Diante da vastidão de possibilidades que o marketing oferece, compreender algumas de suas ferramentas acaba sendo essencial. Nesse sentido, vale redobrar a atenção quando o assunto é o método AIDA.
Milhares de nomenclaturas circulam o ambiente empresarial e, muitas vezes, acabam confundindo mais do que ajudando.
Entre siglas, terminologias em inglês e, aprofundando ainda mais, siglas estrangeiras, fica difícil entender tudo que há disponível para elevar o desempenho de uma empresa.
Porém, alguns velhos conhecidos do marketing acabam sendo uma espécie de cais que sustenta a segurança de uma navegação.
Por exemplo, uma empresa que trabalha com gravação em copos pode, em grande medida, fazer uma análise de mercado com base em algumas possibilidades estabelecidas há muito tempo.
Esse é o caso da análise de SWOT, onde uma gestão consegue avaliar diversos fatores do mercado de forma simplificada.
A partir da força que a empresa tem, há a necessidade de intervir partindo desse aspecto para que, assim, seja possível fixá-la em um mercado.
Isso vale no sentido oposto para a fraqueza que ela obtém, uma vez que essa precisa ser resolvida e se manter oculta.
Além disso, a avaliação de mecanismos externos podem fundamentar quais serão as estratégias a serem seguidas dentro de um mercado.
Ter em mente essas estratégias pode acabar ajudando qualquer marca a se consolidar frente seu público.
Supondo que uma fábrica de pontes rolantes suspensas esteja querendo entender como se comportar em um mercado. Esse pode ser o momento de aplicar o 6W2H.
Essa estratégia está relacionada com uma série de perguntas que vão nortear algum caminho estratégico.
Elas podem ser resumidas em: what? (o que?), where? (onde?), who? (quem?), when? (quando?), wins? (ganhos?), how? (como?) e how much? (quanto?).
Todas essas perguntas podem ser o ponto chave para começar um planejamento estratégico e mitigar falhas.
Isso pode acabar norteando qualquer ação em todo tipo de mercado possível. Se uma empresa de impermeabilização de caixa d’água de amianto estiver buscando se impor através dessa estratégia, ela conseguirá.
Afinal de contas, ela fornecerá respostas para uma série de questionamentos que são fundamentais na hora de se construir um planejamento estratégico.
Contudo, essa não é a única maneira de se adotar uma ferramenta para nortear a ação de uma empresa. Há uma série de outras possibilidades que o mercado tem colocado diante das ações de marketing para ajudá-la.
Possuindo essas mesma característica etapista, o AIDA aparece como uma ferramenta complementar nesse universo de marketing.
O que é AIDA?
Qualquer adoção estratégica dentro do mercado exige uma série de cuidados a serem levados em consideração.
O mais importante de todos é que sempre a compreensão do significado mais elementar da ferramenta, não há como obter os resultados que se espera.
Por isso mesmo, identificar o que é o AIDA e como ele pode ajudar uma empresa a conquistar bons resultados pode ser fundamental.
Essa é uma ferramenta muito mais antiga do que se pode imaginar. Criada no final do século XIX, ela contava com apenas três letras em sua sigla, o AID. Só depois de algumas décadas de sua aplicação que ela veio a ganhar o último “A” de sua grafia.
Essa sigla, portanto, faz referência a quatro eixos centrais da atração dentro de uma lógica de mercado:
- Atração;
- Interesse;
- Desejo;
- Ação.
Existe, nesse sentido, uma série de mecanismos que vão levando um consumidor cada vez mais para uma espécie de funil de vendas.
Na verdade, essa estratégia acabou derivando do AIDA e tem a intenção de fazer essa avaliação com relação a um lead no ambiente digital.
Cabe, portanto, entender quais são cada uma das determinações desses aspectos citados anteriormente.
O primeiro ponto diz respeito a como a marca vai atrair a atenção de seu público para aquilo que está sendo publicitado.
Uma empresa de aluguel de empilhadeira Toyota pode utilizar, por exemplo, mecanismos de inbound marketing para trazer esse público para a marca.
Contudo, não basta apenas que a pessoa olhe para a vitrine, é preciso que ela seja atraída e, posteriormente, tenha interesse naquele item.
Diante disso, essa relação começa a assumir ares um pouco mais complexos e, por isso mesmo, precisa ter cada vez mais atenção.
Se o cliente tomou contato e se interessou pelo produto ou serviço, há aí meio caminho andado para os dois passos seguintes.
No caso de uma pesquisa por rosca transportadora tubular em um mecanismo de busca, o usuário pode passar pelas duas etapas anteriores e atingir o ponto do desejo.
Nesse caso, o desejo funcionaria mais como uma necessidade e um reconhecimento daquele produto como um item que resolveria o problema.
Por fim, é na ação que mora a razão de ser do AIDA. Ou seja, toda aplicação estratégica tem o objetivo de levar o cliente a fazer alguma coisa.
Nesse caso específico, todos os elementos direcionaram aquela pessoa para efetuar uma compra.
Mas, por exemplo, um canal de vídeo que faz conteúdo relacionado com toldos e coberturas em Alphaville pode, via de regra, buscar uma ação diferente.
Esse pode ser o momento de levar o usuário a seguir a página ou compartilhar o conteúdo daquele canal com amigos.
Tudo isso vai depender de como o AIDA vai ser conduzido para a obtenção de um resultado específico.
Por que aplicar?
O sentido de se considerar o AIDA para a consolidação da estratégia pode resvalar, em certa medida, nas mesmas razões de se adotar o funil de vendas.
É importante, portanto, ter em mente que essa é uma perspectiva que pretende acompanhar todas as etapas de um possível cliente de uma empresa.
Sendo assim, é preciso apontar alguns pontos essenciais que buscam fundamentar essa relação de forma mais ampla.
Comunicação precisa
A partir do momento que se reconhece a etapa que aquele possível cliente está passando dentro do ambiente da empresa, é possível seguir com algumas comunicações mais específicas.
O grau de complexificação dessa relação vai incidir, inevitavelmente, nesse tipo de abordagem.
Fidelizar cliente
Além disso, ao melhorar a experiência de um cliente dentro de uma plataforma, por exemplo, a chance de fidelizá-lo é grande.
Uma empresa que oferece aluguel de container habitável pode conquistar esses clientes de forma contínua por conta de suas experiências.
Remarketing
Por fim, em cada etapa reconhecida desse processo haverá uma forma de aplicar o remarketing para o cliente.
Sendo assim, esse reconhecimento tem a capacidade de sustentar uma comunicação que pode trazer aquele lead de volta.
Como aplicar o método?
Partir para a aplicação do AIDA pode parecer uma tarefa simples e, de fato, acabando sendo. Entretanto, se alguma etapa fundamental for negligenciada, é bem provável que a estratégia acabe naufragando.
Por isso, apontar alguns passos essenciais pode ajudar na hora de consolidar esse ponto estratégico.
Conheça o público e defina a persona
Esse pode ser um dos elementos mais falados em toda estratégia de marketing que se preza.
No entanto, ele não pode passar despercebido em nenhum momento, uma vez que é no público que reside a razão de ser da comunicação.
Entendê-lo, portanto, significa conhecer os seus aspectos mais preponderantes para que, assim, seja possível especificá-lo ainda mais em uma persona.
Essa definição, por sua vez, é a definição de um interlocutor ideal para a marca. Ou seja, é com esses elementos que uma empresa que vende calendário 2021 folha A4 vai se comunicar.
Considere todas as etapas
Apesar de muito importantes, algumas etapas podem acabar sendo negligenciadas na hora da aplicação.
É certo que a busca maior quando esse tipo de questão é aplicada é, justamente, a orientação para a ação de compra.
No entanto, para que ela ocorra, é fundamental que todos os outros pontos sejam levados em consideração da mesma maneira.
Jornada do cliente e funil de vendas
Estabelecer esse tipo de horizonte estratégico aliado a outros pontos pode ser a garantia de sucesso.
Diante disso, observar a jornada do cliente para a aplicação do funil de vendas pode ser uma das aplicações mais elementares quando o assunto é lead.
Porém, é sempre importante orientá-lo para a ação, gerando todos os elementos presentes no AIDA.
Sendo assim, há uma maneira quase que infalível de conduzir um lead: unir a jornada do cliente, o funil de vendas e o AIDA.
Considerações finais
O marketing é munido de uma série de terminologias que podem acabar confundindo na hora de aplicá-las.
Com o AIDA não é diferente. Apesar de sua consolidação há mais de um século, não é sempre que ele é bem utilizado.
Portanto, entender suas potencialidades e aplicações acaba sendo um dos fatores preponderantes para garantir o sucesso de uma marca para seu público.
Seja no ambiente digital ou analógico, esse tipo de estratégia é uma das garantias de sucesso na hora de se consolidar no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.