Se você é um especialista em vendas, sabe que uma das chaves para converter leads em clientes é gerar um senso de urgência em relação ao seu produto.
Mas como fazer isso de maneira eficaz? Neste artigo, vou compartilhar quatro estratégias comprovadas para criar um senso de urgência irresistível sobre o seu produto.
- Escassez de Peças ou Vagas
A escassez é uma poderosa alavanca para gerar FOMO (fear of missing out), em português “medo de ficar de fora” no seu público.
Quando as pessoas pensam que algo está em falta, elas tendem a querê-lo ainda mais. É por isso que a estratégia de criar escassez é tão eficaz.
Um exemplo real é a campanha de vendas da Amazon.com para o Prime Day. Eles oferecem uma série de ofertas limitadas a um número limitado de clientes. A mensagem é clara: compre agora ou perca a chance.
- Tempo Limitado
Outra estratégia comum é criar uma sensação de urgência em torno do tempo. Quando as pessoas sabem que têm apenas um determinado período de tempo para agir, elas tendem a tomar medidas imediatas.
Um exemplo real é o dia das mães, que ocorre no segundo domingo de maio. As ofertas para comprar presentes para o dia das mães são limitadas no tempo, e os clientes sabem que precisam agir rapidamente para aproveitar as promoções.
- Consequências Futuras
Um quadro mental da dor futura é uma forma de mostrar ao seu público as consequências negativas de não agir. A ideia é criar um senso de urgência em torno das consequências negativas de não comprar o seu produto.
Um exemplo real é o uso de protetor solar. As empresas de protetor solar usam a estratégia de mostrar aos clientes as consequências negativas de não usar protetor solar, como envelhecimento precoce e aumento do risco de câncer de pele.
- Benefícios Futuros
A estratégia oposta é criar um quadro mental de prazer futuro. Isso significa mostrar aos clientes como suas vidas serão melhores se eles agirem agora. É uma forma de criar um senso de urgência em torno dos benefícios positivos de comprar o seu produto.
Um exemplo real é o lançamento de um novo modelo de carro. As empresas de carros usam a estratégia de mostrar aos clientes como suas vidas serão melhores com o novo modelo de carro, como maior economia de combustível, melhor segurança e conforto aprimorado.
Conclusão
Gerar um senso de urgência é fundamental para converter leads em clientes. Usando uma combinação das estratégias acima, você pode criar um senso de urgência irresistível sobre o seu produto.
Lembre-se sempre de quebrar o ciclo automático do seu público alvo, para que eles não adiem a compra do seu produto. Ao implementar essas estratégias, você pode ajudar a acelerar o processo de conversão de leads em clientes e aumentar suas vendas.