O marketing digital já é uma área extremamente consolidada dentro do mercado, sendo um segmento muito utilizado por diversas empresas para conseguir vender luva de vaqueta, por exemplo, ou outro tipo de serviço. Mas dentro do marketing existem várias estratégias diferentes que possuem a finalidade de atrair mais clientes e divulgar sua marca.
Entre as mais famosas está justamente o inbound marketing, uma estratégia que consiste, basicamente, em fazer com que o seu público chegue até você. Para isso é necessário a produção de conteúdos e publicações que chamem a atenção das pessoas.
É o caso da Débora Queiroz, psicóloga em valinhos. Através do seu blog ela consegue ser encontrada no Google por pessoas de todo o Brasil que se identificam com o artigo publicado e assim aumentar a chance de se tornarem pacientes, naturalmente.
Afinal, muitas vezes um anúncio pago e um link patrocinado, pode ser considerado como algo invasivo por grande parte do público, então nada melhor do que convencê-los a ir até o seu negócio, e não ao contrário, correto?
Bom, se você ainda não está convencido ou não entendeu direito o porquê do inbound marketing ser tão importante para qualquer negócio, nós vamos mostrar para você. Então, continue a leitura para não perder nenhum detalhe. Vamos lá?
Seja encontrado por quem realmente procura seu serviço
Como já citamos acima, no inbound marketing você não vai até o público, e sim as pessoas é quem vão até o seu negócio. Isso faz com que você seja encontrado por quem realmente procura e quer saber mais sobre seus serviços e produtos.
Um anúncio, por mais assertivo que seja, pode chegar até pessoas que não possuem um interesse em seus produtos feitos com caixa de papelão, por exemplo. No inbound, você não corre nenhum tipo de risco, já que as pessoas vão encontrar sua empresa. Dessa forma, o público que realmente entra em contato com você é que realmente tem interesse no seu negócio.
Não invada o espaço e faça com que as pessoas cheguem até você
O inbound é muito menos invasivo do que o marketing digital convencional, que atua com a produção de anúncios pagos, por exemplo. Como essa estratégia funciona com a criação de conteúdos, é possível alcançar as pessoas de maneira muito mais sútil, sem um tom apelativo ou que interrompa o que elas estejam fazendo.
Isso faz com que as pessoas cheguem até você de maneira muito mais natural, já que possuem mais interesse e facilidade de conhecer sobre seu negócio.
Estabelece uma comunicação muito mais saudável com seus consumidores
O inbound marketing estabelece uma comunicação e um relacionamento muito mais saudável com seus consumidores. Como citamos acima, você não invade o espaço nem realiza qualquer tipo de abordagem mais agressiva.
Isso permite que você converse com o público e passe a sua mensagem, e até mesmo estabelecer uma comunicação de forma saudável e positiva para ambos os lados, fazendo com que ele se interesse muito mais pelo seu negócio por causa da naturalidade fornecida.
Consegue gerar conteúdo atrativo e informativo para o público
Gerar conteúdo é uma parte importante de todo o processo de marketing, e é claro que, através do inbound, você produz conteúdos de maneira muito mais frequente, já que são eles que vão atrair as pessoas até a sua empresa.
Dessa forma, você consegue informar o público sobre assuntos relacionados a sua área de atuação, como dicas de oxigênio medicinal, por exemplo. Isso além de ser extremamente útil para o leitor, também ajuda a pessoa ficar mais preparada para consumir seus produtos e aprender mais sobre seu segmento, consumindo e aprendendo coisas relevantes.
Aumenta consideravelmente a taxa de conversão do seu negócio
Se você consegue fazer com que seu público chegue até você, isso significa que a chance da pessoa efetuar uma compra e tornar seu cliente é muito maior, afinal, o produto ou serviço que você fornece é algo em que ela procurou e é do interesse dela.
Dessa forma, a taxa de conversão tende a subir, permitindo que mais pessoas realizem uma ação que você planejou. Ou seja, o inbound marketing permite que você consiga atrair o consumidor de maneira muito mais fácil e assertiva.
Agora me conte nos comentários abaixo, o que você acha sobre o inbound marketing? Acredita que ele seja fundamental dentro do seu negócio? Ah, não se esqueça de compartilhar este conteúdo com os seus amigos caso tenha gostado deste artigo e até a próxima!
Este artigo foi produzido em parceria com a equipe do Soluções Industriais.