Sustentar-se dentro de uma estratégia digital convincente pode trazer uma série de possibilidades. Nesse caso, desenvolver algumas habilidades com SEO pode ser primordial para garantir que essa relação comercial esteja bem definida.
Por isso, apontar para alguns elementos que fazem parte de um ecossistema de marketing digital é fundamental.
Afinal de contas, é nele que reside a capacidade de todos esses aspectos convergirem de forma satisfatória.
Inbound marketing: um novo horizonte
Antes de qualquer coisa, quando se fala em ambiente digital é preciso falar, também, das perspectivas possíveis com o inbound marketing.
Ele, na verdade, é o que fundamenta todas as novas relações comerciais dentro dessas novas perspectivas.
Para explicar exatamente qual é a sua intenção quando se aplica, é preciso voltar um pouco no tempo e apontar para uma aplicação tradicional do marketing.
Nesse caso o outbound marketing, que surge como uma maneira de criar uma comunicação que tem base na interrupção.
Sendo assim, um anúncio sobre mudança CNH para PCD, certamente, estaria ancorado em uma revista especializada nesse assunto, por exemplo.
A interrupção nesse caso está relacionada a uma dinâmica de leitura em que há, no meio dela, uma propaganda referente a esse serviço.
Essa é uma perspectiva, inclusive, muito comum dentro dos meios tradicionais de mídia, uma vez que utilizam de suas audiências para garantir a cobertura de um anúncio.
Tanto é assim que, até hoje, para comprar uma espaço em um blog de marketing digital, por exemplo, ela sempre irá considerar a capacidade de audiência de sua programação.
Nesse caso, paga-se mais por programas de maior impacto e menos por aqueles que não são tão assistidos.
Já o inbound marketing tem uma perspectiva absolutamente diferente. Inclusive, é possível dizer que é até antagônica.
Ou seja, se um tem uma perspectiva tradicional de comunicação, o outro, na verdade, se orienta pela procura do cliente.
Se o outbound está preocupado com a criação de desejo, o inbound se debruça sobre a necessidade já existente.
Ou seja, se um usuário pesquisar por quarto infantil planejado simples, isso significa que há um interesse quanto a esse tipo de contratação.
Até mesmo uma joalheria pode se beneficiar impactando aqueles que procuram por avaliação de joias usadas nos motores de busca
Por isso mesmo, é importante que as empresas se façam presentes dentro dessa orientação de perspectiva.
Benefícios do inbound marketing
O inbound marketing, como toda estratégia inovadora, pode trazer uma grande gama de possibilidades para a empresa que o utiliza.
Nesse caso, é importante apontar para alguns de seus benefícios mais importantes nesse âmbito. Alguns deles são:
- Segmentação;
- Atração de leads;
- Elevação das vendas;
- Fidelização do cliente;
- Posicionamento da marca.
Logicamente, há uma série de perspectivas que se pode obter a partir de uma implementação nesse sentido.
Esses são apenas alguns elementos importantes que esse tipo de postura pode trazer para uma empresa.
No entanto, é preciso detalhar um pouco mais o que cada item desses representa de forma mais específica. Sendo eles:
Segmentação
Sendo um dos primeiros elementos que saltam aos olhos quando o assunto é inbound marketing, a segmentação se realiza a partir de uma série de consolidações importantes, como, por exemplo, a própria capacidade de especificar o público atingido.
Isso é importante, uma vez que é possível evitar uma série de comunicações que, via de regra, podem representar um desperdício de esforços.
Afinal, não são todos que estão à procura de uma retificação de motor, mas quem está, certamente, pode contratar de forma bastante rápida esse serviço.
Atração de leads
Os leads, nesse caso, são os elementos centrais de toda relação que tem essa perspectiva como base.
Eles representam uma categoria de mercado que, em grande medida, é a que se tornará cliente de forma mais objetiva.
Na verdade, os leads são aqueles possíveis clientes que entram em uma plataforma empresarial, mas não obtiveram nenhuma ação de compra.
Se um usuário pesquisou por tecido para artesanato infantil e caiu no site de uma empresa, certamente, aí já existe uma qualificação para que ele vire um cliente.
Elevação das vendas
As vendas, nesse caso, são um dos elementos mais importantes para qualquer empresa que deseja se estabelecer no ambiente digital.
Esses pontos citados anteriormente, por vezes, têm a capacidade de convergir em aspectos de vendas muito importantes.
Fidelização do cliente
Estar no lugar certo com as respostas que o cliente procura pode ser uma maneira de garantir uma boa relação logo de início.
Esse ponto acaba sendo essencial para qualquer manutenção estratégica, uma vez que ela fornece uma certa capacidade para a empresa montar uma cartela de clientes.
A venda de um porta pallet deslizante pode ser a entrada de um cliente dentro de uma relação muito mais duradoura.
Posicionamento da marca
Por fim, um dos elementos mais importantes a serem conquistados, seja no outbound ou seja no inbound marketing, é justamente o posicionamento da marca.
Isso é realizável dentro dessa lógica, uma vez que o cliente irá pesquisar por um assunto e a empresa irá se apresentar.
Nesse caso, há uma conexão ainda maior com os elementos que vão formular os conteúdos da empresa no imaginário daquele público.
O que é SEO?
Diante dessa série de perspectivas que o inbound marketing trouxe para o meio empresarial, tornaram-se imperativas algumas ferramentas.
Uma delas são os links patrocinados que apostam em uma perspectiva de atração através de conteúdo pago em plataformas digitais.
Esse é um aspecto que acaba qualificando bastante essa relação, mas, em grande medida, pode ser unida a uma outra estratégia mais orgânica.
O SEO, nesse caso, aparece como uma forma de gerar exposição a partir de mecanismos que não passam pelo patrocínio.
Sendo assim, aposta-se em uma série de adaptações para que os sites da empresa estejam integrados aos algoritmos das plataformas digitais.
Por exemplo, se ao pesquisar por placas informativas personalizadas algumas empresas aparecerem em um mecanismo de busca para o cliente, isso significa que elas adotaram essa adaptação.
Adaptar-se a esses mecanismos é, portanto, uma forma de garantir uma das realizações mais importantes do inbound marketing: a atração.
SEO on page
O SEO on page é um dos aspectos mais tradicionais dentro dessa lógica. Como dito anteriormente, essa lógica tem o objetivo de se adaptar às lógicas dos algoritmos dos mecanismos de busca.
Nesse caso, essa postura é adotada dentro da própria página da empresa e visa posicioná-la de um uma forma mais qualificada.
SEO off page
Essa é uma das perspectivas mais complexas de se estabelecer, mas, ao mesmo tempo, uma das mais qualitativas.
O SEO off page é uma forma de adotar uma série de menções e produções de backlinks em outros sites que acabam credibilizando o da empresa.
Por que apostar no SEO?
O SEO, na verdade, é uma forma de realizar todos os benefícios que o inbound marketing pode trazer para uma empresa.
Contudo, ele tem algumas especificidades que precisam ser apontadas de forma mais qualitativa.
Destaque nas mídias digitais
Esse é um dos elementos mais importantes quando o assunto é SEO, uma vez que quanto melhor estiver a orientação da busca, maior será o destaque que aquele conteúdo terá.
Isso é importante pois quanto mais alto estiver a empresa em um resultado, maior a chance dela atrair um clique.
Qualificação por conteúdo
Um dos elementos mais importantes que acaba fundamentando o SEO é, justamente, o marketing de conteúdo.
Isso ocorre porque ele consegue orientar um texto de uma forma muito qualificada para esses critérios.
Nesse caso, um fornecedor de picolé que, por exemplo, dá dicas sobre o verão em um blog pode qualificar ainda mais a aquisição daqueles produtos.
3 dicas para começar a investir em SEO
Orientar um planejamento estratégico para SEO passa, inevitavelmente, por compreender alguns elementos centrais dos mecanismos de busca.
Entretanto, é possível ir além desses pontos e fundamentar alguns aspectos essenciais para começar a implementar essa estratégia.
Definir palavras-chave
Esse é o ponto que deve orientar a produção de tudo que tenha relação com aquela estratégia de SEO.
A palavra-chave, na verdade, é o que orienta uma pesquisa e seus resultados. Por este motivo, saber escolhê-las é essencial.
Produção de conteúdo
O marketing de conteúdo é um dos pontos essenciais para a realização de uma boa perspectiva de SEO.
Isso ocorre por conta da capacidade que estes formatos têm de absorver algumas orientações que dialogam com essas dinâmicas.
Um conteúdo sobre teste de tinta pode trazer uma série de elementos para a sustentação de leads dentro de uma plataforma que venda itens para pintura de paredes.
Landing page
A criação de uma landing page é um elemento essencial para qualquer estratégia de inbound marketing.
Afinal de contas, essa é a página destino que um usuário irá tomar contato na hora de estabelecer uma conexão com a empresa.
Ela, também, é o que informará para o mecanismo de busca se o lead seguiu adiante ou se já saiu da página.
Considerações finais
Diante dos avanços das dinâmicas digitais, uma série de perspectivas passaram a fazer parte da vida cotidiana das empresas.
Nesse caso, o inbound marketing ancorado em uma boa estratégia de SEO acaba sendo um fator determinante para um bom desempenho em um segmento.
Saber efetuar, portanto, algumas adaptações de conteúdo e página da empresa para os mecanismos de busca pode ser essencial.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.