Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

O Segredo do Marketing Para Vender: Converse Com Pessoas

O Segredo do Marketing Para Vender Converse Com Pessoas
Foto de Rod Lopes

Rod Lopes

Você já investiu em marketing com anúncios pagos, criou conteúdo orgânico, distribuiu panfletos pela vizinhança e até considerou fazer sinal de fumaçã para alcançar seus clientes.

Mas, apesar de todos esses esforços, sente que falta algo? Segure essa xícara de café e fique comigo, porque estou prestes a revelar o ingrediente secreto que pode transformar o seu negócio.

Você Pode Atrair, Mas Precisa Conectar

Atrair clientes é como preparar um banquete e esquecer de enviar os convites. Você pode ter o melhor produto ou serviço, mas sem conexão humana, é apenas mais uma opção no mercado.

Imagine a Dona Maria, que tem uma pequena loja de artesanatos em Salvador. Ela investiu em anúncios no Facebook, no Instagram, no Google e atraiu visitantes para sua loja online.

Mas foi só quando começou a conversar com seus clientes pelo WhatsApp, entendendo suas necessidades e contando a história por trás de cada peça, que as vendas realmente decolaram.

O Medo de Aparecer Não Pode Impedir o Crescimento

Muitos profissionais autônomos preferem ficar nos bastidores, deixando o produto brilhar sozinho. Mas aqui vai uma verdade dura: pessoas se conectam com pessoas, não com produtos.

Pense no Kelly Rosa, uma psicóloga borderline em São Paulo. Ele evitava aparecer em vídeos ou reuniões, preferindo se comunicar apenas por Whatsapp.

Um dia, decidiu participar de uma live no Instagram para falar sobre os sintomas do borderline. A partir daí, não só ganhou novos pacientes como fortaleceu relacionamentos existentes.

Ferramentas São Ótimas, Mas a Conversa é Essencial

As ferramentas de marketing são como instrumentos musicais. Você pode ter a guitarra mais cara, mas sem tocar uma melodia, ninguém vai dançar.

Considere uma padaria no Rio de Janeiro. Eles usavam o Instagram para postar fotos de pães e doces, mas a interação era baixa.

Quando começaram a responder comentários, fazer enquetes nos stories e até ligar para clientes fiéis para saber sobre novas receitas, a comunidade em torno da padaria cresceu exponencialmente.

Passos para Iniciar a Conversa

  1. Personalize o Contato: Use o nome do cliente e referências pessoais.
  2. Faça Perguntas Abertas: Incentive o diálogo, não monólogos.
  3. Esteja Presente em Várias Plataformas: Facilite o contato onde o cliente se sentir mais confortável.
  4. Ofereça Valor Antes de Vender: Compartilhe dicas, informações e conteúdo relevante.

Canais de Comunicação vs. Nível de Engajamento

Canal de ComunicaçãoNível de Engajamento
E-mail MarketingMédio
Redes SociaisAlto
Atendimento TelefônicoMuito Alto
Chat OnlineAlto
PanfletosBaixo

O que eu penso sobre conversar com pessoas para vender?

Bem, não importa quantas estratégias de marketing você implemente, se não estiver disposto a conversar com as pessoas, estará perdendo o maior segredo do sucesso nos negócios.

Então, pegue o telefone, responda aquela mensagem, apareça naquela live. Porque o verdadeiro marketing começa quando duas pessoas começam a conversar.

Foto de Rod Lopes

Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional.

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e estratégico de alto nível sempre focado em resultados.

Bio

Agende o melhor horário para uma consultoria particular, online e ao vivo para melhorar ainda mais seu posicionamento no mundo dos negócios online.

Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário e compartilhe. Só assim vou saber se estou contribuindo e como posso melhorar. Obrigado!