Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

Pinterest: Saiba Como Usar Métricas

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Rod Lopes

O Pinterest é uma rede social que permite aos usuários descobrir, compartilhar e salvar ideias. Quando estão navegando pelas publicações, conhecidas como pins, eles encontram as inspirações necessárias para criar suas pastas.

Estas podem ser públicas ou privadas e reúnem referências sobre os mais variados assuntos de interesse do usuário. A plataforma surgiu em 2010 como uma rede social comum, mas hoje é considerada como o maior mecanismo de busca visual do mundo.

Para fortalecer a inteligência da busca visual, várias ferramentas são desenvolvidas, fazendo com que a plataforma supere qualquer outro buscador nesse quesito.

A própria rede social define que seu maior propósito é inspirar a vida das pessoas e, atualmente, possui 300 milhões de usuários que procuram inspirações dentro dela.

Algo muito comum nas estratégias de marketing digital hoje em dia é estar presente nas redes sociais, existem várias opções de plataformas que podem ser trabalhadas no planejamento de marketing.

O Facebook e o Instagram costumam ser os mais usados, mas o Pinterest traz uma maneira diferente de interagir com o público, e é interessante saber usá-lo antes de começar.

Pensando nisso, neste artigo, será explicada a importância do Pinterest, quais são suas principais métricas e os benefícios que pode trazer.

Importância do Pinterest

O Pinterest é uma rede social importante para os negócios por conta de tudo aquilo que pode fazer pelas empresas, como:

  • Gerar tráfego;
  • Bom posicionamento no Google;
  • Uso de links;
  • Usuários engajados;
  • Integração com outras redes sociais.

O Pinterest não é uma rede social superlotada como acontece com o Facebook e o Instagram, por essa razão, nem sempre os usuários conseguem encontrar conteúdos de qualidade, além da concorrência ser menor.

Com isso, uma empresa especializada em projeto arquitetônico hamburgueria consegue ter mais visibilidade e se destacar por conta de seu diferencial, mas tudo também depende da qualidade do conteúdo postado.

Ao contrário do que acontece com outras plataformas, quem usa o Pinterest está procurando um conteúdo e quer uma informação.

Isso faz com que o tráfego para a página do negócio seja muito maior, afinal, os usuários estão interessados nos assuntos que procuram.

Hoje em dia, a maioria dos usuários que chega até uma página com a ajuda dos buscadores faz isso porque sabe que com eles vai encontrar tudo o que precisam.

É uma estratégia de marketing digital usada pela maioria das empresas, e é possível fazer parcerias para melhorar ainda mais os resultados. Quando as páginas da rede social são otimizadas, fica mais fácil atrair visitantes.

Converter também fica muito mais fácil porque é possível inserir links onde os usuários clicam e podem ser direcionados para outras plataformas.

Mesmo que um fabricante de perfil U de ferro galvanizado publique um pin, se seu link não for salvo, será incluído automaticamente, da mesma forma, o visitante será direcionado para a página do negócio.

Os usuários do Pinterest, inclusive, são muito mais engajados, e além de acessarem todas as informações que procuram, conseguem muito conteúdo visual, tanto é que 8 a cada 10 usuários compram os produtos com base naquilo que viram na plataforma.

Por fim, o Pinterest é totalmente integrável a outras redes sociais, como Twitter e Facebook, isso gera ainda mais tráfego e engajamento.

Principais métricas do Pinterest

Não basta apenas usar o Pinterest como ferramenta de marketing digital e não acompanhar os resultados da plataforma.

A própria rede social oferece uma ferramenta de analytics onde é possível acompanhar suas principais métricas. São elas:

Impressões

Na seção de impressões, é possível ver o número de meses em que os pins foram exibidos, nível de engajamento com o conteúdo, público total, público engajado e uma seleção com os principais pins.

Um centro veterinário para pássaros pode fazer uma análise das últimas 24 horas, da última semana, última quinzena, últimos 21 dias, último mês, último bimestre e último trimestre.

O Painel também permite filtrar a busca por tipo de conteúdo e outras informações como dados, fonte, gênero, idade, dispositivo e conta conectada.

Estatística dos pins

Aqui, a marca visualiza o desempenho individual de cada pin, informações como número de impressões, cliques, reações e visualizações ficam disponíveis.

A análise corresponde aos últimos 7, 30, 60 ou 180 dias, mas assim como no caso das impressões, pode-se criar um período personalizado e filtrar melhor a busca.

Tudo o que o usuário precisa fazer é abrir o aplicativo, clicar no ícone correspondente ao perfil e logo em seguida selecionar o pin que deseja analisar por meio da opção “ver mais estatísticas”.

Público

A métrica sobre o público ajuda a analisar as características da persona, além de aumentar as oportunidades de elevar o nível de engajamento por conteúdos em categorias diferentes.

Uma empresa de pavimentação no asfalto encontra categorias e interesses, tais como idade, dispositivo, local e gênero. Mas a análise de público só pode ser feita a cada trinta dias, ao contrário das demais que trazem outras opções de período.

O usuário só precisa abrir o aplicativo, clicar na opção “analytics“ e logo depois acessar “informações do público”. Depois de percorrer esse caminho, basta analisar os relatórios e comparar os dados entre um público e outro.

Benefícios do Pinterest para os negócios

Incluir o Pinterest nas estratégias de marketing pode trazer muitos retornos para as empresas, e dentre os que mais se destacam estão:

Inspirar-se

O Pinterest é uma rede social muito rica em ideias, por isso os usuários podem usá-la como fonte de inspirações. Ao longo da carreira, é muito comum que os profissionais se vejam sem nenhum tipo de inspiração e tenham problemas com a criatividade.

Por exemplo, se alguém precisa criar um plano diretor mobilidade urbana, pode usar o Pinterest para ter ideias diferentes.

Alguns profissionais passam horas do dia rolando o mouse para ter acesso à imagens diferentes e, com isso, enriquecer seus projetos de trabalho.

Também existe a possibilidade de poder visualizar e se inspirar por meio de conteúdos provenientes do mundo todo, tendo em vista que essa rede social é acessada por pessoas de vários países e em diferentes continentes.

Imagens de excelente qualidade

A qualidade das imagens talvez seja o principal motivo pelo qual muitos usuários escolhem usar o Pinterest em suas estratégias de marketing digital.

Para se ter uma ideia, 99% dos arquivos encontrados na plataforma são de excelente qualidade. Algumas fotos simplesmente parecem surreais, como se realmente tivessem sido tiradas do portfólio de um profissional.

Mesmo existindo uma grande opção de sites com o mesmo propósito, não é fácil encontrar imagens sobre os mais variados produtos e serviços, como estudo prévio de impacto de vizinhança, com tanta qualidade.

Vale muito a pena prestar atenção nessa plataforma, caso a companhia queira construir boas campanhas visuais.

Melhora a divulgação do trabalho

É sempre bom ter mais opções para divulgar o trabalho, e essa plataforma permite, além da inserção de uma imagem, a colocação de um link que leva o usuário para outro site.

Consequentemente, ele pode levar um potencial cliente a fazer uma compra no site da organização, mas, para conseguir isso, é muito importante ter uma conta comercial, que é totalmente gratuita e permite diversas análises.

Anúncios personalizados

Uma empresa de sacada com vidro de correr pode usar diferentes redes sociais para suas estratégias de marketing e criar anúncios patrocinados. Com o Pinterest não é diferente, e ele conta com elementos que impulsionam os pins.

Dessa forma, eles serão melhor divulgados e vão aparecer para uma quantidade maior de pessoas que correspondem ao perfil de público da organização. Outra possibilidade é visualizar as estatísticas sobre o desempenho dos pins.

A marca não precisa se desesperar para conquistar mais seguidores, como acontece em outras redes sociais, tendo em vista que existe uma correlação entre os seguidores e os resultados de tráfego e exposição.

Em outras palavras, cada pin criado por uma clínica especializada em pigmentação de couro cabeludo pode gerar uma visualização na plataforma e ultrapassar a quantidade de seguidores.

Variedade de conteúdos

A principal vantagem do Pinterest é a vasta quantidade de imagens compartilhadas dentro dele, e mesmo que a necessidade do usuário seja muito simples ou muito específica, sempre vai conseguir encontrar algo relacionado.

Ele é atualizado constantemente com novos conteúdos por todos os seus usuários, por isso é possível trabalhar com diferentes opções de busca para deixar o material o mais claro possível.

Considerações finais

Estar presente nas redes sociais é uma necessidade hoje em dia, e o Pinterest é uma plataforma que traz muitos benefícios para as organizações compartilharem imagens e interagir com o público.

Neste artigo, foi possível conhecer mais sobre suas principais métricas e todos os benefícios que a presença da marca nesse canal pode trazer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

Bio

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