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Saiba como funciona os processos da automação de marketing

automação de marketing
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Rod Lopes

Automação de marketing nada mais é do que o uso de tecnologias que simplificam processos e os tornam mais escaláveis e eficazes.

Investir em marketing digital é uma necessidade hoje em dia, só que ninguém consegue dar conta de todas as tarefas necessárias para fazer uma boa divulgação se tiver que fazer tudo manualmente.

Tanto é que, quando alguém começa a estudar sobre marketing digital, logo já ouve falar de automação, e esse processo não se limita apenas ao e-mail marketing, como algumas pessoas acreditam.

A automação também não acontece pontualmente, ou seja, quando o negócio vai colocar uma estratégia em prática. Trata-se de um processo contínuo, que otimiza as ações para que seja possível lidar com um público imenso na internet.

As pessoas usam as plataformas digitais, em muitos momentos do dia a dia, e é, por isso, que existem tantas estratégias de marketing que podem ser usadas para atrair o público.

São muitas coisas que precisam ser feitas e somente com automação o negócio consegue tocá-las adiante e colher bons frutos.

Devido à relevância da automação de marketing, este artigo vai explicar quais são os benefícios dessas ferramentas, por que investir é tão importante e qual é o objetivo da automação.

Benefícios da automação de marketing

A maioria das empresas utilizam algum tipo de ferramenta de automação de marketing, porque elas trazem mais competitividade, resultados e agilidade na hora de colocar as estratégias em ação. Entre os benefícios estão:

  • Escalabilidade;
  • Funil de vendas eficiente;
  • Equipe mais produtiva;
  • Times integrados;
  • Redução de falhas;
  • Redução do CAC.

Um negócio escalável é aquele que cresce, aumenta suas vendas e o número de clientes e faz tudo isso sem aumentar os custos.

Ao adotar uma ferramenta de automação, uma confecção de macacão colorido infantil está investindo em ferramentas, contratações e treinamentos. Só que, depois de consolidar a estrutura, não é necessário fazer mais investimentos para gerar vendas.

Os processos já foram automatizados e passam a ser apenas replicados para uma quantidade maior de pessoas. Isso faz com que a automação se transforme em uma engrenagem que vai gerar mais leads e vendas, sem implicar em gastos.

Outro grande benefício é que o funil de vendas se torna mais eficiente, o que consequentemente melhora o trabalho da equipe, o relacionamento com os clientes e a abordagem dos consumidores no momento certo.

A evolução da jornada de compras acontece sem muitos esforços e a organização consegue aumentar suas vendas aproveitando melhor seus recursos.

Se o gestor tivesse que monitorar cada ação de cada potencial cliente para criar um e-mail compatível com a etapa em que eles se encontram no funil de vendas, não conseguiria fazer mais nada durante o dia.

Uma empresa de prestação de serviços gerais possui uma base expressiva de leads, e sem a automação perderia muito tempo para se comunicar com eles.

A mesma mensagem de e-mail pode ser replicada para várias pessoas, além disso os envios são automáticos e a equipe de marketing pode se dedicar a outras atividades que exigem um pouco mais de personalização.

A partir do momento em que a companhia concentra as atividades de sua equipe em um sistema, todos terão acesso ao histórico.

A automação de marketing permite que tanto a equipe de vendas quanto o time de marketing possam acompanhar as atividades que são trabalhadas, e eles ainda recebem alertas sobre as tarefas e podem acompanhar a evolução dos leads.

O trabalho executado por uma máquina reduz os erros de ações humanas, por exemplo, quando alguém se esquece de enviar um e-mail para o cliente. Com a ferramenta de automação, o envio é programado.

O profissional também pode ter dificuldades para saber se o lead está evoluindo no funil de vendas, mas a ferramenta conta com alguns gatilhos configurados que mostram quando o potencial cliente avançou para outra etapa.

Outra vantagem da automação para um fabricante de esteira eletrica industrial é a redução no CAC (Custo de Aquisição de Clientes). Esse indicador mostra o quanto a organização precisa investir para conquistar um cliente novo.

Ao trabalhar com automação de marketing, os custos ficam muito mais baixos porque o mesmo processo é replicado para vários clientes.

Importância da automação de marketing

A automação de marketing é importante porque possibilita criar ações de maneira personalizada e escalável, em vários canais de comunicação.

O negócio precisa investir em ferramentas que realizam todo esse trabalho porque elas ajudam a alcançar os objetivos propostos e são extremamente relevantes para a companhia.

Se o desejo da organização é aumentar suas vendas e seu faturamento e tiver uma boa base de leads, são as ferramentas de automação que vão nutri-los, até que estejam prontos para comprar.

É por isso que uma fábrica de salgados para revenda consegue ter mais eficiência em seu funil de vendas. Ela também terá mais facilidade para identificar em qual estágio está o potencial que entra na jornada de compra e enviar conteúdos relevantes.

Outro objetivo que a companhia consegue atingir é a fidelização de clientes. Tendo em vista que o pós venda é uma etapa muito importante para fazer com que as pessoas voltem a comprar, a marca deve investir em relacionamento.

Ela precisa se relacionar com seus clientes para que eles possam fazer novas aquisições. Isso envolve a automação de processos no pós-venda, por meio de ações como programas de indicação e envio de ofertas atrativas.

Além de aumentar as vendas e a fidelização, a automação de marketing também é essencial para reduzir o custo de aquisição de clientes.

Um fabricante de tela de proteção preço m2 vai fazer todo o processo de nutrição de leads de maneira automatizada, com isso, os custos para manter o ciclo de vendas serão muito menores e os vendedores podem se concentrar nos estágios finais do processo.

Objetivo da automação de marketing

Automação de marketing nada mais é do que o uso de tecnologias que vão automatizar os processos para aumentar a eficiência e a escalabilidade do marketing, além disso, também tem como foco melhorar o relacionamento com os leads.

Qualquer ação automatizada que envolve tecnologia dentro do marketing é considerada como automação, é o caso, por exemplo, do disparo de e-mails, uso de chatbots e agendamento de publicações nas redes sociais.

A marca também pode fazer interações automatizadas nas plataformas para seguir milhares de contas rapidamente, entretanto, essa funcionalidade não é recomendada.

Independentemente do que se deve ou não fazer, o fato é que a automação não é algo pontual, na verdade, ela precisa estar presente em todo o processo de marketing, usando para isso workflows.

Por meio deles, uma oficina de alinhamento e balanceamento mais próximo vai ativar uma tarefa depois da outra automaticamente, sem precisar realizar nenhuma ação manual.

A automação pode ser usada em qualquer estratégia, mas costuma fazer parte do planejamento de Inbound Marketing. Isso porque a intenção é automatizar a gestão de leads no funil de vendas para que amadureçam até o momento da compra.

Quando isso acontece, a equipe precisa fazer intervenções mínimas, e é com isso que a automação de marketing consegue alcançar seu objetivo que é gerar leads, nutri-los e permitir que o negócio conquiste clientes novos.

Depois da compra, ela pode ser usada para ativar os clientes, estimular a retenção e aumentar as recomendações.

Mas um chaveiro residencial só precisa estar atento porque existe uma diferença entre automação de marketing e e-mail marketing, dois conceitos que costumam ser muito confundidos.

A automação de marketing, todo o conjunto de interações é automatizado, ao passo que o e-mail marketing se refere simplesmente ao envio de mensagens.

O processo de automação é desencadeado pelas ações dos usuários, disparando mensagens apenas para o indivíduo em determinado momento, ao passo que o e-mail marketing tem que ser configurado manualmente e enviado para uma base.

Lembrando que as métricas de automação trazem uma visão completa sobre o desempenho do funil, algo muito útil para uma empresa de lapidação piso concreto.

Por outro lado, o e-mail marketing é avaliado por meio de métricas específicas, assim sendo, ele é diferente da automação que cuida de todo o processo de marketing dentro do funil de vendas, englobando o e-mail, mas sendo usado também em outras ações.

Considerações finais

Automatizar as tarefas de marketing é essencial para qualquer negócio que queira valorizar seu planejamento estratégico e seus investimentos.

As ferramentas usadas melhoram muito as ações de marketing e ajudam a organização a alcançar seus objetivos. Com elas, fica muito mais fácil gerar e converter leads, estabelecer uma comunicação promissora e aumentar as vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

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