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Descubra como funcionam as estratégias eleitorais

como funciona estrategias eleitorais
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Rod Lopes

Estratégias eleitorais ocorrem em um tempo de eleições por todo o Brasil, com uma certa agitação bem alta de campanhas e planos eleitorais, para ter votos e mostrar os projetos da maioria dos candidatos. Se ele quiser mais votos deve montar um bom plano de marketing.

Mas, todos sabem que é importante até para a lavagem de sofá a seco, um serviço que é simples, mas que também precisa de marketing, para que as pessoas possam querer fazer e que ele seja feito com uma empresa específica do mercado, o marketing é importante.

A principal meta além de mostrar os projetos que cada candidato tem, é se apresentar para população e mostrar um pouco mais que o lado político. É como uma empresa que faz a terceirização de copa precisa fazer, mostrar além desses serviços para as pessoas.

É impossível criar qualquer plano de ações, tanto em uma campanha e pré-campanha, quanto no decorrer de um mandato se não forem definidos objetivos bem claros. Tanto de curto, médio ou longo prazo. Essas metas precisam ser definidas pelos candidatos.

Se uma oficina mecânica especializada em freios quer mais clientes, ela comunica isso a um dos setores de marketing e, por meio disso, eles vão construir uma estratégia eficaz, e desse modo buscar atingir as metas que foram estabelecidas com uma boa antecedência.

As estratégias são muito importantes para esses candidatos, sem elas, eles não ficam conhecidos e as pessoas podem acabar não votando neles. Na verdade é uma verdadeira medalhas de corrida, pois é uma maratona eleitoral, ganha quem for mais rápido, e rápido em chamar a atenção do público.

Os candidatos precisam ter um carisma muito grande. E, isso deve ser definido com a sua equipe de marketing, o que deve ser dito e, como eles devem agir frente às câmeras e anúncios da sua candidatura para ter votos.

Mas, o que se vê comumente são ações ruins, feitas de forma aleatória e sem nenhum tipo de organização ou ligação entre si. Pode até ser que tenha algum efeito bom, mas em um momento, e não muito raro, as fragilidades acabarão ficando expostas ao público. 

Quando isso ocorre costuma ser complicado de ajustar. É como se com uma furadeira para vidro furasse um aquário cheio de água, para tapar esse burcao, demora e às vezes nem é possível de concluir. Pois, o material sendo sensível, o vidro do aquário iria rachar todo.

Por isso, as estratégias precisam ser bem pensadas, se forem feitas de forma desleixada, os eleitores irão perceber que estão sendo apenas manipulados, o que vai prejudicar a imagem do candidato e, pode arruinar a sua campanha política na corrida para ser eleito.

Ao longo dos últimos anos, o marketing político tem se tornado cada vez mais influente no processo de escolha do eleitor. Todavia, no interior dos preceitos do marketing, há um plano ainda mais direto para uma campanha de sucesso, que é o chamado marketing eleitoral. 

E é dele que está sendo falado desde o início deste artigo, apesar de eles terem algumas semelhanças, mais adiante as pessoas verão a diferença entres eles. O marketing eleitoral foca totalmente em eleger o candidato, enquanto o outro, busca construir uma boa imagem.

Uma empresa de lavagem de carpete residencial faz justamente isso, tenta sempre construir uma boa imagem para os clientes e, só depois disso, ela tenta vender algo a eles. Nunca tentam vender algo antes de conquistá-los, sempre depois de ganhar os clientes.

A importância dessas estratégias

A estratégia é a base de tudo na comunicação política. Ela guia as ações, acha os públicos ideais e o modo do discurso, ajusta a gestão de crise, cria a comunicação com a base, e já mostra como ampliá-la, vai planejar projetos futuros de reeleição ou briga por outros cargos.

Não dá para realizar a comunicação política de base e usar o achismo. É necessário usar os dados, estratégias bem pensadas e elaboradas, prevendo situações adversas para a campanha no geral. Se basear no que é bom ou não, pode estragar toda a campanha.

Um projeto político é sério, vai demandar muito tempo e consome os recursos econômicos e de energia. Não há a menor chance de se trabalhar sem estratégia, ou plano. De preferência criado por quem compreende da comunicação, marketing digital e política.

Se a pessoa ou sua equipe não estão totalmente preparadas para criar uma boa estratégia, buscar uma consultoria com um profissional de marketing em campinas é possível, por isso, não deixe o projeto ou mandato irem por água abaixo por um erro tão primário, ser profissional é significativo.

O mesmo vale para uma empresa que vende paleteira elétrica com plataforma, ela deve usar profissionais preparados para fazer o marketing de seu negócio. Pois, precisa passar uma mensagem de profissionalismo e preocupação com os consumidores da marca.

Elaborando um bom projeto político

Aos que querem brigar pela primeira vez por um cargo político ou que perderam uma eleição, mas tem vontade de estar novamente no pleito, a estratégia é o primeiro passo para a criação do projeto político.

Antes de mais nada, é necessário um extenso diagnóstico que analise não só o seu perfil, mas, também o cenário eleitoral geral da sua cidade ou estado. 

É preciso saber onde as suas ideias vão se encaixar, quais os públicos mais receptivos ou se acham melhor com o que o candidato se põe a defender, qual o seu verdadeiro potencial eleitoral ou, como foi a sua performance em todas as eleições passadas, e outras coisas.

É por meio desse trabalho de pesquisa, estudo e levantamento de dados que uma estratégia é elaborada. Uma estratégia é baseada em informações, pois só assim é possível criar uma que  de atenda as demandas.

Isso vai gerar um plano de ações bem detalhado para o discurso, defesa ou alguma apresentação de ideias para o público. Também, vai mostrar em quais redes sociais e mídias no geral o candidato deve estar presente e, quais deve sempre evitar a presença.

Um planejamento também vai dizer, quando é que um conteúdo deve ser impulsionado e quais são os pontos mais poderosos para a campanha, que devem ser explorados no decorrer do tempo que durar essa corrida até as eleições do cargo em questão.

Sem estratégia, a pessoa provavelmente vai estar só fazendo postagens sem sentido no Facebook ou Instagram e, lançando suas ideias a literalmente, ninguém. Sem falar nas chances de ela estar cometendo gafes que devem custar caro para a sua imagem.

Diferença entre marketing político e eleitoral

Como foi visto neste artigo, há certas diferenças entre Marketing Político e Marketing Eleitoral. Para iniciar, eles ocorrem em momentos opostos e tem uma duração diferente. O primeiro é um trabalho feito a longo prazo, já o segundo agrupa um tempo mais curto.

É como o emplacamento de veículo pcd, algumas pessoas preferem fazer em um tempo mais curso ou preferem emplacar o carro com uma certa demora.

O marketing eleitoral é exclusivo ao período da briga pelo cargo público eletivo, e tem a meta bem clara, que é fazer com que o político ganhe as eleições. Já o marketing político ocorre depois que o candidato ganha um cargo e começa a exercer as funções de mandato. 

Nesse contexto, tem-se estratégias de comunicação que devem visar a variadas metas, como preparar o parlamentar para uma seguinte eleição, ou aprimorar sua imagem junto à população, para obter apoio em horas cruciais. 

Assim, trata-se de um grupo de tarefas a longo prazo. Elas visam justamente, ao longo do tempo, melhorar a imagem deste político, para que, em próximas eleições ou quando ele estiver precisando de apoio, a população o ajude com isso.

E como funciona?

Diversos aspectos das estratégias políticas foram apresentados, agora, a seguir será melhor explicado, como essas estratégias de marketing eleitoral são feitas. Por isso, as pessoas devem prestar bem atenção no roteiro de funcionamento:

  1. A etapa de planos estratégicos;
  2. Etapa da produção e performance;
  3. Fazer estudos sobre os seus concorrentes;
  4. Construir uma imagem pessoal e um de da candidatura;
  5. Fazer um bom plano do posicionamento do candidatos;
  6. Realizar a definição do público-alvo;
  7. Optar pelos canais mais indicados;
  8. Também definir as metas;
  9. Por fim, acompanhar e otimizar.

Cada ponto desse roteiro das estratégias eleitorais, são importantes. Pois, um bom planejamento precisa ser feito e, deve ser seguido à risca, sendo adaptado quando necessário.

Considerações finais

Portanto, a partir da leitura deste artigo, foi possível entender como é significante para uma corrida eleitoral as estratégias eleitorais e, como o marketing eleitoral pode ser importante para conseguir votos e chamar a atenção dos eleitores nesse tempo antes da eleição.

Isso porque, um candidato precisa transmitir as suas ideias da forma mais clara possível, pois o tempo até as eleições é curto e exige todo um planejamento estratégico. E, desse modo, os candidatos devem investir bem, para que sua campanha tenha sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

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