Aprimorar o marketing estratégico é muito importante porque seu objetivo é alinhar as ações de marketing com os planos estratégicos do negócio.
O conceito de marketing estratégico é que se trata de uma visão voltada para as metas, propostas, objetivos e indicadores amplos da companhia. Pensar em uma estratégia é estabelecer metas e prazos.
Por isso, o conceito vai conduzir a organização pelo caminho certo, buscando objetivos e analisando de que forma isso pode ser feito em um período estipulado.
É uma prática que acaba por ajudar nas tomadas de decisão, alocação de recursos e controle de equipe que favorecem os resultados. É um tipo de marketing que estabelece a direção e no que a comunicação da companhia deve focar.
Isso vai integrar todas as ações em diferentes canais, tendo um único foco. Além do mais, quando se pensa em marketing estratégico, é necessário saber qual é a divisão entre esse conceito e aqueles que são mais táticos e operacionais.
Isso porque a estratégia é mais geral e se preocupa principalmente com as metas, enquanto o planejamento tático está relacionado aos canais e divisões de departamento dentro do marketing, para alcançar planos específicos.
Mas além de entender o conceito de marketing estratégico, é fundamental saber qual é a sua importância, os benefícios que traz e como aprimorá-lo.
Importância do marketing estratégico
Depois de compreender o que é marketing estratégico, gestores e empreendedores precisam saber qual é sua importância para as empresas. Isso porque ele ajuda a se planejar e investir em ações de maneira organizada, sem perder dinheiro.
Para uma empresa de lavagem de tapetes a seco é uma forma de ter acesso a várias facilidades, como:
- Saber quem é o público-alvo;
- Fazer bons investimentos;
- Fazer lançamentos estratégicos;
- Definir ações para produtos existentes;
- Conhecer os concorrentes;
- Organizar a equipe de marketing.
Além de definir as ações, é fundamental saber quem o negócio pretende atingir, uma vez que o marketing estratégico define quem é o público da organização e quais são suas necessidades.
Isso ajuda a criar opções mais assertivas que vão impactar os potenciais clientes e gerar mais conversões. É uma ação que permite saber exatamente para onde está indo o dinheiro e os resultados que a companhia espera alcançar em um período.
Se não houver um bom planejamento estratégico, as organizações vão investir em diferentes ações para saber o que vai funcionar, os resultados que devem esperar, entre outros pormenores.
Durante o lançamento de um novo produto, a marca já sabe quem quer atingir e por isso vai investir em ações consistentes. Isso é fundamental porque não adianta nada lançar um produto se a estratégia de marketing não for bem definida.
Um fabricante de braços robóticos industriais precisa de todo um planejamento para saber quais são as expectativas dos potenciais clientes e estudar como será a recepção do novo produto, algo fundamental para o sucesso das vendas.
As soluções que já se estabeleceram são as que mais se destacam no marketing estratégico, visto que são estudadas para que sejam mais competitivas em relação ao que é oferecido pelos concorrentes, além de aumentar sua percepção de valor.
A companhia pensa em como pode vender ainda mais esses produtos, e da mesma forma vai estudar e analisar seus concorrentes. Tudo será visto de maneira mais ampla, ajudando a criar ações objetivas e conscientes.
Por fim, quando existem estratégias bem definidas, todos os profissionais de marketing passam a trabalhar de maneira mais organizada, afinal, eles sabem quais são suas funções, prazos e deveres.
Benefícios do marketing estratégico
Investir em marketing estratégico traz muitos benefícios para as organizações, e dentre os principais estão:
Proatividade
Se um prestador de serviço de valet terceirizado conta com planejamento estratégico, então automaticamente será uma empresa mais proativa, ao invés de simplesmente reagir em certas situações.
É como se a companhia conseguisse prever seu próprio futuro e se preparar para ele. O planejamento estratégico antecipa alguns cenários desfavoráveis, antes mesmo que eles aconteçam, por isso, a companhia estará precavida.
Aumenta o senso de direção
O plano estratégico também é útil para definir a direção que a companhia deve seguir, estabelecendo objetivos e metas, de acordo com a missão e a visão traçadas.
É um tipo de planejamento que oferece toda a base necessária que permite o crescimento, avaliação de sucesso, compensação de funcionários e limites para tomadas de decisões eficientes.
Melhora a eficiência operacional
O marketing estratégico traz um tipo de roteiro que organiza e alinha as atividades funcionais para que seja possível atingir as metas estabelecidas.
É capaz de orientar as discussões gerenciadas e as tomadas de decisão, determinando requisitos e recursos, bem como orçamento para que a organização consiga atingir seus objetivos.
Impulsiona os lucros
Com o marketing estratégico, uma empresa especializada em laudo pericial insalubridade e periculosidade consegue obter todas as informações necessárias sobre tendências de mercado, ofertas de produto e segmentos de consumidores.
São elementos que podem impactar o sucesso, e com a ajuda de uma abordagem bem direcionada e bem estruturada, é capaz de transformar as ações de vendas e marketing em bons resultados, aumentando os lucros e a participação no mercado.
Como aprimorar o marketing estratégico?
Para aproveitar todos os benefícios que o marketing estratégico pode trazer para a empresa, é necessário aprimorá-lo, e existem algumas estratégias que ajudam nesse sentido. São elas:
Fugir do óbvio
Existe um termo em psicologia conhecido como efeito manada e ele descreve situações em que um grupo de indivíduos possui comportamentos semelhantes, por conta de uma pressão exercida pelos demais, agindo de maneira irracional.
Isso também acontece com as organizações, mas o ideal é que uma empresa terceirizada recepcionista tente se diferenciar e adotar estratégias de marketing e vendas diferentes.
É necessário estudar a concorrência e saber quais são as novas tendências para embasar as ações, pois nenhum negócio vai conseguir se destacar se ficar apenas replicando as atividades dos outros.
A marca pode reciclar suas ideias, mas também precisa olhar para fora para descobrir o que funciona e o que não funciona.
É o caso da loja online de roupas de tricot, Fofolã, que atingiu outro nível quando começou a descobrir outras ideias que potencializaram suas vendas em mais de 170% nos últimos 3 meses.
Não ser rígido ou flexível
A flexibilidade precisa de um meio termo, mas isso costuma ser um grande desafio. A companhia não pode ser extremamente flexível, pois isso faz com que o pensamento estratégico perca seu propósito.
Qualquer organização ou profissional que altere suas metas e objetivos frequentemente acaba transmitindo uma imagem instável, indecisa e até de falta de comprometimento.
Mas também não é bom ser extremamente rígido porque a sociedade está passando pela transformação digital que provoca mudanças aceleradas e várias estratégias de comunicação funcionam com ciclos curtos.
Por exemplo, uma confecção de camisa com logomarca da empresa vai mudar as ferramentas que utiliza porque elas passam por processos de mudança anualmente. O marketing estratégico ajuda a equilibrar tudo isso, estabelecendo regras e objetivos.
Enxergar o marketing de maneira integrada
O marketing é algo essencial e por isso não deve fazer parte apenas do setor que cuida de suas estratégias. Justamente por isso é indispensável fazer uma integração da área com outros setores da administração.
Ao trabalhar com marketing estratégico, a primeira iniciativa que a companhia vai ter que trabalhar é alinhar as equipes de marketing e vendas.
Dentro de uma empresa especializada em laudo técnico bombeiro, esses setores trabalham de maneira complementar, ou seja, um colabora com o outro para alcançar os resultados.
A união entre eles é conhecida como vendarketing ou smarketing, sendo essencial para eliminar tudo o que divide e afasta esses departamentos, de modo que a organização passe a ser vista como um organismo vivo.
São órgãos interdependentes e fundamentais para desenvolver uma ação estratégica. Quanto mais próximos eles estiverem, melhores serão os resultados alcançados.
Usar métricas e fazer monitoramento
As ações de marketing devem ser monitoradas constantemente para identificar ferramentas e falhas ineficientes, garantindo ajustes e otimizações importantes.
O marketing digital se destaca muito nesse quesito, uma vez que possibilita a análise de dados de maneira detalhada e em tempo real.
Nesse cenário, uma loja de bateria cral 60 precisa fazer esse acompanhamento para garantir que seu marketing estratégico realmente esteja colaborando, tanto com suas estratégias de marketing quanto com o planejamento interno.
Considerações finais
Investir em marketing é uma necessidade para qualquer negócio, independentemente de seu segmento de atuação, pois somente com essa prática é possível divulgar os produtos e serviços que a companhia vende.
O marketing estratégico potencializa essa divulgação porque trabalha com metodologias voltadas para os objetivos do negócio, sem desconsiderar as necessidades do público e o valor que as soluções entregam para as pessoas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.