Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

Como se aprofundar no tráfego pago e atingir metas

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Rod Lopes

O tráfego pago é uma opção complementar e fundamental para que as estratégias de marketing digital da empresa sejam um sucesso. É uma ação que ajuda a impulsionar conteúdos, além dos produtos e serviços de uma marca.

Hoje em dia, o tráfego pago é a maneira mais rápida de obter resultados na internet, tanto para levar a marca ao conhecimento de mais pessoas quanto para conseguir contatos de leads e aumentar as vendas.

Ao investir nessa estratégia, é necessário participar de um leilão com outros anunciantes. Cada mídia tem uma maneira de fazer o cálculo, como no caso do Google, para que suas propagandas sejam padronizadas e que o empreendimento se adeque aos valores.

Uma das formas mais comuns é o custo por clique, ou seja, o anunciante paga toda vez que um usuário clicar no anúncio. É uma ação que vale a pena porque mesmo com a concorrência ativa, essa opção melhora o relacionamento com o público.

Isso acontece porque as campanhas são direcionadas para as pessoas certas e no momento mais oportuno. 

Importância do tráfego pago para as empresas

Qtualmente, todo gestor e empreendedor sabe sobre a importância de trabalhar com o marketing digital. Dentre as inúmeras possibilidades de divulgar o negócio e suas soluções na internet está o tráfego pago.

Essa ação é muito requisitada, além de ser uma das mais bem sucedidas. Mas para trabalhar dessa forma, primeiro o negócio precisa de um site institucional para divulgar seus produtos e serviços e é para ele que os usuários serão direcionados.

Uma clínica de fisioterapia para gatos deve investir em ações orgânicas, mas elas demoram muito para trazer resultados. Para ganhar tempo e não perder oportunidades de negócios, vale a pena trabalhar com o tráfego pago.

Aliás, especialistas recomendam então que as companhias equilibrem essas duas possibilidades de marketing digital, sendo as estratégias pagas e orgânicas.

O tráfego de uma plataforma é a quantidade de visitas que ela recebe, mas ao investir em anúncios pelos buscadores e pelas redes sociais, o número de usuários que vai acessar as páginas do negócio é muito maior.

Essa prática traz mais visibilidade para a companhia e é uma ótima oportunidade para empreendimentos digitais que ainda estejam se consolidando. No entanto, também é muito usado por marcas consideradas e reconhecidas no mercado.

Benefícios do tráfego pago

Por meio do tráfego pago, a organização ganha mais visibilidade e cria uma imagem positiva, afinal, consegue levar suas soluções para as pessoas que realmente podem se interessar por elas.

Mas uma clínica especializada em implante cabelo masculino tem acesso a muitos outros benefícios com essa ação. São eles:

  • Aumenta a presença digital;
  • Retorno rápido;
  • Campanhas com objetivos específicos;
  • Segmentação apurada;
  • Baixo investimento inicial;
  • Acompanhamento de métricas.

O tráfego orgânico também ajuda a aumentar a presença digital da empresa, mas com o tráfego pago, ela é vista por mais pessoas só que em menos tempo.

Isso ajuda a gerar identificação com o público, aumenta o reconhecimento da marca e eleva a quantidade de vendas. O anúncio também consegue maximizar a visibilidade do empreendimento e atrair visitantes em um período curto.

Isso também é vantajoso para o reconhecimento do negócio, mas outra vantagem que se destaca muito é que a corporação consegue criar campanhas pontuais, com objetivos específicos, inclusive em períodos como a Black Friday, o Natal e outras comemorações.

Ela pode lançar um produto ou coleção e anunciar suas ofertas para atrair mais pessoas e aumentar sua receita.

As ferramentas de tráfego possuem excelente capacidade de segmentação, e entre as mais comuns estão aquelas que fazem a divisão por palavra-chave, informações demográficas, canais de mídia e outras segmentações.

Uma empresa de locação de som para casamento não precisa gastar uma grande quantia para trabalhar com tráfego pago. Essa estratégia é escalável, ou seja, a organização pode começar investindo pouco e ir aumentando conforme os resultados.

Por fim, outro grande benefício é a possibilidade de acompanhar as métricas praticamente em tempo real, o que permite ao anunciante se adaptar às estratégias e alcançar os resultados propostos.

Caso seja necessário, é perfeitamente possível fazer ajustes para que tudo esteja de acordo com os objetivos traçados.

Dicas para investir em tráfego pago

Depois de saber qual é a importância e os benefícios de investir em tráfego pago, chegou o momento de saber como fazer isso para aproveitar todo o potencial dessa modalidade. Algumas dicas são:

Conhecer a persona do negócio

A persona da marca é um personagem semi fictício que reúne todas as características que o cliente ideal do negócio deve ter. São informações como idade, profissão, escolaridade, gênero, estado civil, problemas, necessidades, desejos e outras características e gostos.

Todas as estratégias de marketing e vendas de uma empresa de longarina para recepção são baseadas nas características da persona e é justamente por isso que é tão importante defini-la.

A marca só vai conseguir direcionar os anúncios e fazer o investimento valer a pena se ela realmente souber quem é seu potencial cliente, as dores que ele possui, a linguagem que usa e os canais em que está presente.

Investir em público lookalike

Lookalike, também conhecido como público semelhante tem como objetivo aumentar o alcance do negócio anunciando para pessoas que possuem características semelhantes aquelas que já conhecem o seu negócio, é como se fosse uma amostra de um produto ou serviço que já existe.

Em outras palavras, um grupo de pessoas mais propensas a comprar e que tenham características semelhantes com o público que já compra com a marca.

Conhecer as métricas que serão monitoradas

Um estúdio de fotografia de eventos corporativos deve saber como vai anunciar e quais métricas serão analisadas depois que a campanha já estiver no ar.

Quem deseja anunciar pelo Google pode fazer isso por meio da rede de display, aplicativos, rede de pesquisa, vídeos no YouTube e Google shopping. Todas essas ações se diferem em formatos, locais e padrões para exibir os anúncios.

Uma das métricas mais importantes é a taxa de cliques que mostra o número de cliques que o anúncio recebeu e em qual período isso aconteceu.

Para calcular essa taxa basta pegar o número de cliques e dividir pela quantidade de impressões. Mesmo sendo um cálculo simples, acompanhá-lo é imprescindível para que a campanha seja sempre atraente e relevante.

Outras métricas também precisam ser consideradas, como o custo por clique, custo por conversão e taxa de conversão.

Usar boas palavras-chave

Quando alguém quer tirar a carteira de habilitação, pesquisa por auto escola nos buscadores para encontrar os locais que oferecem esse serviço. Para fazer essa pesquisa, utiliza-se um termo conhecido como palavra-chave.

Ela permite que o site da empresa seja encontrado nos resultados de pesquisa e para a elaboração dos anúncios pagos, independentemente do local onde eles serão exibidos.

Se a marca quiser que suas campanhas apareçam nos buscadores, precisará relacioná-las com um grupo de palavras que vai direcionar os anúncios.

Quando a campanha é para aparecer nos resultados de pesquisa, o anunciante deve incluir a palavra-chave no título e no texto que será visto pelo usuário, e é isso que vai potencializar as taxas de cliques.

Investir em uma boa copy

Uma empresa especializada em recuperar CNH cassada precisa de um bom texto para a descrição de seus anúncios. Copywriting é uma estratégia que considera os clientes e convida as pessoas a tomarem uma decisão.

Em anúncios comuns, o espaço para texto costuma ser de até 30 caracteres por título e até 90 caracteres para as descrições. Em anúncios responsivos, são 15 caracteres por título e 40 para as descrições.

O espaço é muito pequeno, mas, mesmo assim, é possível criar um texto que convence os usuários em relação ao poder da marca e aos seus produtos e serviços.

Mas uma lavanderia de uniformes industriais deve garantir que eles sejam curtos e objetivos e convençam a persona sobre o porquê ela deve clicar em seu site.

Caso você tenha dificuldades de criar seus anúncios com texto persuasivo, recomendo que você dê uma olhada nesses mais de 350 Modelos De Copy Prontas Com Os Gatilhos Mentais para você usar nos seus anúncios. É só copiar, editar e colar.

Saber direcionar o público

Por fim, é necessário saber direcionar as pessoas para as páginas, considerando aquilo que foi dito no anúncio.

Por exemplo, se ele fala para o usuário clicar e comprar a mercadoria, não faz sentido direcionar essa pessoa para uma página de download de um ebook, e o contrário também se aplica.

Saber direcionar a audiência é crucial para que os usuários possam realizar a ação proposta e a companhia consiga alcançar seus objetivos.

Considerações finais

Investir em tráfego pago é uma estratégia inteligente e que faz parte de negócios dos mais variados setores. Traz resultados imediatos e consegue expandir as vendas da companhia, assim que começam a funcionar.

Depois de entender um pouco mais sobre o assunto, o negócio terá mais confiança para criar suas campanhas e aproveitar tudo o que o tráfego pago pode trazer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

Bio

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