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Engajamento no Instagram: 9 dicas de como aumentar o seu

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Rod Lopes

Nos dias de hoje, o Instagram se consagrou como uma das redes sociais mais populares. Entretanto, para se ter relevância nessa rede, o engajamento no Instagram tem que ser feito de forma estratégica, de maneira que conquiste os seguidores.

Por conta disso, é tão importante aumentar o engajamento no Instagram, seja para a página profissional da sua empresa ou loja. Quanto mais pessoas você atrai para o seu perfil, maiores são as chances de converter e de conquistar novas vendas.

Entre as vantagens de aumentar o engajamento do seu perfil do Instagram, podemos destacar

  • Fidelização de clientes;
  • Aproximação com o público;
  • Melhor compreensão da marca;
  • Aumento na conversão de vendas;
  • Maior visibilidade para a sua marca.

Ou seja, através da conquista do engajamento no Instagram, é possível realizar uma gestão de startups e empreendedorismo digital, identificando o nível de interação dos seguidores com a página e entendendo quais tipos de conteúdos são mais relevantes.

Para entender melhor como utilizar essa estratégia e melhorar a visibilidade do seu perfil, confira as dicas a seguir.

O engajamento para o Instagram e a sua importância

O engajamento é um tipo de métrica capaz de mensurar como anda a interação de um perfil do Instagram com os seus seguidores. Através dessa estratégia, é possível saber quais tipos de conteúdos mais atraem o público e fazem com que elas interajam nas postagens.

As interações são todas as ações que o seguidores realizam para demonstrar que gostaram do post, como:

  • Curtidas;
  • Comentários;
  • Salvamentos;
  • Compartilhamentos.

A partir dessas interações, com a ajuda de uma gestão de marketing e branding eficiente, fica mais fácil identificar quais tipos de postagens mais estão gerando engajamento para o perfil, o que ajuda a programar um calendário de publicações com conteúdos relevantes.

Dessa forma, seja para o Instagram ou para qualquer outra rede social, podemos concluir que o engajamento é um fator essencial para criar uma relação com o público da marca, gerando uma identificação com os clientes e autoridade para a marca.

Ainda que curtidas e comentários possam ser considerados como métricas de vaidade, para outras é considerado estratégias de marketing e formas de mensuração e é através delas a melhor maneira de identificar qual conteúdo chamará mais atenção do público-alvo.

Por isso, acompanhar o engajamento do seu perfil no Instagram é imprescindível para entender o que funciona e o que não funciona na hora de criar conteúdos, como se conectar melhor com o seu público e criar postagens que realmente sejam relevantes.

Ou seja, o engajamento para o Instagram é importante pois facilita o crescimento do seu perfil, aumenta o número de seguidores, torna a marca uma autoridade e facilita a gestão de marketing e comunicação da empresa.

9 dicas para ter um bom engajamento no Instagram

Apesar de parecer fácil, não é tão simples conseguir manter as taxas altas de engajamento no perfil do Instagram. Para que isso ocorra, é preciso de muito estudo e trabalho para entender e criar os melhores conteúdos.

Porém, para facilitar essa jornada, é possível seguir algumas dicas que podem te ajudar a impulsionar os números do seu perfil. A seguir, confira essas 9 dicas relevantes.

  1. Aposte na criação de conteúdos relevantes

A melhor forma de ter um bom engajamento no Instagram é planejar e publicar conteúdos de qualidade, que tenham relevância para o seu público, atendendo às suas necessidades. Quanto mais relevância o conteúdo tiver, maior será o engajamento.

Diante disso, é muito importante identificar o seu público-alvo e a partir dessas informações criar personas para a sua marca.

Com o perfil das personas definidas, fica mais fácil mapear as suas dores para ajudá-las a superar os seus desafios.

Após essa ação, será muito mais fácil produzir conteúdos informativos e interativos que sejam capazes de cativar os seus seguidores. Quanto mais qualidade tiver os seus conteúdos, maior será o número de interações.

  1. Tenha uma boa identidade visual

Para acompanhar a publicação dos conteúdos relevantes, também é importante apostar na criação de uma boa identidade visual. Isso porque o apelo visual possui uma alta possibilidade de atrair a atenção do seu público.

Para isso, é muito importante ter cuidado e atenção no momento de escolher as cores e as fontes que serão utilizadas para montar essa identidade visual, além de pensar na organização do feed, garantindo uma boa gestão comercial e marketing ead.

Além disso, é preciso focar em criar as próprias fotos e vídeos com a identidade visual da marca, assim será muito mais fácil criar uma relação humanizada e mais próxima com o seu público, que com certeza irá reagir às postagens.

  1. Crie uma frequência de postagem

Por mais que a qualidade sempre seja mais importante que a quantidade, também é importante procurar manter uma frequência de postagens para não perder a atenção e o engajamento do seu público.

Quando um perfil fica muito tempo sem realizar postagens, as pessoas passam a interagir cada vez menos com aquela conta, e consequentemente, acabam perdendo o interesse em continuar seguindo aquele perfil, além do próprio Instagram diminuir o alcance da conta.

Mesmo que você esteja muito ocupado realizando um curso de empreendedorismo a distância, procure criar uma frequência de postagens com conteúdos relevantes, pois isso irá ajudar a o alcance da sua conta e a atenção do seu público.

  1. Interaja com o seus seguidores

Encontrar formas de interagir com os seguidores é fundamental para qualquer rede social, principalmente para o Instagram, pois essa ação é tão importante quanto entregar conteúdos de qualidade para os seguidores.

Se através do seu perfil no Instagram você consegue gerar engajamento, fazendo com que os seus seguidores curtam, comentem e compartilhem os seus conteúdos, além de enviar mensagens diretas, é preciso estar preparado para interagir com eles.

Com isso, é preciso estar atento com todas essas interações e devolver respostas interessantes e atenciosas, sempre utilizando uma linguagem correta, se atentando às necessidades das suas personas.

  1. Calcule a taxa de engajamento

A taxa de engajamento é composta pelas diversas formas com que os seguidores interagem nas publicações do seu Instagram, como: curtidas, comentários, mensagens e compartilhamentos.

Realizar o acompanhamento dessa taxa, e não somente das métricas separadamente, é essencial para entender como um todo como anda o retorno das respostas com o relacionamento do público com o seu perfil no Instagram.

Com a leitura dessa taxa de engajamento, será possível saber o que precisa ser feito para conseguir se aproximar ainda mais do seu público, criando um senso de comunidade e marcando a sua evolução de comunicação, como uma gestão comercial ead bem feita.

  1. Crie uma campanha de engajamento

Para criar uma campanha de engajamento para o Instagram, é preciso entender quais são os fatores mais relevantes para os seus seguidores, entendendo o que eles estão buscando. 

Mas antes de apostar nessa campanha para o Instagram, é preciso entender que a estratégia focada em um objetivo é fundamental. Para isso, é preciso entender o que você pretende alcançar, quais serão as táticas para isso e qual será o tempo dessa estratégia.

Até mesmo realizar um curso de gestão comercial ead melhores faculdades pode te ajudar a entender melhor todas essas questões antes de investir em uma campanha para melhorar o engajamento do seu perfil no Instagram.

  1. Utilize os stories ao seu favor

Outra maneira eficiente de gerar engajamento com o público no Instagram é utilizando as ferramentas que a própria rede social oferece, uma delas é o stories. Esse é um tipo de postagem temporário, que fica no ar apenas 24 horas.

Esse formato de postagem fez grande sucesso e ganhou vários recursos interativos que são grandes atrativos para os seguidores, como enquetes, links, caixinhas de perguntas, músicas, gifs e marcação de perfis.

Além disso, essas funções são muito fáceis de utilizar e não exigem grandes conhecimentos de edição, o que facilita na hora de criar conteúdos relevantes e atrativos para os seus seguidores, sem precisar gastar muito tempo com isso.

  1. Escolha hashtags que façam sentido para o seu negócio

Outra estratégia muito valiosa, e que ajuda a gerar engajamento, é o uso das hashtags. Entretanto, apesar de parecer fácil de utilizar, é preciso ter cuidado ao escolher as hashtags, pois elas vão vincular o seu perfil a um segmento.

Para que o uso das hashtags realmente funcionem e gerem engajamento no seu perfil, é fundamental que elas tenham relação com o segmento do seu negócio e com o conteúdo que você está postando para o seus seguidores.

De nada adianta encher encher a legenda dos seus posts com hashtags se elas não tiverem relação com o seu produto ou serviço, Usar as hashtags de forma errada pode afastar o seu público e atrapalhar o desenvolvimento do seu trabalho.

  1. Escreva legendas atrativas

Escrever legendas atrativas é uma forma de chamar a atenção dos seus seguidores, até mesmo para divulgar as aulas de um curso de empreendedorismo ead, onde é possível divulgar as informações necessárias.

Independente do tamanho da sua legenda, é preciso que ela contenha informações relevantes, que contenha recursos relevantes que façam o leitor se interessar pelo seu conteúdo.

Utilizar as hashtags é uma boa estratégia para conseguir mais comentários nas sua publicações. Por isso, não deixe de criar uma boa história para conquistar a atenção dos seus seguidores.

Conteúdo originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

Bio

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