Criar uma loja virtual do zero pode ser um desafio para quem não entende muito bem sobre o assunto, no entanto, esse tipo de empreendimento já se mostrou muito vantajoso para quem quer ter o próprio negócio.
Isso porque o consumidor moderno já percebeu as vantagens de comprar pela internet. É possível encontrar todos os tipos de produtos e serviços, por preços mais acessíveis e receber tudo em casa.
Para os lojistas, é uma forma de aumentar o negócio, ter sua própria fonte de renda e não precisar arcar com todos os gastos que envolvem uma loja física.
Não é de hoje que as lojas virtuais fazem sucesso, mas elas ganharam muito mais notoriedade a partir de 2020. Desde então, caíram no gosto do consumidor e se tornaram um hábito de consumo.
Com um futuro promissor pela frente, prometendo até mesmo substituir as lojas físicas, quem quer ganhar dinheiro na web pode investir em uma loja virtual.
Pensando nisso, este artigo vai falar um pouco mais sobre a importância das lojas online, explicar como ter uma loja virtual criativa e mostrar alguns riscos que esse tipo de empreendimento pode trazer.
Importância das lojas virtuais
Depois da crise vivenciada pelo mundo em 2020, os riscos em abrir um empreendimento físico são muito maiores. Isso fez com que as lojas virtuais se tornassem uma excelente opção para os empreendedores.
Pessoas que querem abrir o próprio negócio, mas estão com o orçamento apertado, terão mais facilidade para mantê-lo de maneira sustentável.
Quem está começando agora o desejo é realizar um investimento para expandir o negócio, pode economizar muito ao optar por uma loja virtual.
Negócios dos mais variados tipos, como uma empresa de montagem de andaime tubo roll, mudaram a maneira como trabalham e adotaram o home office em alguns setores.
São companhias que tiveram que suspender suas atividades presenciais temporariamente, mas encontraram no trabalho remoto uma maneira de continuá-las, e as lojas virtuais seguem a mesma premissa.
Quando uma pessoa cria esse tipo de loja, também consegue quebrar barreiras geográficas e melhorar seus lucros, além disso, o número de consumidores que compram pela internet é cada vez maior.
Um case real é o pessoal da loja Historia.History onde desenvolvi uma loja virtual num modelo pouco conhecido da maioria das pessoas.
O e-commerce é uma modalidade de negócios que pode alcançar outros lugares, fechar parcerias com mais facilidade, enfrentar desafios sem maiores problemas e captar clientes até mesmo de outros países.
Uma das principais características do consumidor moderno é o fato de que ele procura informações antes de comprar, tendo como objetivo garantir os melhores produtos e serviços.
Uma loja online permite que os consumidores acessem informações sobre as soluções que querem comprar de maneira segura.
Por exemplo, o site de uma loja de materiais de construção traz informações completas sobre rodapé de madeira 7 cm, imagens detalhadas, entre outros dados fundamentais sobre os produtos.
Como ter uma loja virtual criativa?
Justamente pela popularização dessa modalidade de negócios, cada vez mais surgem plataformas de vendas na internet. Por isso, o empreendedor precisa soltar a criatividade para chamar a atenção dos clientes, e algumas dicas para isso são:
Fazer parcerias com influenciadores digitais
Essa estratégia é frequentemente utilizada por grandes marcas, e comparando com a verba necessária para anunciar em rádio e TV, fazer parcerias com influenciadores digitais é uma opção financeiramente mais acessível.
A loja virtual só precisa analisar bem o perfil do influenciador e se seu público é o mesmo que o do negócio, assim, vai se comunicar com pessoas que têm afinidade com a marca.
É importante saber que nem todos os influenciadores digitais possuem esquema estruturado de cobrança, sendo que muitos trabalham com permutas, trocando conteúdos sobre a marca por seus produtos.
Para trabalhar de maneira criativa, é importante ter em mente que essa estratégia complementar, além disso, apenas deve ser colocada em prática se estiver de acordo com o orçamento e se o influenciador tiver um perfil compatível com o negócio.
Planejar a presença digital
O e-commerce é uma modalidade que tem crescido muito no Brasil, por outro lado, a concorrência está cada vez maior. Para que a estratégia de divulgação seja um sucesso, é fundamental investir em planejamento.
Uma empresa de day care idoso, por exemplo, precisa organizar suas publicações, independentemente do canal que vai usar, como:
- Site;
- Blog;
- Redes sociais;
- E-mail.
O mais fundamental é ter voz única e adotar sempre o mesmo estilo de comunicação. Também é muito importante atualizar todos os canais usados pela loja virtual.
Para fazer isso, não é necessário adotar ferramentas sofisticadas, mas um bom planejamento vai ajudar a organizar o calendário de publicações, garantir a qualidade do conteúdo e assegurar sua periodicidade.
Investir em marketplace
O marketplace conquistou um lugar muito importante no Brasil e é uma excelente plataforma para quem está começando a vender na internet. É como se fosse um shopping center virtual, com lojistas de várias regiões e que vendem diferentes produtos.
É possível vender, por exemplo, uniforme social para recepcionista, desde que a marca escolha adequadamente o mix de produtos. Esse processo deve ser pensado de forma a representar adequadamente a marca.
O marketplace é uma excelente opção para divulgar uma loja virtual, pois essas plataformas trabalham com excelentes estratégias de divulgação.
No entanto, é muito importante ter bom senso na hora de escolher a plataforma porque ela precisa ter afinidade com os produtos comercializados, tendo em vista que existem inúmeros marketplaces atuantes no Brasil e no mundo.
Riscos de uma loja virtual
Abrir uma loja virtual tem muitas vantagens, no entanto, esse modelo de negócios também apresenta alguns riscos que o empreendedor precisa conhecer. São eles:
Segurança
A segurança é o ponto de atenção mais importante porque a plataforma pode sofrer diferentes tipos de ataques e ameaças.
Seja para vender armário, arquivo de aço 5 gavetas ou qualquer outro tipo de produto, é muito crucial estar atento a malwares, phishing, ataques de hackers, mensagens de spam, entre outras.
São ações que prejudicam a plataforma e os clientes, o que acaba afetando a confiança e pode atrapalhar compras futuras.
Privacidade
Uma loja virtual lida com dados sensíveis dos clientes, como número de documento, número de cartão de crédito e endereço. Além disso, se a plataforma faz a manipulação e armazenamento de cookies, precisa avisar os visitantes.
A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) entrou em vigor no Brasil em agosto de 2020 e exige que os sites protejam as informações dos usuários e conscientizem as pessoas sobre o uso desses dados.
Fraudes
Existem muitas maneiras de fraudar a operação financeira de uma loja virtual, por isso é muito importante que o e-commerce utilize um sistema antifraude.
Todo tipo de organização, como uma empresa de coleta lixo hospitalar, precisa se proteger disso, mas no e-commerce, o recurso precisa identificar transações fraudulentas, mas sem bloquear transações legítimas.
Prazo de recebimento
Dependendo da opção de pagamento usada na loja virtual, o prazo de recebimento dos pagamentos pode variar entre 14 e 30 dias ou na compensação de uma parcela, depois que a transação acontece.
Além disso, o canal vai receber de maneira parcelada quando houver parcelamento, mas existem plataformas que oferecem a possibilidade de receber imediatamente, por isso, é necessário identificar o que é melhor para a loja.
Armazenamento e logística
Uma loja virtual de bateria estacionária 100 amperes precisa organizar seu estoque. Se ele for mal administrado, pode trazer impactos negativos para a operação e atrasar pedidos.
Em alguns casos, a falta de atenção com o estoque pode engessar as operações e prejudicar definitivamente o funcionamento do e-commerce.
Sistemas e servidores
A loja virtual precisa contar com as melhores soluções em servidor e serviços de internet para que possa funcionar e evitar problemas com pagamentos.
Se a plataforma adotar um sistema all in one, precisa se atentar aos plugins que possibilitam o funcionamento. É primordial verificar se estão atualizados, se possuem atualizações e se existem versões mais seguras.
Disputas
Uma das coisas mais importantes para organizações de qualquer setor, como uma empresa de reparo ar condicionado residencial, é o atendimento ao cliente e com as lojas virtuais não é diferente.
É importante estar atento porque o cliente pode ter a compra faturada duas vezes no cartão de crédito e esperar um estorno. Além disso, a pessoa pode comprar um produto que não se encaixa na descrição.
Independentemente de qual seja o problema apresentado pelo cliente, a obrigação da loja é atendê-lo o mais rápido possível, prestar um bom atendimento e corrigir erros de operação.
Considerações finais
As lojas virtuais fazem muito sucesso hoje em dia e facilitam a vida tanto de quem compra quanto de quem vende, mas para que o negócio seja um sucesso na internet, é fundamental saber construí-lo.
Além disso, o empreendedor precisa estar atento a alguns cuidados importantes para evitar os riscos que esse tipo de negócio pode apresentar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.