Com a chegada do mundo digital, uma série de perspectivas passou a fazer parte da vida das pessoas e dos horizontes empresariais. Um desses pontos que tem ganhado bastante destaque é o unboxing e seus desdobramentos fundamentais para uma marca.
Não há como passar em branco pelo ambiente comunicacional das empresas, uma vez que ele é o que sustenta todas as capacidades de interação dessas marcas com os seus mercados consumidores, independente dos nichos.
Esses são pontos importantes que precisam ser considerados, uma vez que há uma série de orientações estratégicas que visam estabelecer alguns pontos de conexão dentro dessas perspectivas de forma bastante ampla.
Sustentar, portanto, uma dinâmica que consiga levar em consideração esses pontos pode ser um fator bastante importante dentro dessa lógica, o que, em grande medida, consegue ter uma interação grande com as mais diversas instâncias e objetivos.
Para entender a respeito das modalidades atuais de parcerias comerciais e anúncios dentro de uma lógica de marketing mais sofisticada, é importante garantir algumas conexões dentro desses aspectos que fundamentaram o mundo comercial de uma forma mais ampla.
Com o passar dos anos, é claro, o marketing foi ganhando algumas experiências importantes, mas ele sempre interagiu de forma bastante constante com o mundo empresarial com todas as suas perspectivas e objetivos.
Isso acontece, justamente, porque ele surgiu como um mecanismo que tinha como base criar uma conexão bastante próxima com o público a partir de mecanismos tecnológicos que tinham a ver com as mais diversas instâncias da produção midiática.
Nesse caso, toda a evolução dessas possibilidades conseguiu, em grande medida, orientar os sucessos empresariais dos séculos 20 e 21 de forma muito bem orientada e, portanto, é preciso seguir com algumas perspectivas históricas.
O primeiro grande momento do marketing pode ser considerado a partir da década de 1950, onde o rádio já era uma realidade bastante ampla na vida das pessoas e a televisão começou a surgir como uma nova revolução de comunicação.
Desse modo, falar diretamente com o público passou a ser uma tarefa mais simples, uma vez que havia todo um aparato audiovisual para gerar desejo e importá-lo de forma que ele pudesse executar alguma ação de compra.
Esses são pontos fundamentais, mas denotam que havia uma perspectiva de consumo de informação passiva do público, o que, em grande medida, inibia qualquer tipo de interação e os estímulos eram feitos de forma unilateral.
Há, nesse caso, um período que o grande pensador do marketing, Philip Kotler, denominou como período 1.0, sendo ele o responsável por uma sustentação empresarial onde a empresa propunha e o cliente aceitava.
Dessa maneira, uma série de orientações passaram a fazer parte dessas dinâmicas, fazendo com que uma empresa que faz arrumação de quarto de hotel conseguisse se estruturar de forma cada vez mais ampla dentro de seu mercado.
Logicamente, o mundo empresarial não é estático e algumas outras perspectivas passaram a fazer parte desse universo em meados da década de 1990 sob a égide de uma novidade que estava surgindo como um prognóstico importante para os segmentos e marcas.
Diante de uma incipiente tecnologia digital, as empresas perceberam que elas deveriam agir de forma qualificada com o seu público para que, assim, ele pudesse interagir de forma mais ampla com suas instâncias.
Assim, as pesquisas de comportamento do consumidor passaram a orientar uma série de produções que poderiam dialogar com o mercado e, desta forma, algumas novas consolidações passaram a fazer parte das empresas.
Com o passar dos anos, essa perspectiva teve algumas perspectivas aprofundadas até a consolidação total do mundo digital como um ambiente empresarial fundamental.
Uma simples pesquisa a respeito de um banho e tosa Ipiranga, por exemplo, poderia sustentar uma diversidade bastante ampla de opções para um cliente e, por isso mesmo, mais do que nunca, as empresas precisam entender a respeito dessas dinâmicas.
Não há como sustentar uma estratégia no mundo digital sem passar por essas perspectivas de forma cada vez mais sustentada.
Marketing digital: um novo universo
Diante de todas essas necessidades, com o surgimento do mundo digital, esses aspectos passaram a possuir um caráter bastante importante dentro dessas instâncias e, por isso mesmo, é preciso entender como interagir com isso.
Isso porque o marketing digital não é apenas uma mera manifestação de fatores analógicos que foram colocados de forma mecânica dentro do mundo digital, mas, sim, uma nova forma de produzir estratégias empresariais.
Por essa razão, todos esses pontos são fundamentais para, por exemplo, anunciar um curso controlador de acesso valor.
Seja como for, há uma série de ferramentas e manifestações que podem auxiliar uma conexão cada vez mais orientada a respeito de determinadas perspectivas dentro dessas instâncias empresariais.
Esses pontos vão desde o tradicional inbound marketing até aspectos que tenham a ver com as redes sociais de uma forma mais ampla.
Entender essas questões pode ser um elemento bastante importante para orientar uma dinâmica bem elaborada dentro dessas perspectivas de atuação.
Uma empresa que faz lavagem de tapetes grandes e tem uma boa estrutura em redes sociais, por exemplo, pode, em grande medida, orientar alguns aspectos importantes dentro dessas instâncias.
Afiliados ou influenciadores: diferenças
Hoje em dia, é muito comum encontrar uma série de parcerias que as empresas fazem com as pessoas que possuem alguma prática de conteúdo na internet.
A dimensão dessas perspectivas sempre vão ter a ver com algumas orientações a respeito da quantidade e da qualidade dos seguidores.
No entanto, existem algumas modalidades que podem ocorrer dentro dessa lógica e que, por exemplo, uma empresa que investe em limpeza de carpete corporativo precisa saber.
A primeira delas tem a ver com os afiliados que uma empresa contrata para vender dentro de suas redes algum produto.
Nesse caso, há uma perspectiva de contrato que faz com que aquela pessoa se torne uma espécie de embaixador da marca.
Inclusive, esse é um termo bastante utilizado para a consolidação de um bom marketing de afiliados.
Desta forma, esse profissional vai ganhar uma comissão por cada pessoa que fizer um aluguel de caçamba para entulho, por exemplo.
Já o outro ponto tem a ver com conteúdos mais dinâmicos que podem ter ou não contrato com empresas.
Nesse caso, os reacts, unboxing e outros pontos podem funcionar para as duas propostas, mas cada uma com a sua perspectiva.
O que é unboxing?
Dentre todos os conteúdos utilizados dentro dessas instâncias, o unboxing é um dos elementos mais importantes dentro dessa perspectiva.
Ele funciona como a filmagem de um ato de abrir algum produto dentro de um conteúdo em rede social.
Seu impacto pode ser semelhante ao de um influenciador que vai em uma churrascaria aberta agora e mostra todos os cortes de carne.
Nesse sentido, a fome pode ser um fator decisivo para essa questão e, por isso, é fundamental esse tipo de abordagem.
Já o unboxing traz uma sensação de novidade para o expectador, o que pode ser um ponto bastante importante.
Benefícios do unboxing
Como essa é uma estratégia que evidencia uma perspectiva de consumo por parte do influenciador, há uma dinâmica de bastante proximidade com o expectador.
Entender, portanto, alguns benefícios que isso pode causar para a empresa pode ser fundamental. Alguns deles são:
- Proximidade;
- Empatia;
- Desejo;
- Atenção à novidade;
- Impacto qualificado.
Esses são elementos cruciais que, via de regra, podem sustentar uma série de perspectivas importantes e, por isso mesmo, é preciso entender um pouco mais a respeito dessas orientações.
Dessa maneira, uma companhia que trabalha com emplacadoras credenciadas pode ter alguns insights nesse sentido.
Como orientar um bom unboxing?
Do ponto de vista dos afiliados, há uma série de perspectivas que a empresa pode ajudar a criar em parceria, mas se a ideia for enviar como um “recebidos” de influenciador, é preciso que haja um cuidado a mais.
Evidenciar a marca na embalagem
O unboxing é um elemento que tem uma capacidade bastante grande de evidenciar uma marca e, por isso, é imprescindível que haja uma abordagem com elementos da identidade visual dela, como esse unboxing por exemplo onde eu resolvi falar do HD Externo Toshiba Canvio Advance de 1TB
Facilitar a vida do influenciador
Esse é um aspecto essencial e tem a ver com o tanto de coisas que a empresa pode usar para fechar uma embalagem. Nesse caso, é importante evitar o uso de fitas adesivas e outros pontos que possam dificultar o processo.
Mostrar cuidado
Quando se fala de “recebidos”, sobretudo em canais grandes, há uma dinâmica importante a respeito de alguns elementos que, via de regra, orientam a escolha do influenciador por qual produto ele vai escolher.
Personalizar a embalagem ou as cartas que acompanham o produto pode ser uma forma de demonstrar algum cuidado.
Considerações finais
Com o passar dos anos, uma série de possibilidades passou a fazer parte do mundo empresarial, sobretudo por conta de uma perspectiva importante dentro desses contextos digitais.
Entender, dessa forma, como estruturar uma boa dinâmica dentro de aspectos de unboxing pode ser um fator bastante importante.
Por essa razão, seja sob a égide do marketing de influências ou afiliados, é preciso que esse fator consiga conectar o público e a marca por intermédio dos influenciadores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.