O copywriting é uma técnica de redação baseada em uma estratégia de produção de conteúdo, focada em convencer o leitor a realizar uma ação específica.
Portanto, o copywriting tem como principal foco produzir textos com o objetivo de convencer e cativar a atenção do público.
Esse material precisa educar e capacitar os leitores sobre um determinado produto ou serviço para mostrar qual é a melhor solução para resolver uma necessidade.
Deste modo, isso pode ser feito através de produções, como posts, e-books, texto de blogs e sites.
Além disso, o copywriting é uma ferramenta muito importante no marketing de conteúdo que, em resumo, é uma estratégia para atrair os clientes, por meio da criação de conteúdos relevantes.
Outro ponto é que o marketing de conteúdo é uma estratégia que não promove diretamente a marca, produto ou serviço.
Porém, sim, utiliza-se de conteúdos que mostram, expliquem e convençam o público-alvo que a sua marca é a melhor solução para um determinado problema ou necessidade, sempre com o objetivo de gerar uma conversão.
Por isso, é também preciso entender que o marketing de conteúdo é fundamental para trabalhar bem o copywriting.
Além do marketing de conteúdo, é possível fazer o uso de algumas ferramentas para ajudar na produção, como por exemplo, o CRM de vendas.
Principais diferenças entre Copywriting e Marketing de Conteúdo
A diferença entre os dois, é que o marketing de conteúdo é uma estratégia que não promove diretamente uma marca, produto ou serviço.
Ele faz a criação e a divulgação de conteúdos ricos e valiosos que tem um propósito de convencer o leitor a criar uma afinidade com a marca.
Dentro do marketing de conteúdo, para que eles sejam gerados de forma impressionantes e que sejam relevantes aos futuros clientes, precisa-se fazer o uso de algumas ferramentas, e uma delas é o copywriting.
Então, essa ferramenta, foca em fazer com que o leitor tome uma atitude específica, o que pode ser uma compra, um cadastro, entre outros.
Com títulos bem-feitos, isso fará com que o paciente tenha interesse no produto e possa dar um passo a mais, podendo chegar até mesmo a compra.
Com essa técnica, a empresa será capaz de conhecer o público-alvo através de palavras, e assim, conseguirá aumentar as vendas e alavancar o negócio todos os dias.
Como e por onde começar no Copywriting
Saber escrever bem é fundamental, mas para isso, existem alguns passos que facilitam esse processo, como:
- Determine o objetivo e o público alvo;
- Colete informações;
- Entenda o funil de venda;
- Selecione os ganchos.
Essas etapas são fundamentais para começar um copywriting, mas além dessas fases, é possível fazer o uso de uma ferramenta chamada CRM.
Com essa ferramenta, será possível acompanhar de perto os passos dos clientes, principalmente durante o funil de venda.
Além do mais, será possível acompanhar qual parte do site o cliente está acessando e qual é a sua busca de interesse.
Com base nessas informações, é possível enviar e-mails personalizados, de acordo com o interesse de cada cliente, fazendo com que a ferramenta de CRM gratis seja muito eficiente.
Dicas para Copywriting
O primeiro passo é selecionar o assunto principal a ser trabalhado no copywriting. Além disso, deve deixar claro qual é o objetivo principal em questão, seja realizar uma conversão como venda, download de um e-book, efetivação de um cadastro, entre outros.
Dessa maneira, será possível guiar todos os esforços e ações para construir um bom copywriting.
É importante buscar e colher informações sobre o assunto que deseja trabalhar, sempre pensando no momento em que esse conteúdo será lido, tendo informações relevantes e diferenciadas.
Dessa forma, conseguirá criar conteúdos que sejam destaques e bastante úteis para o seu público-alvo.
Também chamado de pipeline de vendas, ele é basicamente uma representação do caminho em que o cliente faz para chegar até o fechamento das vendas. Então, saber trabalhar os conteúdos para cada um desses momentos no funil, fará toda a diferença.
Principalmente, porque os conteúdos serão condizentes com o momento em que cada consumidor está passando dentro do começo, no meio e no fim dos funis de venda.
Como selecionar os ganchos?
Os ganchos são recursos utilizados no copywriting para instigar o interesse do público-alvo pelo conteúdo. Podem ser curiosidades, dados relevantes e tendências.
O foco é escolher e trabalhar ganchos que façam com o que as pessoas tenham interesse pelos conteúdos.
Por exemplo, ao invés de falar “a importância do almoço”, poderá utilizar um gancho dizendo “saiba quais benefícios o almoço pode trazer”
Assim, esses ganchos podem auxiliar a captar a atenção sobre o mesmo assunto.
Por fim, é possível dizer que o copywriting e o marketing de conteúdo são diferentes, mas de certa forma, um precisa do outro para que o resultado seja eficiente.
Ao realizar as etapas necessárias, é possível que a empresa consiga alcançar mais clientes e obtenha o aumento das vendas por meio das palavras.
Conteúdo originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.