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Tudo Sobre Atualização de Conteúdo Útil do Google

atualização de conteúdo útil do google
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Rod Lopes

Em 18 de agosto de 2022, o Google anunciou uma atualização significativa em seus algoritmos, chamado de “Helpful Content Update” que em português passaremos a chamar de Atualização de Conteúdo Útil do Google. Essa atualização permitirá que o Google diferencie o conteúdo escrito principalmente pensando Primeiro em SEO (“SEO-First”) do conteúdo realmente útil e autêntico para os usuários.

Juntamente com esta atualização, eles lançaram uma campanha: “Mais conteúdo de pessoas, para pessoas na Pesquisa” (“More content by people, for people in Search”) que estabelece os critérios de qualidade que o Google está avaliando como parte desta atualização.

Importante Saber: A atualização começará a ser lançada na semana de 22 de agosto de 2022 para pesquisas em inglês primeiro e depois globalmente e em outros idiomas. Confesso que estou ansioso para ver esta atualização ocorrendo no Brasil.

Como Especialista em SEO e criador de conteúdo para meu próprio posicionamento orgânico no Google, isso pode levar meu site e todo meu conteúdo lá pra cima nas primeiras posições como também pode levar ele para o fundo do poço.

Já fica a dica para as Agências e Profissionais de SEO prestarem atenção nos posicionamentos dos sites de seus clientes quando a atualização chegar no Brasil.

Para falar a verdade, a atualização vai ser muito boa para os usuários brasileiros porque o nível de conteúdo criado no Brasil, e ocupando as primeiras posições orgânicas do Google, são horríveis e totalmente focado em SEO-First, o que prejudica a intenção de busca do usuário pois está todo robotizado e, muitas vezes, criado por ferramentas que utilizam inteligência artifical para criar o conteúdo.

Voltando ao assunto da Atualização de Conteúdo Útil do Google, um aspecto importante e interessante é é que ela afetará todo o site. Isso significa que, se o Google determinar que uma parte do conteúdo do seu site é considerada “Primeiro para SEO” (SEO-First), ele pode diminuir as classificações de todo o conteúdo do site, incluindo conteúdo de alta qualidade

É claro que, a atualização de conteúdo útil servirá como um dos muitos fatores nos algoritmos de classificação do Google, portanto, pode ser difícil discernir se alguma alteração de classificação se deve diretamente a essa atualização.

O Google também observará que qualquer site que seja afetado negativamente pela atualização de conteúdo útil pode ter um sinal aplicado a seus sites por um período de meses. Se for detectado um padrão de remoção ou melhoria do conteúdo escrito e pensado primeiro em SEO, o site poderá começar a ver uma recuperação de posicionamento.

Como é o conteúdo SEO-first? A maioria de nós já experimentou. Talvez você esteja procurando uma receita ou uma local específico e seja bombardeado com um monte de informações irrelevantes, ou “conteúdo fofo”, contendo todas as palavras-chave e modificadores possíveis para os quais a página deseja classificar.

De fato, a qualidade dos resultados de pesquisa orgânica no Google caiu drasticamente. Essa crítica é unânime nos principais foruns de SEO do mundo e parece ser especialmente direcionada para o conteúdo de afiliados, onde o autor tem um incentivo financeiro para atrair os usuários a clicar nos links da página.

Segundo Dmitri Brereton:

“A maior parte da web se tornou muito inautêntica para confiar”, argumentou Brereton, portanto, “recorremos ao uso do Google e anexamos a palavra ‘reddit’ ao final de nossas consultas”. Brereton citou dados do Google Trends que mostram que as pessoas estão pesquisando a palavra reddit  no Google mais do que nunca .

O que você precisa saber sobre a Atualização de Conteúdo Útil do Google?

Como eu já disse lá no começo, o Google está se esforçando para garantir que as pessoas vejam conteúdo mais original e útil escrito por pessoas, para pessoas, nos resultados de pesquisa. Abaixo, vou listar o que você deve considerar quando for criar seu conteúdo para o Google.

Priorize as pessoas

A atualização de conteúdo útil tem como objetivo rankear melhor melhor o conteúdo em que os visitantes sentem que tiveram a informação que procuravam e uma experiência positiva, enquanto o conteúdo que não atende às expectativas do visitante não terá um desempenho tão bom.

Como garantir que seu conteúdo será bem posicionado com a nova atualização?

Bem, existem conselhos e diretrizes que o próprio Google sugere para criar conteúdo relevante para pessoas e não para seu mecanismo de busca.

Os conteúdos que priorizam as pessoas e se concentram primeiro na qualidade satisfatória do conteúdo e ao mesmo tempo utilizam as melhores práticas de SEO, tende a gerar valor adicional aos visitantes.

Se você responder SIM às perguntas abaixo significa que provavelmente você está no caminho certo com uma abordagem que prioriza as pessoas:

  • Você tem um público existente ou público alvo que acharia seu conteúdo útil se chegasse diretamente a você?
  • Seu conteúdo demonstra claramente que você ou sua empresa tem experiência e profundo conhecimento sobre o assunto (por exemplo, experiência que de ter realmente usado um produto ou serviço ou visitado um lugar)?
  • Seu site tem um propósito ou foco principal?
  • Depois de ler seu conteúdo, alguém sairá sentindo que aprendeu o suficiente sobre um tópico para ajudar a atingir seu objetivo?
  • Alguém lendo seu conteúdo vai ter a sensação de uma experiência satisfatória?

Evite criar conteúdo SEO-First (Mecanismo de busca primeiro)

Responder sim a algumas ou todas as perguntas é um sinal de alerta de que você deve reavaliar como está criando conteúdo em seu site:

  • O conteúdo é para atrair pessoas com a prático do SEO-First, em vez de ser feito para humanos?
  • Você está produzindo muito conteúdo sobre diferentes tópicos na esperança de que alguns deles possam ter um bom desempenho nos resultados de pesquisa?
  • Você está usando automação para produzir conteúdo sobre muitos tópicos?
  • Você está principalmente resumindo o que os outros têm a dizer sem agregar muito valor?
  • Você está escrevendo sobre coisas simplesmente porque elas parecem estar na moda e não porque você escreveria sobre elas de outra forma para o seu público?
  • Seu conteúdo faz com que os leitores sintam que precisam pesquisar novamente para obter melhores informações de outras fontes?
  • Você está escrevendo para uma contagem de palavras específica porque ouviu ou leu que o Google tem uma contagem de palavras preferida? (Não, o Google não considera contagem de palavras para rankeamento).
  • Você decidiu entrar em algum tópico de nicho sem nenhum conhecimento real, mas principalmente porque pensou que receberia tráfego de pesquisa?
  • Seu conteúdo promete responder a uma pergunta que na verdade não tem resposta, como sugerir quem será o próximo Presidente do Brasil que não está confirmado?

Importante Saber: Os conselhos e diretrizes do Google sobre ter uma abordagem que prioriza as pessoas não invalida as práticas recomendadas de SEO, como as abordadas no próprio guia de SEO do Google.

O SEO é uma atividade útil quando aplicado ao conteúdo que prioriza as pessoas. No entanto, o conteúdo criado principalmente para o tráfego do motor de busca está relacionado com o conteúdo que os usuários consideram insatisfatório.

Como vai funcionar a atualização de conteúdo útil do Google?

A atualização começará a ser lançada na próxima semana, 22 de agosto de 2022. O Google vai publicar tudo na página de atualizações de classificação do Google quando começar e quando estiver totalmente implementado, o que pode levar até duas semanas segundo o próprio Google.

Esta atualização introduz um novo sinal em todo o site que eles consideram entre muitos outros sinais para classificação de páginas da internet. O sistema identifica automaticamente o conteúdo que parece ter pouco ou baixo valor agregado ou que não é útil para os usuários que fazem as pesquisas.

Qualquer conteúdo — não apenas conteúdo inútil — em sites determinados como tendo quantidades relativamente altas de conteúdo inútil em geral tem menos probabilidade de ter um bom desempenho nos resultados de pesquisas, supondo que haja outro conteúdo em outro lugar da web que seja melhor exibir. Por esse motivo, remover conteúdo inútil pode ajudar na classificação de outros conteúdos.

Uma pergunta natural que alguns terão é: quanto tempo levará para um site melhorar, se remover o conteúdo inútil? Os sites identificados por esta atualização podem encontrar o sinal aplicado a eles durante um período de meses. O classificador para esta atualização é executado continuamente, permitindo monitorar sites recém-lançados e existentes. Assim que o algoritmo determina que o conteúdo inútil não retornou a longo prazo, a baixa classificação não será mais aplicável.

Esse processo classificador é totalmente automatizado, usando um modelo de aprendizado de máquina. Não é uma ação manual nem uma ação de spam. Em vez disso, é apenas um novo sinal e um dos muitos sinais que o Google avalia para classificar o conteúdo.

Isso significa que alguns conteúdos que priorizam as pessoas em sites classificados como tendo conteúdo inútil ainda podem ter uma boa classificação, se houver outros sinais identificando esse conteúdo em primeiro lugar como útil e relevante para uma consulta. 

O sinal também é ponderado, sites com muito conteúdo inútil podem notar um efeito mais forte. De qualquer forma, para obter o maior sucesso, certifique-se de ter removido o conteúdo inútil e também de seguir todas as diretrizes.

Esta atualização afeta as pesquisas somente em inglês globalmente para começar e o Google já planeja expandir para outros idiomas no futuro.

Nos próximos meses, o Google continuará refinando como o classificador detecta conteúdo inútil e lançará mais esforços para recompensar melhor o conteúdo daqueles que priorizam as pessoas.

Então me diga, o que você achou da Atualização de Conteúdo Útil do Google que promete sacudir o mundo do SEO? Eu estou ansioso para ver os resultados desta atualização aqui no Brasil.

No meu canal do Youtube eu falo mais sobre a Atualização de Conteúdo Útil do Google

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

Bio

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