Interessado em começar sua própria loja online?
O apelo é inegável: gerenciar uma loja virtual que você pode administrar de qualquer lugar do mundo… de pijama?
Infelizmente, se você não tem conhecimento “técnico”, a ideia de montar uma loja de comércio eletrônico pode parecer totalmente fora de cogitação.
Se isso te incomoda, esse post é para você!
Vou te orientar com o passo a passo da configuração de sua primeira loja on-line, incluindo:
- Como escolher um nicho para sua loja (para não competir com os grandes)
- Como escolher um nome de domínio
- Qual construtor de sites escolher e
- Como conquistar seu primeiro cliente
Como Escolher o Nicho Para Sua Loja Online
Antes de fazer qualquer outra coisa, você obviamente precisará decidir o que vai vender.
E antes de decidir exatamente o que você vai vender, você precisa primeiro decidir sobre o seu nicho.
Empresas de comércio eletrônico grandes e estabelecidas, como a Amazon, fazem um ótimo trabalho vendendo tudo virtualmente; mas para quem está iniciando uma nova loja online, é importante realmente “nichar” em uma área específica.
Aqui está o porquê: com uma estimativa de 1,59 milhões de lojas online já operando , você precisa se destacar de alguma forma!
Ao escolher um nicho realmente específico e direcionado, é muito mais fácil capturar a atenção, o interesse e as vendas de um determinado grupo de pessoas (pense em peixes grandes em um pequeno lago!).
Por exemplo…
Em vez de iniciar uma loja online vendendo produtos para cães, um nicho mais gerenciável poderia ser “produtos de higiene para donos de labrador”.
Ou, em vez de abrir uma joalheria online, que tal se concentrar em joias folheadas a ouro ou semi joias?
Você provavelmente já tem uma área geral na qual gostaria de se concentrar, mas pode estar se perguntando como restringir isso a um nicho lucrativo.
Primeiro, pense em seus próprios interesses, paixões e experiências
Quais produtos te deixam realmente animado?
Que experiências você teve que o tornaram qualificado como especialista em determinados produtos?
Você também pode pensar em produtos que você mesmo teve dificuldade em encontrar online.
Depois de ter algumas ideias gerais, recomendo fazer uma pesquisa básica de palavras-chave.
Isso lhe dará uma ideia melhor de quantas pessoas estão pesquisando esses produtos on-line e quão forte é a concorrência.
Veja como fazer isso usando a ferramenta gratuita Planejador de Palavras-Chave do Google
Uma vez logado na sua conta do Google Ads, selecione “Descobrir novas palavras-chave” ou clique aqui para ir direto.
Em seguida, digite algumas palavras ou frases relacionadas aos produtos ou nicho que você escolheu e clique em “Ver Resultados”:
Agora você pode percorrer a lista ou classificá-la de acordo com a média mensal de pesquisas ou concorrência.
O ideal é escolher palavras-chave com maior número de pesquisas e menor concorrência.
Depois de encontrar alguns nichos que atraem você, você pode fazer investigações para verificar a concorrência.
Tente inserir suas palavras-chave na Pesquisa do Google, Amazon, Mercado Livre, e outros marketplaces de nicho para ver o que já existe… e onde você pode preencher as lacunas.
Você também pode inserir suas palavras-chave no Google Trends para ver se pode tirar proveito de alguma oportunidade mais pontual.
Como escolher seu nome de domínio, o famoso www
Escolher um nome de domínio para sua loja online é um dos passos mais importantes que você vai tomar.
Lembre-se, seu nome de domínio será a principal maneira de seus clientes encontrarem, identificarem e lembrarem de sua loja online. É a identidade online da sua loja.
Certifique-se de escolher um nome de domínio que:
- descreva seus produtos ou serviços com precisão
- curto e fácil de lembrar
- bom para marca
- livre de números, hífens, palavras com erros ortográficos e não contém nomes protegidos por direitos autorais
- claro ao transmitir que você é uma loja online
Muitos novos donos de lojas virtuais tentam encontrar um nome de domínio usando a extensão .com.br somente apenas para descobrir que todos os bons nomes já foram usados!
Isso pode levá-los a escolher um nome de domínio longo, complicado ou estranho: por exemplo, www.semijoias-flolheadas-a-ouro.com.br
Em vez de se limitar a uma extensão .com.br, considere usar uma extensão .store.
Isso significa que seu nome de domínio atende a todos os critérios acima e porque é uma extensão relativamente nova, você terá sua escolha de nomes.
Usando o exemplo acima, algumas boas ideias de nomes de domínio de loja podem ser:
- www.semijoias.store
- www.joiasfolheadas.store
- www.suamarca.com.br (se estiver disponível)
As opções são quase ilimitadas!
Outra coisa que eu adoro na extensão de domínio .store? Eles têm uma chamada para ação integrada que diz: “Venha comprar na minha loja”!
Seus clientes potenciais saberão imediatamente que podem comprar de você… o que significa menos adivinhação e mais vendas.
Basicamente, .store diz ao mundo que você está “aberto para negócios”!
Como escolher um construtor de sites para sua loja online
Agora que você escolheu seu nicho e nome de domínio, você vai querer realmente configurar sua loja online.
Atualmente, há muitas opções para escolher.
No entanto, como este é um guia “nada técnico”, vou recomendar uma das opções mais simples e populares que existem: Tray .
A Tray permite que você crie sua loja virtua de forma muito simples e com recursos avançados que vão te levar para um nível profissional de loja virtual. Eu uso para meus clientes e recomendo.
E a melhor parte? O preço para tudo isso começa em apenas R$ 49/mês.
Como Conquistar Seu Primeiro Cliente
Depois que sua loja online estiver configurada, você obviamente desejará começar a direcionar o tráfego para sua vitrine.
Esta é a parte que intimida muitos novos donos de lojas, pois eles não têm ideia por onde começar!
Aqui estão 9 dicas para obter seus primeiros clientes ou clientes… rápido:
- Envie um anúncio de lançamento da loja para amigos e familiares
- Crie contas de mídia social para promover sua loja
- Participe de eventos de networking local
- Escreva um guest post para um blog em seu nicho e vincule de volta à sua loja
- Peça a um influenciador para avaliar seu produto
- Escreva um comunicado de imprensa sobre o seu lançamento
- Publique em grupos do Facebook e LinkedIn (verifique primeiro se o grupo permite isso)
- Peça referências a amigos e colegas
- Experimente os anúncios do Facebook Ads ou do Google Ads
Conclusão:
Espero que este post tenha mostrado a você que iniciar sua primeira loja online não é tão assustador quanto parece!
Com todas as ótimas ferramentas e empresas que existem atualmente, até mesmo os “não técnicos” podem iniciar uma loja online de forma rápida e fácil.
Tenha em mente que as primeiras vendas são sempre as mais difíceis: uma vez que você tenha alguns clientes satisfeitos, você pode começar a coletar depoimentos, avaliações e recomendações pessoais… e isso ajudará bastante a aumentar suas vendas!
Precisa de mais ajuda para divulgar sua loja e aumentar o tráfego? Entre em contato comigo e vamos resolver isso rapidinho!