Com o aprofundamento das dinâmicas digitais dentro de um contexto empresarial cada vez mais ávido por novidades desse meio, é fundamental entender a respeito de algumas estratégias, portanto, compreender a respeito das parcerias de co-marketing pode ajudar.
É certo que o mundo dos negócios sempre tiveram um grande apreço por novas ferramentas e possibilidades que pudessem agir em conjunto para que o público-alvo fosse atingido de forma objetiva e criativa.
Esses são aspectos que tiveram uma grande influência nesse meio e, até hoje, garantem que alguns pontos possam se realizar de forma ampla e inovadora, uma vez que há uma série de possibilidades que se adaptam aos mais diferentes modos de agir.
Na verdade, isso é importante porque as empresas, em grande medida, estão inseridas em um contexto heterogêneo que, embora haja similaridades, há, também, uma perspectiva intrínseca a cada movimento feito dentro do mercado.
Por esse motivos, existem tantas ferramentas e, também, possibilidades de atuação com cada uma delas, levando-as a consolidar uma série de elementos importantes no dia a dia estratégico de cada marca.
Esse ponto em particular sempre teve uma manifestação importante dentro do marketing, mas, em grande medida, há um desdobramento dentro das mais diversas perspectivas que as empresas conseguem adotar.
Toda essa dinâmica é importante e garante um grau de sustentação que consegue dialogar com as mais diferentes épocas. Isso porque há um alto grau de adaptação às tecnologias vigentes em cada uma delas.
O histórico do marketing pode fornecer algumas pistas a respeito dessa dinâmica, uma vez que ele surgiu como uma consequência direta das tecnologias industriais e se desenvolveu dentro de um contexto de implementação midiática.
Não há quem não consiga sustentar uma integração bem elaborada dessas estratégias dentro do modelo empresarial vigente em uma perspectiva de negócio, seja em qual tempo for.
No começo do século passado, por exemplo, o cinema era uma grande forma de criar vínculos com um público um pouco mais massificado, mas que, ainda, não estavam inseridos em um contexto de impacto amplo.
No entanto, essa era a tecnologia mais importante da época e conseguia sustentar algumas dinâmicas essenciais de comunicação dentro de uma lógica que era a mais sofisticada que se podia ter naquele contexto.
Com o passar dos anos, algumas mídias de penetração doméstica criaram um elemento importante de sustentação dentro desse meio, o que garantiu que a comunicação de massa seguisse o seu curso natural.
O rádio como primeira expressão de comunicação eletrônica dentro das casas das pessoas foi um elemento central para a propagação de certas possibilidades de marca e, também, de governos e ideais políticos.
Esse período ficou muito marcado por grandes discursos e, também, os primeiros jingles surgiram e garantiram uma fixação de marca bastante importante dentro do imaginário coletivo da época.
Então, se um escritório especializado em emissão de laudo de insalubridade e ltcat estivesse orientando algumas ações a esse respeito, isso poderia representar uma consolidação de marca essencial.
Já com o passar dos anos, a televisão virou o grande elemento de comunicação, o que rendeu, inclusive, o título de era de ouro da publicidade para os anos de sua implementação na casa das pessoas.
Todo mundo se lembra de pelo menos um comercial que marcou sua vida, sendo capaz de mencionar bordões ou, até mesmo, cantar músicas.
Isso poderia ser traduzido em uma abordagem humorística a respeito de um refrigerante ou mais intensa tratando de alguns serviços de planos funerários para cemitério.
Não havia como fugir desses imperativos se a empresa tivesse verba para anunciar dentro dessas programações, já que elas possuíam uma penetração muito forte dentro da vida e das casas das pessoas.
Esse foi o último grande movimento publicitário que as mídias eletrônicas não digitais proporcionaram para o mundo de uma forma geral.
Isso porque, logo, uma nova possibilidade passou a fazer parte do mundo das empresas de forma muito mais democrática e segmentada.
As tecnologias digitais são, portanto, mais uma prova de como essas estratégias podem se adaptar dentro dos mais diferentes contextos e épocas para consolidar algumas dinâmicas importantes.
Atualmente, há uma facilidade muito grande de um cliente encontrar um serviço de troca de óleo mais próximo, o que faz com que uma nova cultura surja e consiga formular algumas dinâmicas importantes.
O que é marketing digital?
Baseando-se em todos esses elementos, é importante entender que há uma manifestação estratégica essencial dentro do contexto digital.
Esse é um ponto essencial que, via de regra, tem uma capacidade bastante ampla de fornecer alguns insumos para as comunicações e, também, facilidades para o consumo das pessoas.
O marketing digital é uma manifestação online de uma estratégia que sempre foi fundamental para o mundo das empresas.
No entanto, ele não é apenas uma replicação desses elementos dentro de um novo universo, mas, sim, um ponto importante de sustentação de novas ideias.
Nesse caso, partindo dele, é possível entender como uma padaria que oferece o serviço de café da manhã para empresa consegue sustentar suas vendas.
Isso ocorre, sobretudo, a partir de algumas possibilidades de pesquisa que o cliente terá dentro desse universo.
Com isso, a empresa terá que sustentar alguns métodos que vai conseguir criar uma atração para que, assim, seja possível interagir de forma ampla com o mercado.
Esse é um aspecto básico que precisa ser levado em consideração dentro dessas instâncias.
Além disso, é possível orientar as mais diversas perspectivas dentro dessas possibilidades, como é o caso de um aluguel maquina de xerox.
O que é co-marketing?
É certo que essa perspectiva digital suscitou uma série de ferramentas que podem auxiliar nas dinâmicas empresariais.
Baseando-se nessa afirmação, é possível entender a respeito de alguns desdobramentos essenciais nesse meio.
O co-marketing não é uma ferramenta tão nova assim dentro desse universo de implementações, mas, via de regra, tem ganhado alguns aprofundamentos dentro dessas dinâmicas.
Hoje em dia, por exemplo, é muito comum ver empresas de telefonia fecharem parcerias grandes com serviços de streaming.
Esse aspectos pode entrar em uma lógica de co-marketing, uma vez que são duas empresas atuando com o mesmo fim e um público específico.
No mundo digital, é possível ver isso em parcerias de blogs e produções de conteúdos distintos.
Então, por exemplo, uma empresa que trata a respeito de negócios imobiliários pode fornecer alguns insumos para que o cliente pesquise por chaveiro 24h perto de mim.
Esses são pontos importantes que fazem do co-marketing uma das grandes tendências do mercado contemporâneo.
Um case real de co-marketing é da Dra. Lívia Néri, dentista especialista em tratamento de canal e professora de cursos de especialização em endodontia de alto nível e eu, Rod Lopes. No caso, eu ajudo a Lívia se posicionar melhor no digital e ela ajuda a divulgar meus trabalhos. Dessa forma, ela ganha por conseguir captar mais pacientes e alunos e eu ganho por receber mais oportunidades de trabalho a partir das indicações dela.
Os benefícios do co-marketing no mundo digital
É notório que esse tipo de estratégia tem a ver com alguns elementos essenciais de consolidação que precisam ser levados em consideração dentro dessas possibilidades.
Não há como fugir de certos pontos quando se fala do co-marketing, uma vez que ele pode trazer alguns elementos essenciais.
O setor de empresas de outsourcing de impressão SP, por exemplo, pode oferecer uma série de parcerias dentro de uma única lógica de consumo.
Nesse caso, torna-se importante apontar para alguns benefícios que esse tipo de orientação pode trazer. São eles:
- Conquista de novos públicos;
- Aumento de mercado;
- Parcerias estratégicas;
- Vínculos de imagem.
Esses são aspectos importantes que podem ser atingidos dentro de uma dinâmica de co-marketing, mas é preciso que alguns passos sejam dados.
Como fazer um bom co-marketing?
Não há como fugir de alguns imperativos quando o assunto é co-marketing, uma vez que ele precisa ser bem-feito.
Se isso não ocorrer, é possível que haja algum desgaste importante do ponto de vista da marca e isso pode ser bastante prejudicial.
Planejar uma via de mão dupla
Quando se fala a respeito desses elementos, é preciso entender que todas as empresas estão buscando se consolidar.
Por essa razão, é preciso que haja uma compreensão bastante ampla a respeito das realizações que cada uma delas pode fazer.
Esses são elementos centrais para que haja uma aceitação dentro do mercado a respeito desses pontos.
Nesse caso, um lar temporário para idosos, por exemplo, pode sustentar algumas propagandas a respeito de materiais de cuidados para a terceira idade.
Saber escolher um parceiros
Esse é, talvez, o aspecto mais importante dentro dessa lógica, uma vez que é preciso que as parcerias sejam bem elaboradas.
Isso significa compreender a respeito de aspectos de concorrência e, também, se há um diálogo daquela parceria com o público correto.
Além disso, é preciso que haja confiança no serviço oferecido, uma vez que alguns aspectos negativos da marca podem reverberar na empresa.
Por essa razão, é preciso analisar cada ponto para conquistar uma parceria bem elaborada nesse meio.
Considerações finais
O estabelecimento de algumas possibilidades dentro do meio do marketing digital possibilitou que alguns elementos fossem sustentados de forma bastante ampla.
Entender, nesse caso, a respeito das possibilidades do co-marketing pode ser um fator essencial dentro dessas dinâmicas.
Saber aplicá-lo é, portanto, um imperativo que fundamenta os mais diversos mecanismos de mercado e deve ser aplicado com o acompanhamento de um profissional de marketing digital.
Por isso, é essencial que cada ponto seja levado em consideração, uma vez que a intenção das empresas é obter um crescimento salutar em seus segmentos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.