Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

Black Friday: Como Escolher Os Melhores Descontos 6 Dicas

Black Friday Como Escolher Os Melhores Descontos 6 Dicas
Picture of Rod Lopes

Rod Lopes

A Black Friday é uma ação que ocorre todos os anos e acontece geralmente no final do ano e traz coisas novas e promoções em produtos de variados setores, como o de eletrônicos, de viagens, de esportes, também móveis e diversos outros dentro do mercado.

E diversas empresas replicam isso, até as que trabalham com quarto escritório planejado podem usar a Black Friday como um evento para ganhar mais clientes e aumentar seus lucros.

Além disso, esse evento consegue aumentar o seu lucro do mês pois oferece serviços e produtos com um desconto maior no momento e alguns benefícios a eles. Em épocas como essas, algumas empresas aproveitam até para queimar o estoque e fazem bons preços. 

Uma empresa de tela proteção contra gatos, pode fazer isso de queimar estoque sem ter problemas e, aproveitar um número grande de pessoas comprando.

E uma das dicas que são essenciais para aproveitar a Black Friday, é estar de olho nos descontos que ocorrem nas lojas digitais e físicas, pois as empresas centrais começam a propagar em suas redes sociais que a Black Friday já começou e que tem descontos ativos.

O bacon caseiro defumado pode ser posto também em épocas como essa do mercado. E, dado que de modo geral, as carnes são caras e há muita procura por parte das pessoas, uma promoção fará com que o produto seja um dos mais vendidos dentro da empresa.

A Black Friday é um dos grandes eventos do comércio no mundo todo e no Brasil, como já dito, é um dos momentos mais importantes para o varejo. É importante também, para um negócio que vende andaime tubular completo, pois terá um volume de vendas maior.

No ano de 2020, o lucro das lojas virtuais foi de R$ 5,1 bilhões por dia de promoção na Black Friday. É um fato que esse é dos momentos que mais faz sucesso entre os consumidores, as pessoas passam o ano inteiro esperando esse período de descontos.

Existem até pessoas que buscam por franquias alimentação baixo investimento, para que possam comer sem gastar muito. Os consumidores não perdem uma promoção, principalmente uma que estão esperando há mais de 10 meses.

Se a pessoa que está lendo o artigo, está ansiosa para a Black Friday, sabe-se muito bem como ela está se sentindo. O dia da Black Friday é o mais esperado tanto pelos clientes como pelos donos de lojas físicas e e-commerce, afinal, o sucesso desta data é grande.

A data é uma valiosa oportunidade de compra e venda, os maiores descontos são os mais buscados e são os que mais despertam os desejos das pessoas. Aqui no Brasil, a Black Friday começou em 2010, quando Pedro Eugênio trouxe esse modelo americano para o Brasil.

rod lopes e pedro eugenio o pai da black friday no brasil
Rod Lopes e Pedro Eugenio, o pai da Black Friday no Brasil

Foi um formato muito bem aceito pelo público que estava envolvido e tem se mostrado até hoje um grandioso sucesso, as lojas ficam extremamente lotadas e as mercadorias se esgotam de modo rápido, por isso as grandes filas, que se formam na madrugada do dia. 

Uma loja de peças, pode com a chegada dessa data vender embreagem de caminhão a um preço bem em conta. Muitos caminhoneiros ficariam satisfeitos com uma promoção, voltada para seus veículos de trabalho. A Black Friday é uma data muito significativa.

Como as empresas vendem na Black Friday

Por ser um evento grandioso, a Black Friday tem uma ótima preparação da sua loja virtual para que as vendas possam acontecer sem maiores erros. Para isso, é bom que a sua loja esteja pronta até o dia 15 de novembro, pois assim há tempo para vender muito.

Defina a oferta que vai ser disponibilizada 

As suas ofertas devem estar bem alinhadas com a empresa e, ser algo bem atrativo para o seu consumidor, por isso é essencial se atentar aos valores que são praticados para que ela não traga vários prejuízos e, traga ajuda ao crescimento da sua loja virtual ou loja física.

É o caso de uma empresa focada em placa de vidro personalizada, ela deve alinhar as duas coisas. Existem várias ofertas que a empresa pode criar, porém após finalizar isso, é muito interessante ter uma tabela com os produtos que farão parte da suas promoções.

Nessa tabela a empresa vai criar certas colunas com o nome do produto, o preço que ela os comprou ou fabricou, o valor pelo qual vai ser vendido agora e, a oferta que pode fazer no decorrer da Black Friday de modo que não prejudique o seu negócio.

E, inicie a criação das suas campanhas

Planejar o modo com que a empresa vai divulgar a Black Friday da loja é muito fundamental para o sucesso da mesma. Para isso, é possível investir em anúncios nas redes sociais para chegar a novos clientes e focar em melhorar mais o engajamento.

Também é interessante usar o e-mail marketing para os anúncios, pois além de ser possível segmentar seus descontos pelo interesse do seu público, neste canal todos os seus assinantes vão receber as suas comunicações, que é muito diferente das redes sociais.

Faça uma boa jornada de comunicação

A jornada de comunicação, é quando a pessoa mapeia os pontos de contato da sua audiência com a sua loja, para desenvolver o caminho que seus clientes vão passar até finalizar a compra, é o que um negócio de controle de acesso automatizado deve fazer.

Por exemplo, se a empresa tiver clientes que usam mais o Instagram e o WhatsApp, ela pode desenvolver uma jornada de comunicação se baseando nessa informação de seus clientes. 

Desse modo, o cliente será muito mais impactado por um anúncio no Instagram que leva até o contato da sua loja, onde lá estará um atendente pronto para fazer a venda. E, o contato humano, é algo muito importante para os consumidores.

Ter uma jornada é uma ótima prática para estreitar a relação e fidelizar o seu cliente, desenvolvendo uma comunicação mais unida, que faz com que todos os meios de contato do seu consumidor com a empresa, se complementam e o fazem finalizar a compra.

Deixe o estoque pronto para a data 

É essencial deixar preparado o seu estoque para que ele possa atender a uma grande demanda de vendas. Para isso, é muito interessante estar em posse de uma ferramenta que controle o seu estoque em tempo real, isso possibilita diversas formas de gestão.

Com isso, a empresa vai conseguir fazer um levantamento dos produtos que mais tem saída, e se ajustar junto aos fornecedores, para assim ter mais produtos em estoque e desse modo atender a sua demanda para a Black Friday.

Análise a infraestrutura da sua loja

No tempo da Black Friday, para que se consiga vender muito, é essencial que o site esteja pronto para ter mais visitas que o normal, pois desse modo se evita que seus consumidores fiquem bem decepcionados na hora de realizar a compra.

Por isso, realizar uma análise do site para acompanhar a performance pode ser uma ótima prática de se fazer antes de iniciar as promoções, pois assim é possível tomar os ajustes necessários e evitar grandes danos no futuro.

O time de atendimento precisa estar preparado

É essencial que a empresa faça um treinamento com o time interno, fornecendo ajustes sobre como a promoção está sendo realizada, o que pode e o que não pode passar ao cliente na hora e padronizar medidas caso o cliente tenha uma reclamação.

Um dos meus clientes é fábrica de máscaras descartáveis para venda no atacado, com pelo menos 4 semanas de antecedência os treinamentos internos com a equipe de vendas e atendimento começam a acontecer.

Deixar a sua equipe pronta vai evitar que ela se estresse com a data e, também ajuda a dar um suporte muito melhor ao seu cliente, que vai ter mais confiança na sua empresa depois de ter um bom atendimento ao cliente.

As vantagens da Black Friday

Para os clientes, a Black Friday significa uma boa chance de comprar produtos ou contratar serviços com promoções altas. Porém, para o varejo, as vantagens de colocar a data de forma definitiva no calendário são várias, mas aqui estão algumas das mais significativas:

  • Um grande aumento nas vendas;
  • A maior fidelização da marca;
  • O momento de testar os canais digitais;
  • A Black Friday não ocorre só na sexta-feira;
  • A Black Friday é para todas as pessoas.

Essas são as vantagens que proporciona a Black Friday para uma loja. A mais importante de todas é o aumento de vendas e também a boa fidelização da marca. São vantagens a longo prazo para uma empresa que preza pelos clientes.

Considerações finais

A Black Friday é uma maravilhosa oportunidade para o varejo crescer suas vendas e ganhar novos clientes. Não só o varejo, como o comércio de serviços também pode aproveitar as vantagens e desenvolver ações que alavanquem a sua marca.

Com o crescimento das vendas por apps, sites e a busca nas redes sociais e internet no geral, o empresário vai precisar monitorar as atualizações e perceber como seu cliente está percorrendo a jornada de consumo para poder atingir ele com campanhas personalizadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Picture of Rod Lopes

Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

Bio

Agende o melhor horário para uma consultoria particular, online e ao vivo para melhorar ainda mais seu posicionamento no mundo dos negócios online.

Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário e compartilhe. Só assim vou saber se estou contribuindo e como posso melhorar. Obrigado!