Um banco de dados é um acervo organizado de informações ou dados estruturados, que são armazenados de forma eletrônica em um sistema de computador.
Normalmente, ele é controlado por meio de um sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS) que pode ser trabalhado junto com aplicativos associados.
Os dados sobre a primeira habilitação registrados na operação são modelados atualmente em linhas e colunas, em uma série de planilhas para que a consulta seja eficiente.
Esses dados, quando organizados, podem ser acessados facilmente e o gerenciamento, as modificações e atualizações conseguem ser controladas adequadamente pelo profissional interno da empresa.
Qual é a importância do banco de dados?
Os grandes bancos de dados empresariais geralmente suportam consultas muito confusas, por isso eles devem fornecer respostas quase que instantaneamente para acessar informações de vacinas para cachorros, por exemplo.
Os administradores de bancos de dados sempre são solicitados para empregar uma abrangente variedade de métodos, para ajudar a melhorar o desempenho dos acessos.
Eles são importantes, nos seguintes sentidos:
- Absorvem aumentos significativos no registro de dados;
- Garantem a segurança no armazenamento dos dados;
- Conseguem acompanhar os acessos em tempo real;
- Podem gerenciar e manter os dados e a infraestrutura;
- Removem os limites na escalabilidade.
Os bancos de dados também são importantes para garantir a residência das informações, sua importância ou os registros de tempo de acesso a uma informação de exames demissionais, por exemplo.
Com a explosão de informações advindas de sensores, máquinas conectadas e outras fontes, os administradores dos bancos de dados lutam incessantemente para gerenciar e conseguir organizar as informações com eficiência.
As violações aos dados sempre ocorrem e a cada dia os hackers tornam-se mais experientes, inventando algo diferente para invadir as informações de tubulação para GLP, que ficam armazenadas no computador.
Por isso, garantir a segurança dos dados é importantíssimo, para que eles não sejam espalhados de forma indiscriminada, causando enormes problemas para as empresas.
Como os negócios, atualmente, movimentam-se rapidamente, é necessário que os acessos aos dados ocorram em tempo real. Por isso, acompanhar a demanda dessas informações favorece a tomada de decisões nas negociações.
Há de se ter um acompanhamento contínuo desse banco de dados, para que se possa identificar problemas de acessos a informações de letreiros, executando sempre a manutenção preventiva, aplicando atualizações e correções de softwares utilizados.
A medida que o banco de dados se torna mais enigmático e o seu volume aumenta, as empresas enfrentam grandes custos para que mais profissionais especializados nessa área sejam contratados, para que tudo seja monitorado adequadamente.
Quais são os tipos de banco de dados?
Existem diversos tipos e o melhor deles, para uma empresa, vai depender do modo como a organização irá utilizar os dados registrados no sistema. São eles:
Bancos de dados relacionais e orientados a objetos
Eles se tornaram dominantes na década de 80, e são organizados como um compilado de tabelas com colunas e linhas. A tecnologia que ele utiliza fornece a forma mais eficaz e flexível para acessar informações estruturadas.
No caso dos bancos de dados orientados a objetos, como a própria descrição já mostra, ele é representado na forma de objetos.
Bancos de dados distribuídos
O banco de dados distribuído possui dois ou mais arquivos localizados em sites diversos, e as informações podem ser armazenadas em vários computadores que estejam no mesmo local físico ou, também, espalhados por diferentes redes.
Data warehouses
Trata-se de um tipo de banco de dados projetado especificamente para consultas e análises rápidas das informações.
Bancos de dados NoSQL e dados de grafos
O NoSQL ou banco de dados não relacional, permite que as informações de vidros refletivos não estruturados e semiestruturados possam ser armazenadas e manipuladas.
O bancos de dados de grafos, ele armazena dados referentes a entidades e os relacionamentos entre elas.
Banco de dados OLTP
Ele é rápido e analítico, sendo projetado para um grande número de transações realizadas por diversos usuários e é um dos tipos que está em uso atualmente.
Bancos de dados de código aberto
O sistema de banco de dados de código aberto possui um código-fonte aberto, que pode ser o SQL e NoSQL.
Bancos de dados em nuvem
Nada mais é do que uma coleção de dados, estruturados ou não, que ficam armazenados em uma plataforma de um computador em nuvem privada, pública ou híbrida.
Os tipos de banco de dados em nuvem são o tradicional e um utilizado como um serviço, chamado de DBaas, onde as tarefas administrativas e a sua manutenção são executadas por meio de um provedor de serviços.
Banco de dados multimodelo
Os bancos de dados multimodelo combinam tipos diversificados de modelos de banco de dados, podendo acomodar diferentes tipos de informações de portas de alumínio de alto padrão.
Banco de dados de documentos/JSON
Ele é projetado para armazenar, recuperar e gerenciar informações voltadas para documentos, sendo uma forma moderna de armazenar dados no formato JSON, em vez de linhas e colunas, como o banco de dados relacional.
Bancos de dados autônomos
Os bancos de dados autônomos são mais recentes e inovadores, baseados em nuvem e usam machine learning (um tipo de máquina de inteligência artificial), que serve para automatizar o ajuste de banco de dados, a segurança e os backups.
A machine learning também realiza atualizações e tarefas de gerenciamento de rotina dos dados de testes ergométricos, que normalmente são executadas por administradores de banco de dados.
Banco de dados WordPress
O WordPress nada mais é que um CMS – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, traduzido em português, sendo o local onde todos os dados de um site são armazenados.
Ele é um sistema administrativo de sites, blogs, lojas virtuais, portais de notícia e de páginas que postam conteúdos e comentários, arquivando todas as informações.
Evolução do banco de dados
Desde a sua criação no início dos anos 60 eles evoluíram muito. Os bancos de dados de navegação, da mesma forma que o banco de dados hierárquico e o banco de dados de rede eram os sistemas originais mais usados para arquivar e manipular dados.
Mais recentemente, os bancos de dados NoSQL, surgiram como uma resposta ao crescimento do uso da internet que necessita de maior velocidade para processar dados não estruturados.
Diferenças entre um banco de dados e uma planilha
As principais diferenças, como as informações são armazenadas e manipuladas, quem pode ter acesso aos dados, e quantas informações podem ser armazenadas.
As planilhas são ótimas para um único usuário ou um pequeno número deles, por não necessitarem fazer manipulações de dados muito complexas.
Por outro lado, os bancos de dados são projetados para abrigar acervos muito maiores de informações organizadas. Quantidades enormes, em diversas vezes.
Os bancos de dados permitem que vários usuários concomitantemente acessem e consultem rapidamente e de forma segura todos os dados e para isso usam linguagem extremamente complexas.
Alguns esclarecimentos adicionais são úteis para conhecer mais a respeito do banco de dados, que serão mostrados abaixo.
O que é um software de banco de dados?
O software de banco de dados é um serviço computacional utilizado para criar, editar e manter arquivos e registros de informações, facilitando a entrada de dados, edição, atualização e também, pode gerar relatórios.
Ele simplifica o gerenciamento de dados, permitindo que os usuários arquivem informações em um formulário estruturado e depois os acessem. Ele pode ser construído pelos próprios usuários e normalmente possui uma interface gráfica.
Considerações finais
Portanto, o banco de dados tem como função agrupar dados sobre um mesmo assunto, armazenando assim diversas informações como documentos, endereços, serviços, clientes em, também, a quantidade de vendas efetuadas por uma empresa.
Assim, esses dados ficam à disposição para serem acessados pelos usuários, porém, devem ser cuidadosamente checados por um administrador, que irá identificar quais atualizações são necessárias no sistema.
As aplicações de bancos de dados são de três tipos: orientadas à transações; de suporte à decisão; e para a Internet e as informações são diferentes para cada categoria.
Na categoria orientada à transação, elas são curtas como débito e crédito, por exemplo.
O banco de dados organiza e armazena as informações empresariais, que devem ser muito bem guardadas pelos gerentes, empresários e funcionários, podendo ser acessadas em um único ambiente, em tempo real.
O banco de dados proporciona diversas vantagens como segurança, agilização nas consultas, permite o alinhamento das estratégias adotadas pelas empresas e auxilia a aumentar a produtividade.
Dependendo do tipo de banco de dados implantado, mesmo que ocorram excessos de dados, ele será capaz de armazenar todos, permitindo o acesso a qualquer momento que for necessário.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.