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Entenda por onde começar a planejar seu e-commerce

Planejar seu e-commerce
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Rod Lopes

Planejar seu e-commerce é um assunto que precisa ser abordado hoje em dia com alguma cautela, dado que os e-commerces estão em alta no mercado atualmente. Ter certos cuidados ao tratar desse tema é necessário para que sejam apresentadas coisas corretas.

A maioria das pessoas sabe que qualquer empresa precisa de organização, até uma empresa de micro rastreador GPS. Uma empresa mal organizada e, sem planejamento, traz uma imagem ruim para os seus compradores, o que deve ser evitado.

Para chegar às metas e sucesso de um produto físico e entrar de cabeça no universo do e-commerce, é essencial ter um bom planejamento e uma base por onde iniciar. É o que uma clínica de obstetricia que vende pela internet deve ter, um planejamento certeiro.

Um bom plano é iniciar com a organização e a divisão de cada tarefa, como realizar a busca por fornecedores, optar por uma boa plataforma de e-commerce, traçar algumas metas para a empresa e até escolher qual é que será a sua linha fixa empresarial.

Se a pessoa tem ou gerencia uma loja virtual, tem que saber que a gestão de estoque do e-commerce está objetivamente ligada ao sucesso da empresa. A meta de qualquer tipo de e-commerce é justamente o sucesso comercial da sua loja na internet.

O mesmo é o que faz empresas de outro ramo, como revitalização pintura, o objetivo é ter sempre o sucesso comercial e isso só possível com uma boa organização da empresa, principalmente no que se refere ao estoque para que tudo esteja sob controle.

Por isso, a empresa precisa levar em conta que para isso é exigido ter uma boa logística, o que inclui a gestão correta do estoque. É necessaŕio considerar vários fatores, além de ter uma boa organização e um bom planejamento para ter o controle do seu estoque.

É preciso compreender melhor sobre a gestão de estoque para que se consiga a melhor performance possível no e-commerce. Investir na gestão que preza sempre por resultados maiores que os de ontem é importante por isso.

Uma empresa que trabalha como a distribuidora de chás e ervas, para esse tipo de negócio a gestão de estoque do e-commerce é muito significativa, para que seja possível manter uma cadeia de suprimentos mais sustentável.

A gestão do estoque tem, atualmente, um papel de grande importância para a performance de uma empresa. Mais do que só manter uma cadeia de suprimentos sustentável, o setor produz impactos que devem acabar aumentando ou reduzindo a lucratividade da empresa.

Desse modo, vê-se que o grande excesso de mercadorias é um problema a ser tratado de forma muito frequente no e-commerce. Mas, o e-commerce, no geral, não pode carecer de um planejamento estratégico bem feito, principalmente se eles estiverem começando agora.

Ainda mais com o crescimento de 12% nos últimos anos, e com um faturamento de 53,2 bilhões, o comércio eletrônico chama cada vez mais a atenção das empresas que querem uma pequena fatia desse lucro enorme.

Hoje em dia, existe e-commerce até para vender aromatizador lembrancinha, isso se dá ao fato de que uma empresa digital pode ser mais enxuta e ter menos gastos que uma empresa física. Essa é uma das razões de ter um crescimento tão grande na atualidade.

Não é sem razão que ele virou palco para pequenos negócios em busca de expandir as suas empresas. De fato, o e-commerce dá um terreno bem fértil para pequenas empresas que focam na segmentação e na oferta de nicho para oferecer seus serviços e produtos.

Importância da organização no e-commerce

Planejar seu e-commerce

A rapidez para dar início a um negócio no digital tem atraído vários empreendedores. Quando se fala de e-commerce, é ainda mais atraente, ferramentas e negócios na internet oferecem a criação da loja virtual e então é só iniciar as vendas.

O que, várias vezes, é deixado de lado, é que uma loja virtual é um canal de vendas e, em alguns contextos, é um modelo de negócio, porém, também é uma empresa, e por isso vai demandar uma boa gestão para que essa empresa consiga resultado.

Do contrário, as facilidades que são dadas pela internet podem acabar se tornando grandes problemas. Por isso, é necessário uma boa gestão principalmente do estoque dessa loja virtual.

Sendo uma empresa, é algo essencial que a gestão do negócio de e-commerce esteja pronta e adequada para suportar todas as operações e o crescimento esperado. Foram os negócios com mais organização e preparo que se tornaram prósperos no mercado.

Imagina-se, por exemplo, um e-commerce que preste conserto de tablet multilaser e que seja um serviço de alta qualidade. Para começar esse negócio, uma ótima plataforma para negócios digitais foi contratada, mas é necessário analisar:

  • Se existe padronização em todos os departamentos;
  • Se a empresa está preparada para uma grande demanda;
  • Se a operação logística está muito bem estruturada;
  • Se os funcionários têm preparo para trabalhar no digital;
  • Se há o conhecimento atualizado sobre as demandas dos consumidores;
  • Se há o monitoramento da concorrência.

E a lista de perguntas pode continuar, se for desejo ter um estudo mais profundo sobre o seu negócio. É preciso, portanto, um cuidado grande com a gestão para que o e-commerce aproveite as chances e não corra riscos totalmente desnecessários.

Como melhorar a gestão do e-commerce?

O primeiro caminho é assumir o e-commerce, como um verdadeiro negócio, não como uma opção para procurar mais vendas ou como algo do mundo de magia.

Dito em outros termos, é preciso assumir as chances e os riscos que um negócio no digital traz, e trabalhar para ter os resultados mais performados, a gestão precisa ajudar no bom aproveitamento das oportunidades e a acalmar os riscos.

E, logo em seguida, é necessário evoluir no que se sabe sobre o mercado, entender os consumidores, clientes, concorrentes, fornecedores, e todas as demais partes interessadas nesse ramo de negócio.

É essencial uma pesquisa que aprofunde sobre a realidade de cada um dessas conexões, para que seu negócio estabeleça algo para que uma resposta certa possa ser apresentada em cada cenário possível.

Por fim, é necessário investir na melhora da gestão, tornar os processos de trabalho mais aprimorados, criar um plano de evolução, melhorar os funcionários, implantar tecnologias e sistemas de controle, e outras ações que devem ajudar a ter um negócio mais estruturado.

Se a empresa está procurando atuar por meio do e-commerce e quer ter sucesso nesse empreendimento, deve investir na gestão do negócio. É isso que um restaurante para evento corporativo deve fazer para melhorar, investir em uma boa gestão.

A gestão na prática

Na parte prática, a gestão de e-commerce funciona como uma relação entre todos os ramos da loja virtual para dar uma visão clara e completa do encaminhamento do negócio.

Para compreender bem, vale entender quais são as áreas que a gestão de e-commerce vai envolver e as suas respectivas funções. Por isso, foram separadas a seguir:

  • O setor financeiro (gerencia os recursos monetários);
  • O setor de estoque (gerencia o envio de produtos);
  • O setor de marketing (responsável pela comunicação, anúncios);
  • O setor comercial (tem a função de gerar vendas);
  • A logística (responsável pelo processo de entregas);
  • O atendimento ao cliente;
  • O setor de tecnologia (cuida do funcionamento das plataformas);

Esses são os setores que rodeiam a gestão de um e-commerce na prática, deve-se ter cuidado para que a gestão seja bem feita. Cada setor tem uma função diferente e tem uma importância própria para o funcionamento correto das operações da empresa no geral.

Se o setor de estoque estiver desorganizado, não terá como a logística trabalhar, pois as entregas estão todas atrasadas. Nesse meio, o setor financeiro sofrerá para reduzir gastos e não prejudicar o faturamento da empresa.

Dicas para evitar o excesso de estoque

Quanto maior o volume de um item e o seu tempo de estoque, mais parado fica o capital de giro do negócio. É preciso ter um plano que ajuste os fluxos, seja na produção, ou na inserção dos produtos no mercado. Por isso, aqui vão algumas dicas:

  • Se organize de acordo com a demanda;
  • Acompanhe as suas métricas;
  • Use um programa de gestão e distribuição de estoque;
  • Por fim, sempre conte com os fornecedores de confiança.

São essas dicas que podem revolucionar o modo com que sua empresa vai lidar com os excessos de estoque.

As vantagens de um bom planejamento

A seguir, algumas vantagens de ter um bom planejamento em um e-commerce. Há muitas vantagens, mas, pode-se separar algumas mais importantes:

  • Auxilia no entendimento do cenário atual da empresa;
  • Possibilita uma melhor análise do seu mix de produtos;
  • Encontra o perfil de cliente mais ideal;
  • Apresenta qual os passos se deve seguir;
  • Também dá mais assertividade às suas ações.

Essas são as vantagens de ter uma boa organização em seu e-commerce, a boa organização e boa gestão, sempre tratá vantagens em qualquer tipo de empresa ou cenário.

Considerações finais

Agora já se sabe a necessidade de ter um e-commerce organizado para manter a saúde da sua empresa, e fazer com que as vendas sejam feitas de forma fluida e estruturada. É importante sempre contar com o apoio de aparatos tecnológicos.

Eles são um grande aliado para automatizar e ajustar os processos do dia a dia de um e-commerce, utilizar um sistema inteligente, vai te poupar muito tempo e dinheiro no final do mês. No fim, com a concorrência nesse mercado, é impossível não ter ajuda da tecnologia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

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- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

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