Gerir uma empresa é uma tarefa que demanda uma série de conhecimentos e práticas fundamentais. Entender, nesse sentido, o que é e como utilizar a inteligência de negócio para esse fim pode ajudar.
A importância da gestão empresarial
Primeiramente, antes de tratar alguns pormenores estratégicos dentro de uma lógica empresarial, é importante ter em mente qual é o papel de uma boa gestão.
Os avanços dos mecanismos digitais dentro do mundo corporativo, muitas vezes, forneceram algumas novas perspectivas para uma boa gestão.
Hoje em dia, já é possível obter uma série de ferramentas que ajudam a obter boas práticas dentro dessa lógica.
Uma loja especializada em vender grama natural varanda apartamento, por exemplo, ao utilizar esses recursos conseguirá exercer um papel muito mais preponderante dentro de seu segmento.
No entanto, por conta das vastas possibilidades que há dentro desse meio, é importante que haja uma gestão eficiente na hora de analisar e adotar essas perspectivas.
Incide-se, portanto, um imperativo de compreensão das ferramentas de mercado disponíveis para efetuar uma boa gestão.
Isso pode ir desde mecanismos de marketing digital até, em outra instância, a adoção de algumas automações de processos.
Do ponto de vista do primeiro item, esse aspecto é quase uma imposição dentro dessa lógica de atuação.
Isso porque o marketing tem uma capacidade bastante significativa de produzir uma impressão dentro de uma lógica mercadológica.
Se, por exemplo, a intenção é vender mais tinta para demarcação de estacionamento, uma loja que está ancorada nessa dinâmica, certamente irá conseguir efetivar esses objetivos.
Seguir dentro dessa lógica é elementar para conseguir alavancar todas as possibilidades de atuação de uma empresa.
Já sob a segunda perspectiva, há uma possibilidade de gerar algumas otimizações dentro de uma lógica de processos.
A automação de processos, se bem orientada por uma gestão, pode representar uma série de vantagens importantes.
Uma empresa que vende tela mosquiteira fixa, ao adotar um CRM, por exemplo, pode desobstruir muitas atuações.
Nesse caso, eleva-se a possibilidade de efetivar um serviço de qualidade, além, claro, de diminuir a possibilidade de erros.
Inteligência de Negócios: Um Novo Horizonte
Diante de todas essas ferramentas que uma gestão empresarial pode acessar para obter melhores resultados em seus negócios, uma acaba se destacando.
A inteligência de negócios tem sido cada vez mais utilizada para garantir a manutenção de boas práticas de mercado com base em dados.
Na verdade, ela é um elemento bastante comum dentro das empresas de grande porte, uma vez que ela tem uma perspectiva muito mais assertiva de análise de dados.
Também conhecido como BI (business inteligence), essa ferramenta funciona como um levantamento de um grande número de dados a fim de orientar diversas ações.
Normalmente, há uma centralização de todas essas informações sobre a empresa e o mercado em um software responsável por esses dados.
Com isso, é possível seguir com algumas adoções de métricas e KPIs que podem representar uma série de perspectivas.
A importância do big data
Partindo desses pressupostos, o big data acaba sendo um elemento central para garantir a viabilidade dessa estratégia.
Esse tipo de orientação, na verdade, tem a ver com o levantamento de uma quantidade massiva de dados.
Eles, nesse caso, são condensados em uma plataforma de análise a fim de produzir algumas informações relevantes para a empresa.
Esses dados podem ser referentes aos clientes, mercado e, até mesmo, à própria empresa e sua atuação.
Então, por exemplo, antes de uma mecânica criar um serviço de manutenção preventiva fiat, ela pode entender quantos carros dessa marca estão em circulação no raio de atuação dela.
São esses aspectos que vão fundamentar todas as incursões estratégicas da empresa dentro desse mercado.
A importância do BI
Há uma série de vantagens que se pode ter a partir dessa perspectiva de inteligência de negócios.
Afinal de contas, ela permite que as gestões estejam amparadas por uma série de dados objetivos, inibindo, assim, possíveis erros subjetivos.
Apontar, portanto, para algumas realizações e vantagens que esse tipo de perspectiva pode trazer acaba sendo imperativa. Algumas delas são:
- Redução de custos;
- Menor incidência de erro;
- Previsões;
- Diagnósticos assertivos.
Logicamente, algo que traz tanta sofisticação para os métodos analíticos de uma empresa pode ter um potencial que transcendem os elementos citados acima.
Contudo, explicá-los pode garantir um dimensionamento importante referente às questões estabelecidas.
Redução de custos
Sendo um dos elementos mais desejados por qualquer gestão empresarial, a redução de custos se realiza a partir de alguns pontos importantes.
O primeiro deles diz respeito a uma orientação estratégica assertiva, uma vez que tudo passa a estar ancorado em dados.
Uma empresa que faz cobertura de abrir, portanto, consegue ter um panorama muito mais preciso de sua produção.
Partindo disso, é possível agir de forma localizada a fim de corrigir possíveis erros e orientar uma produtividade ainda maior.
Menor incidência de erro
Um outro ponto importante é a redução bastante acentuada de erros que se pode cometer dentro dessa perspectivas.
Isso porque esses métodos analíticos acabam sendo precisos e passando por algumas dinâmicas de tecnologia digital.
Sendo assim, as análises acabam tendo um viés mais neutro e mecanizado, impedindo alguns juízos pessoais.
Um buffet para aniversários, por exemplo, consegue saber quais são as regiões de atuações mais propensas a contratarem o seu serviço.
Isso é importante, uma vez que há uma ruptura com a ideia de comunicação generalista que pode incidir em ruídos.
Previsões
É certo que as previsões não são elementos fáceis de serem acessados e, por isso mesmo, é preciso que algumas técnicas sejam assumidas.
Partindo de uma análise complexa do mercado e das empresas, é possível entender que existem alguns padrões específicos.
A partir disso, dá para entender quais são os movimentos mais comuns a serem feitos dentro de determinadas dinâmicas.
Por essa razão, o BI pode funcionar como uma ótima orientação de previsões dentro de uma lógica de mercado.
Uma empresa de terceirização de limpeza que está iniciando pode compreender os movimentos de mercado para entender, por exemplo, qual época do ano pode ser o pico de contratações de seus mercados.
Preparando-se para isso, torna-se muito mais fácil orientar algumas estratégias precisas para esse fim.
Diagnósticos precisos
Por fim, os diagnósticos precisos acabam tendo a mesma orientação dos já citados grandes fluxos de dados.
Eles conseguem orientar uma série de perspectivas e, também, alguns diagnósticos dentro das lógicas empresariais.
Saber, portanto, como levantar esses dados e analisá-los de forma precisa pode fornecer algumas informações, inclusive, sobre a própria empresa.
Por essa razão, é importante ter em mente alguns aspectos que possam fundamentar essa dinâmica.
Assim, uma empresa especializada em banner personalizado com foto poderá obter um desempenho muito mais apurado em seu segmento.
Como utilizar o BI?
Há uma série de formas e perspectivas que o BI pode trazer para um ambiente empresarial que, nesse caso, precisa de esclarecimentos.
Antes de qualquer coisa, é importante frisar que essa estratégia é uma técnica utilizada e não um software específico.
No entanto, o uso da tecnologia acaba sendo preponderante para garantir o levantamento e a análise do alto fluxo de dados.
Mapear processos
O primeiro ponto essencial para entender quais são os dados a serem obtidos do mercado para orientar novas estratégias é, justamente, o mapeamento de processos.
Essa perspectiva consiste em fazer uma avaliação interna dos mecanismos de ação da empresa para que, assim, seja possível seguir.
Essa avaliação tem a ver com uma dinâmica que irá fundamentar uma análise externa daquela atuação, também.
Avaliar os dados do mercado
Depois de uma orientação interna sobre a gestão de processos, é preciso entender como atuar dentro do mercado.
Assim, torna-se possível saber quais serão os dados a serem levantados dentro desse ambiente, podendo, em grande medida, orientar novas estratégias logo de início.
Seja como for, o mercado é muito dinâmico e cada segmento possui as suas características específicas.
Adotar softwares para análise
Hoje em dia, há uma série de softwares que se dedicam a fazer gestão de dados sob uma lógica de BI.
Entender, portanto, a respeito desses métodos analíticos pode ser um elemento essencial para essa realização.
É certo que a quantidade de dados de uma perspectiva de big data tem um caráter humanamente impossível de ser analisado e, por isso mesmo, é preciso adotar algum software nesse sentido.
Considerações finais
É certo que cada modelo de negócios tem uma demanda específica para a sua gestão empresarial.
Por essa razão, é importante ter em mente todos esses elementos antes de começar alguma incursão em modelos de gestão.
Dito isso, um grande aliado que pode ajudar a avaliar e agir dentro de uma lógica de mercado é o BI.
Saber, portanto, a respeito de seus benefícios e aplicabilidades pode ajudar na hora de tomar alguma decisão a respeito dessa postura.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.