Mapa estratégico é uma ferramenta de gestão empresarial que serve para visualizar os objetos-chave da empresa. É como se fosse um diagrama que relaciona os propósitos a cada setor da organização, sua responsabilidade e a participação de cada um.
Também é por meio dele que a corporação traça caminhos que serão seguidos, a fim de alcançar um propósito. O planejamento estratégico se fundamenta em uma metodologia conhecida como Balanced Scorecard (BSC).
Ela foi desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton, em Harvard no ano de 1988. A proposta da metodologia era ajudar os negócios a colocarem suas estratégias em prática, por meio de um plano que estrutura as ações necessárias.
Esse plano considera a missão, visão, valores e os objetivos estratégicos da organização. Com isso, os gestores conseguem organizar melhor o planejamento da companhia e apresentá-lo para os funcionários de modo simplificado.
Os colaboradores, por sua vez, conseguem enxergar o impacto de seu trabalho para o sucesso da empresa.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, veja como aplicar o mapa estratégico, a importância desse recurso para os negócios e quais são as estratégias presentes dentro dele.
Como aplicar o mapa estratégico
Para fazer o mapa estratégico da empresa, é necessário seguir um passo a passo formado pelas seguintes ações:
Determinar os objetivos do negócio
Como você já sabe, o mapa estratégico se baseia no BSC, uma estrutura que considera a visão do negócio, seus valores e missão. Assim sendo, o primeiro passo é definir os objetivos da companhia, com base nessas diretrizes.
Um fabricante de espelho para parede sob medida deve fazer essa definição para que possa guiar as equipes em relação ao comportamento esperado na hora de resolver problemas, elaborar propostas, cuidar da rotina dos negócios, entre outros.
Definir uma proposta de valor
A proposta de valor define oficialmente os benefícios que as soluções da marca oferecem para os clientes. Em linhas gerais, essa etapa da criação deve deixar claro quando e de que maneira os produtos suprem as necessidades e expectativas do cliente.
Mais do que isso, de que forma eles vão facilitar o dia a dia dessas pessoas. A ideia por trás da definição de proposta de valor é explicar os motivos pelos quais o potencial cliente deve comprar com a marca.
Para fazer essa definição, é necessário responder algumas perguntas. Por exemplo, determine o quanto a oferta do negócio se destaca em meio aos concorrentes em relação aos seus benefícios.
Veja se os produtos e serviços estão além das expectativas dos consumidores, e as dores que eles podem solucionar com a empresa.
Estabelecer perspectivas financeiras
As perspectivas financeiras garantem e mantêm a saúde financeira de uma empresa de sombreador de garagem. Em vista disso, é necessário definir aspectos como:
- Metas de receita;
- Metas de lucratividade;
- Metas de produtividade;
- Indicadores financeiros.
Todas as metas precisam ser compatíveis com a situação financeira atual da organização e os objetivos que possuem de curto, médio e longo prazos.
Estabelecer as perspectivas do cliente
Estabelecer as perspectivas do cliente é uma forma de criar estratégias que aumentam o nível de satisfação dos consumidores. É uma prática que está totalmente relacionada à perspectiva financeira, tendo em vista que clientes satisfeitos se tornam fiéis.
Uma pesquisa mostrou que quanto mais os clientes se sentem satisfeitos e vivenciam boas experiências, mais lucros a organização consegue obter.
Também mostrou que 75% dos consumidores estão dispostos a pagar mais pelos produtos e serviços, desde que tenham uma experiência de qualidade.
Determinar perspectivas internas
O negócio precisa determinar as abordagens e formas de atuação que vão ajudar a alcançar os propósitos estabelecidos anteriormente.
É necessário fazer os ajustes revisando esses processos para encontrar gargalos que possam ser melhorados, e assim trazer mais fluidez e bons resultados.
Uma farmácia que vende florais de bach para dores articulares deve desburocratizar e garantir a fluidez de seus processos internos para aumentar a produtividade, e ainda trazer mais qualidade para os clientes.
Estabelecer perspectivas de crescimento
As perspectivas de crescimento definem os recursos necessários para alcançar os resultados propostos. É uma etapa que envolve a identificação de mudanças e competências que devem ser adotadas.
Essa etapa costuma ser dividida entre o capital intelectual, capital estrutural e o capital humano, e são eles que vão embasar as perspectivas de crescimento.
Apontar relações de causa e efeito
É muito importante relacionar as causas e efeitos entre os objetivos porque ajuda a finalizar uma etapa para começar outra.
Ao destacar as consequências, é possível aumentar a percepção em relação ao engajamento e proporcionar mais comprometimento com a entrega de resultados.
Importância do mapa estratégico
Uma empresa de delivery verduras deve enxergar o mapa estratégico como um desenho que direciona os caminhos que devem ser percorridos para alcançar o objetivo proposto.
Por meio dele, os gestores conseguem enxergar a rota que devem seguir para que o planejamento se torne realidade. Mas essa função só será cumprida se a empresa conhecer profundamente sua própria realidade.
Mais do que isso, é necessário apresentar todos os detalhes de maneira clara e simplificada para que todos os departamentos possam compreender.
Antes de organizar as tarefas dos gestores, o mapa estratégico deve estar presente na rotina de todos os departamentos.
Isso é importante para mostrar aos funcionários como a atuação de cada um contribui para que a empresa alcance seus objetivos e para que os esforços sejam bem direcionados.
O documento é um recurso acessível que explica claramente as condições, de modo que todos possam entender. Como resultado, promove a união entre os setores, sincronizando suas atividades e valorizando o trabalho em equipe.
Também mostra para um pet shop de banho e tosa leva e traz quais práticas precisam ser adotadas para que os processos sejam constantemente aprimorados e com isso alcançar as metas.
Estratégias do mapa estratégico
O mapa estratégico segue as diretrizes da metodologia BSC, dividindo a visão do negócio em diferentes perspectivas.
Elas são consideradas as estratégias do mapa e precisam ser aplicadas durante o uso do método. São elas:
Financeira
O financeiro está relacionado com as metas do negócio, principalmente quando se trata de aumentar a receita e a produtividade. A companhia deve definir o quanto quer ganhar no próximo ano, em curto e médio prazo.
A estratégia financeira costuma ser o principal objetivo da corporação, por essa razão, está no topo do mapa estratégico. Todas as outras vão ajudar as equipes a alcançar os propósitos financeiros.
Do cliente
Uma empresa especializada em lavanderia de apartamento planejada também deve trabalhar as estratégias voltadas para os clientes.
Geralmente, elas envolvem ações de fidelização, promoções, qualidade do atendimento, entre outros. Um exemplo são as ações que melhoram a experiência do cliente de modo geral.
Estratégias internas
A perspectiva interna está diretamente relacionada aos processos, ações e tarefas de diferentes equipes e que precisam ser definidas de maneira clara.
É uma ação muito importante para que os objetivos sejam alcançados sem que o negócio precise enfrentar muitas dificuldades e problemas.
Aqui, uma empresa especializada em instalação de tela na sacada pode fazer uma gestão de inovação, de processos, de clientes e até operacional. Um bom exemplo é aprimorar áreas e eliminar atividades.
Crescimento e aprendizado
Outra estratégia está relacionada ao desenvolvimento de pessoas e recursos tecnológicos. A perspectiva de aprendizado e crescimento está relacionada ao know how dos profissionais.
Geralmente, os destaques de indicadores costumam ser voltados para treinamentos, cursos que aprimoram as habilidades dos profissionais, entre outras ações relevantes para as equipes,
São investimentos que surgem como uma estratégia válida para que a companhia possa alcançar seus propósitos.
Muitas costumam adquirir novos recursos tecnológicos ou aumentar a disponibilidade das ferramentas que já possuem. Também é válido investir em maneiras para motivar os funcionários, melhorar os processos de recrutamento e seleção e aumentar a capacitação.
Com base nessas estratégias, o que se espera é que o gestor de uma empresa especializada em manutenção em telhado industrial possa ter uma visão ampla do negócio, sua performance e de que maneira ele funciona.
O objetivo sempre será o desenvolvimento e o crescimento da companhia, e eles sempre estão alinhados ao alcance de novas metas.
Considerações finais
Tudo que falamos sobre Mapa Estratégico e sua importância se aplica quando estamos desenvolvendo negócios online também. Neste cenário, um Profissional de Marketing Digital entra em ação para colaborar ainda mais com o mapa estratégico da empresa.
Saber fazer um bom mapa é estratégico é a melhor forma de fazer com que os indicadores se transformem em objetivos com bons planos de ação.
Para elaborá-lo, é necessário seguir ações simples, mas capazes de fazer o negócio prosperar e progredir no rumo certo, sempre por meio de bons processos internos que são trabalhados por todas as áreas da corporação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.