Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

Marketing Digital ou Mídias Sociais: Saiba em qual das duas investir 4 benefícios

marketing digital ou midias sociais
Picture of Rod Lopes

Rod Lopes

Marketing Digital ou mídias sociais, os dois são muito essenciais para serem trabalhados em um negócio. Cada um tem os seus aspectos próprios, cada um deve ser trabalhado em uma empresa, mas vai depender também dos objetivos que a empresa tem para os usar.

Se uma certa empresa tem o foco de fortalecer a sua estratégia de conteúdo, como uma empresa de conserto motor portão basculante, deve investir em mídias sociais. Assim, pode produzir mais conteúdo e usar as mídias sociais para promover esses conteúdos.

Já o marketing digital tem foco em outros elementos. Por isso, é importante compreender bem o que cada uma dessas estrateǵias podem significar. Dado que, cada uma pode ser melhor do jeito que for usado por um negócio de que vende lacre adesivo, por exemplo.

É possível ainda que os dois sejam usados em conjunto sem se fazer necessária uma separação entre eles. E hoje em dia tem dado muito certo essa junção.

Com a ampliação do marketing digital e das chamadas “mídias sociais”, uma simples publicação feita sem intenção pode alcançar níveis altos de popularidade, principalmente, se criada de modo refletido e estratégico.

Já não é mais uma notícia nova a influência que as mídias sociais têm na vida e nas decisões da maioria das pessoas. E por isso, uma empresa que trabalha com a venda de tela de aço para piso deve buscar investir também em mídias sociais.

Mas, claro, há sempre um deles que pode dar mais resultados em comparação com o outro. E ao decorrer do artigo, vai ficar mais claro qual deve receber mais investimento de uma determinada empresa.

Conceito de mídias sociais

As mídias sociais são redes de publicações de idéias e conexão social, e empresas de todo o planeta usam essas mídias para falar mais sobre os seus produtos, serviços e mostrar os valores do negócio. 

Hoje em dia, grande parte dos brasileiros estão ligados às mídias sociais, o que as tornam uma ferramenta muito forte. Então, isso está sendo um enorme potencial para o marketing de mídia social crescer as vendas das empresas. 

O que é Marketing digital?

O marketing digital é o processo de marketing de criação de consciência e promoção de uma empresa ou produto online utilizando todos os canais digitais possíveis. Os principais elementos do marketing digital são:

  • Marketing de site;
  • O SEM (marketing de mecanismo de pesquisa);
  • Marketing móvel;
  • Marketing por e-mail;
  • Publicidade em banner online;
  • Marketing em vídeo;
  • Marketing em mídia social.

Esses são os canais de marketing digital. Como pode ser visualizado, as mídias sociais, também são um canal de marketing digital. Então, como já foi mencionado, há uma conexão entre os dois.

A importância de investir em mídias sociais

A seguir, serão apresentadas algumas razões da importância de fazer investimentos em mídias sociais. Serão 5 razões para justificar o porquê de uma empresa que trabalha com estrutura metálica aparente investir em mídias sociais:

Custos

O investimento é importante para um bom planejamento de mídia. E a mídia digital tem uma grande vantagem em relação às demais estratégias de marketing. As demais estrateǵias costumam ser extremamente caras em comparação as mídias sociais.

Na mídia digital, a empresa pode fazer campanhas com orçamentos bem reduzidos, o que é bem diferente de um anúncio feito em revista, outdoor, panfletagem e assim por diante.

Direcionamento do público-alvo

Na mídia digital, pode-se direcionar os anúncios com mais exatidão para uma conduta específica do público, além de dar a possibilidade de juntar os comportamentos e ações.

Por exemplo, é possível guiar o anúncio para uma pessoa do sexo feminino, de 20 a 30 anos, que se formou em recursos humanos, que more na cidade de São Paulo, tenha interesse em televisão e novela e que tenha ficado noiva recentemente. 

Tem resultados mensuráveis

Na mídia digital, a empresa pode mensurar os resultados, isso é, ver quem clicou no anúncio, qual a origem desse clique, o comportamento do cliente e até ver o valor investido em mídia para que um cliente fizesse uma compra.

É o que uma empresa que vende arara desfile closet pode fazer e, depois calcular o custo para adquirir esse cliente. Isso também impacta no orçamento e ajuda a aprimorar as campanhas que não estão tendo os resultados almejados no planejamento.

Testes A/B

Essa vantagem é quase que uma exclusividade da mídia digital. O teste A/B permite a criação de mais de um anúncio com o mesmo foco. Desse modo é possível achar qual tem o melhor desempenho e alocar o orçamento, gerando um custo reduzido e mais precisão.

A agilidade e a flexibilidade

A mídia digital tem a vantagem de ser mais rápida do que a mídia impressa, porque não vai depender de material gráfico, impressão e toda logística que se exige para veicular um anúncio clássico.

Os benefícios do marketing digital e mídias sociais

Sabe-se que sendo estrateǵias de marketing, as duas tem seus benefícios em comum. Por isso, serão apresentado alguns deles:

Reconhecimento de marca

Toda chance que a empresa tem de compartilhar seu conteúdo e elevar a sua visibilidade é relevante. As redes de mídia social são só os novos meios para dar voz a uma marca.

Fidelidade à marca

As empresas que se envolvem em canais de mídia social alcançam uma maior lealdade dos clientes. Os negócios devem aproveitar os recursos que as mídias sociais lhes proporcionam quando se relacionam com o público. 

Um plano de mídia social estratégico e aberto deve ser bem influente para transformar os consumidores em clientes leais à empresa.

Geração de leads 

Cada publicação que se faz em uma plataforma de mídia social é uma chance para os clientes se converterem. Quando a empresa cria seguidores, ela vai ter acesso simultâneo a novos clientes, clientes recentes ou clientes antigos, e vai poder se conectar com todos.

Cada postagem de blog, foto, vídeo ou comentário compartilhado é uma possibilidade para uma pessoa reagir, e todas as reações devem levar a uma visita ao site e, de modo eventual, a uma conversão. 

Nem toda conexão com a empresa resulta em uma conversão, mas toda conexão positiva cresce a probabilidade de uma possível conversão. E é nesse cenário, que uma empresa que presta serviços de limpeza de cortina de ar pode tentar fazer essa conversão.

Taxas de conversão mais altas 

O marketing de mídia social proporciona taxas de conversão mais altas de algumas formas diferentes. Talvez o mais importante seja o elemento de humanização, o fato de que as empresas se tornam mais humanizadas ao se conectar através dos canais de mídia social. 

Uma empresa que presta serviço de laudo de avaliação estrutural, deve justamente investir nisso. Quanto mais humanizado e próximo do cliente, maior a fidelização.

A mídia social é um espaço onde as empresas podem agir como as pessoas, e isso é fundamental, porque as pessoas gostam de fechar negócios com outras pessoas.

Benefícios do marketing digital

Agora, serão mostrados os benefícios de usar o marketing digital. E os 4 benefícios se resumem em:

  • Ter resultados de longa duração;
  • Personalizar todas as ofertas;
  • Obter uma maior autoridade de marca;
  • Competir com negócios maiores.

Esses são os 4 benefícios que tem o marketing digital, cada um tem a sua importância para as empresas que vão usar essa estratégia.

Diferenças de marketing digital e mídias sociais

É importante que fiquem claras as definições mostradas, as quais dizem respeito que a mídia social é um componente fundamental do marketing no virtual, e que estas são parte do marketing digital. 

Se for para fazer uma comparação dos dois, lado a lado, pode-se entender algumas coisas  que serão mostradas nos parágrafos a seguir.

O marketing digital vai mais além da Internet e tenta chegar a pessoas no mundo off-line usando canais digitais, enquanto as mídias sociais vão se limitar às linhas fronteiriças da Internet.

A estratégia de marketing digital pode ter um ou mais elementos, como a publicidade na Internet, os anúncios móveis, enquanto a estratégia de mídia social pode dispor de uma ou mais plataformas de mídia social.

A mídia social está estritamente ligada a uma estratégia de conteúdo, ou seja, a empresa cria conteúdo e utiliza a mídia social para impulsionar, enquanto o marketing digital deve depender totalmente de banners para promoção de produtos ou serviços.

Considerações finais

É importante entender as diferenças entre as diversas teorias de marketing, para que se consiga escolher as ferramentas mais corretas para usar em campanhas.

O marketing digital é o futuro do setor de marketing, e aos poucos vai ganhar mais espaço no universo online e offline. Com isso, pode-se dizer que uma empresa que trabalha no setor de banner para apresentação de tcc deve investir no marketing digital.

E as mídias sociais, por outro lado, são o novo modo das pessoas se conectarem com outras pessoas. 

Fazem parte do marketing digital e estão aqui para transformar a forma com que encontram novos clientes e, também, a forma de promover os produtos da empresa.

Se você deseja entrar para o mundo dos negócios online com o acompanhamento de um especialista em negócios online e marketing, conheça a Mentoria Profissional Digital – são 12 semanas, 24 encontros, 100% Prático, Ao Vivo e Online onde você vai aprender a construir seu próprio negócio online e executar as melhores estratégias de marketing digital da atualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Picture of Rod Lopes

Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

Bio

Agende o melhor horário para uma consultoria particular, online e ao vivo para melhorar ainda mais seu posicionamento no mundo dos negócios online.

Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário e compartilhe. Só assim vou saber se estou contribuindo e como posso melhorar. Obrigado!