vem sendo um sucesso entre as empresas de pequeno porte, tendo em vista que o maior benefício é o alcance.
Um post collab pode ajudar a aumentar os seguidores de uma organização ou marca, além de fazer os clientes ganharem confiança na marca, manter a qualidade e relevância das publicações, e muito mais.
A partir de tudo o que aqui foi abordado, a seguir será explicado um pouco melhor esses benefícios já mencionados.
Aumento de seguidores
Este é um recurso muito vantajoso para uma empresa de sistema de localização de veículos, por exemplo, fazendo uso de post collabs ela tem um alcance duplicado.
Sendo que a duplicação do seu alcance fará com que mais pessoas conheçam a sua marca e o seu produto.
Assim, os seus seguidores poderão conhecer e seguir o perfil do seu parceiro e os seguidores dele poderão conhecer e seguir o seu perfil.
É possível usar como exemplo uma empresa de manutenção de veículos que faz parceria com uma loja que vende produtos para retífica de cabeçote motor de veículo, disco de freio, câmbio, entre outros.
Para isso, a empresa pode fazer um vídeo mostrando o trabalho sendo feito e ir fazendo propaganda dos produtos da marca parceira em uso. Depois marcar a empresa como co-autora do post collab.
As pessoas que seguem ambas as empresas poderão ver o post e conhecer os serviços das duas. Assim os post collabs acabam sendo opções vantajosas para os dois lados.
Ganhar a confiança do cliente
Um dos maiores desejos das empresas é o de melhorar seu relacionamento com os clientes e consolidar sua marca como referência para eles.
Por meio de posts collabs, esse objetivo se torna um sonho cada vez mais possível de se realizar.
Basta olhar para uma oficina mecânica especializada em alinhamento balanceamento e cambagem, por exemplo, consegue facilmente achar empresas para realizar post collabs.
Isto porque independente do formato ou do recurso usado, a co-autoria de posts é uma prova social, algo indispensável para vender hoje em dia.
Como ninguém quer ser o primeiro a testar um novo serviço ou produto, antes de comprar os consumidores hoje em dia buscam todas as informações necessárias sobre o negócio.
Podemos usar como exemplo um Influenciador digital em uma loja de peças automotivas, por ser alguém muito seguido na internet, precisa conhecer bem os produtos que vai indicar.
Se ele testar, por exemplo, uma bateria estacionária para som automotivo, e comprovar que é um produto de qualidade, seu público se interessará em adquirir produtos dessa loja.
Portanto, esses são alguns dos cenários de como o uso de post collabs podem ajudar novos clientes a criarem confiança em comprar um produto ou contratar um serviço pela primeira vez na empresa.
Dividir a criação de conteúdos
Toda empresa no Instagram, como no caso de uma empresa de manutenção automotiva, precisa estar atualizando suas informações regularmente.
Então, é assim que a organização atrai mais engajamento para o seu perfil e consegue mais seguidores.
Entretanto, produzir conteúdos relevantes e de qualidade diariamente não é fácil, entretanto, assim como outras coisas na vida, essa atividade pode ficar mais fácil se a empresa puder dividir essa responsabilidade.
Por meio do uso de post collabs, essa alternativa fica muito mais possível de ser usada e além disso mais acessível.
Por exemplo, uma empresa especializada em GNV manutenção e distribuição pode combinar com uma outra empresa de postos de gasolina a divisão de publicações.
As duas empresas poderão ganhar tempo para criar publicações de qualidade, pois quando uma estiver fazendo um post a outra já pode estar trabalhando em um outro que ajude a conquistar mais audiência para os dois.
Considerações finais
Em resumo de tudo o que aqui foi abordado, é possível dizer que o post collab, que também é conhecido como postagem colaborativa, é uma ferramenta criada para trazer mais engajamento para uma marca e fortalecer a presença de uma empresa no Instagram.
Mais do que dividir tarefas, posts collab é uma forma de apresentar para as pessoas novas soluções que elas não conheciam.
Isso faz com que parcerias que podem ser úteis para o consumidor, por até mesmo complementar um produto ou serviço, pode também fazer a marca da empresa ser referência no produto.
Portanto, essa pode ser uma boa alternativa para pessoas, empresas e marcas que estão começando a trabalhar no seu engajamento.
Da mesma forma que as organizações maiores também podem se beneficiar, aumentando ainda mais a sua relevância perante as pessoas e alcançando novos públicos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.