Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

Qual é a importância do e-commerce

importância do e-commerce
Picture of Rod Lopes

Rod Lopes

Por muito tempo os empreendedores que desejavam vender os seus produtos estavam presos em um determinado local onde sua loja física estava localizada, nos dias de hoje, uma empresa pode estar em qualquer lugar, essa é a importância do e-commerce.

O e-commerce foi e é até hoje a ferramenta responsável por transformar completamente a relação dos clientes com as lojas virtuais. 

A partir de um ambiente digital, esse formato de comércio é capaz de apresentar produtos a um clique de distância para seu público. 

Como termo e como conceito, o e-commerce é comumente encontrado em inglês, mas pode ser chamado também de comércio eletrônico. 

Trata-se de um modelo de vendas que utiliza como base a internet para distribuição em larga escala dos seus produtos e serviços.

A partir da compreensão técnica de que o comércio eletrônico é um formato de venda que engloba os canais digitais, sejam eles computadores, sites, aplicativos, emails e celulares, é preciso também compreender como esse mecanismo atua na prática do dia a dia. 

Os e-commerces em geral são baseados em lojas próprias de uma única empresa e colocadas dentro de um nicho específico e especializado como bloqueador veicular por afastamento. Esse é um dos modelos de negócio que mais crescem no mundo. 

Uma característica do e-commerce é que além de receber cada vez mais empresas investindo nesse formato, é uma tendência desse mercado que seus membros consigam escalar o seu negócio em pouco tempo. 

Isso significa que as empresas que investem em e-commerce tem a capacidade de aumentar a sua taxa de faturamento a partir do mesmo investimento que realiza atualmente. Esse potencial surge a partir do aumento da visibilidade e das vendas por consequência. 

Para garantir os resultados de um e-commerce focado em uma empresa de limpeza de cadeiras estofadas é necessário estar a par das novidades desse mercado cada vez mais dinâmico ao mesmo tempo que é necessário planejamento e uma aplicação assertiva. 

Por que investir em um e-commerce

por que investir em ecommerce

Entendendo o que é o e-commerce fica fácil de entender quais são os benefícios desta plataforma de negócios. 

Cada vez mais pessoas empreendem a partir do e-commerce e até lojas tradicionais no meio físico e passam a gerar resultados a partir dos meios digitais. 

Se tratando de lojas já consolidadas no mercado tradicional, um dos principais benefícios da presença física é a característica omnichannel, cada vez mais eficiente para empresas de sacada de vidro fumê e de outros tipos de empreendimentos.

A estratégia se baseia em aumentar o número de canais pelos quais os consumidores podem entrar em contato com a empresa.

A presença omnichannel presa por estar em todos os canais, sejam eles redes sociais, lojas físicas, grandes marketplaces e na sua loja virtual. 

Falando em específico do e-commerce, os benefícios desse modelo de negócios está no acesso muito mais fácil à plataforma digital do que em comparação aos modelos tradicionais de vendas em lojas físicas. 

Isso pode ser provado na realidade a partir da percepção de que atualmente o número de pessoas que consomem pela internet é muito maior do que as pessoas que ainda vão até uma loja física para escolher os seus produtos. 

Outro benefício fundamental dessa estratégia é a liberdade geográfica da empresa, quando uma empresa anuncia seus produtos ou serviços na internet, quando estruturalmente possível, esse valor pode ser vendido para todo o país e até ao redor do mundo. 

Junto ao crescimento da estrutura de logística de entregas, as ferramentas de e-commerce permitiram uma experiência virtual satisfatória tanto no momento de escolha da compra do produto, da entrega e até em possíveis devoluções. 

Em suma é possível separar alguns benefícios mais marcantes do formato de e-commerce: 

  • Prepara a integração da loja virtual com a física;
  • Reduz a taxa de desistências de compra;
  • Aumento do fluxo de vendas da loja;
  • Possibilidade de maior flexibilidade das trocas; 
  • Potencial de escalabilidade dos negócios; 
  • Capacidade de fidelização de clientes. 

Todas essas vantagens e benefícios do e-commerce dependem de uma estruturação coerente dos modelos de negócio e da atualização constante das plataformas de vendas e de relacionamento com o cliente. 

Qual a diferença entre e-commerce e loja virtual

Por ser um conceito novo, o e-commerce é muito confundido com outras ideias como marketplaces.

Portanto, entender as diferentes possibilidades entre essas plataformas é fundamental na hora de estruturar a presença virtual de uma empresa de pintura de fachada comercial.

Mesmo que em alguns momentos o e-commerce apareça com o mesmo nome de lojas virtuais, esses termos significam coisas diferentes e dependem de estratégias diferentes para chegar nos melhores resultados. 

Essa confusão é muito comum, uma empresa de materiais de instalação elétrica trifásica pode colher muitos benefícios a partir de estratégias de e-commerce e nem sempre pode colher os mesmos resultados a partir de uma loja virtual. 

A diferença mais notável é que as empresas que investem em uma loja virtual tem nela apenas um canal adicional pelo qual ela pode coordenar a operação dentro das vendas do comércio eletrônico. 

Em linhas gerais, as lojas virtuais fazem parte da estrutura que compõe o e-commerce, mas não resumem a totalidade dessa modalidade de comércio. A loja virtual é caracterizada pela presença de um site próprio com um canal de vendas exclusivo para aquela empresa. 

Já as diferenças entre e-commerce e marketplaces estão mais relacionadas ao tamanho da estrutura da plataforma e à exclusividade. Os marketplaces se categorizam por grandes centros varejistas onde são anunciados outros pequenos vendedores. 

Sendo assim, os marketplaces funcionam como grandes centros agregadores de pequenas lojas virtuais, assim como os shopping centers são centros que reúnem diversas lojas físicas. 

A presença de uma marca de vinho doce branco em um marketplace não substitui nem proíbe a criação de um e-commerce próprio, ambas as estratégias têm seu valor em um planejamento omnichannel e se complementam em eficiência e resultado. 

Quais são os tipo de e-commerce

A consolidação dos e-commerce chegou com uma forte presença dos formatos de negócios relacionados a venda de produtos de forma direta para o consumidor final. 

Contudo, existem diferentes usabilidades de acordo com a estratégia comercial da sua empresa. 

Todas as empresas podem de alguma forma associar sua presença digital com o comércio eletrônico, seja de produtos ou serviços, tudo vai depender da adaptação da proposta de valor da marca com as plataformas de venda. 

O e-commerce atende perfeitamente às demandas de uma empresa de rede protetora para piscina que negocia seus produtos e serviços com outras empresas, ou seja, pertencente ao mercado B2B, Business to Business

Nesse modelo, o volume de vendas tende a ser menor, mas o ticket médio e o faturamento tendem a ser maiores em comparação com formatos que lidam com os consumidores finais. Nesse mercado, a demanda por agilidade e eficiência é sensivelmente maior. 

O modelo mais comum segue sendo aquele onde a empresa expõe seus produtos para uma base de clientes consumidores finais. 

Nesse meio se encaixa comércios varejistas, pequenas lojas e até uma empresa especializada em reforma de fachada residencial.

Com esse modelo de negócios as empresas vão se diferenciar a partir de seus preços mais competitivos, propostas de valor de rápida persuasão e nichos detalhados de produtos relacionados a características e gostos específicos dos consumidores. 

A internet também foi capaz de democratizar essa característica do comércio, atualmente existem e-commerces que são organizados e geridos por pessoas físicas, o comércio de consumidores para outros consumidores. 

Nesse caso é muito comum a adesão de profissionais autônomos que utilizam essa plataforma para anunciar seus produtos e serviços para outras pessoas. Alguns marketplaces ainda agregam diferentes profissionais em uma única plataforma. 

Esse mesmo formato pode conectar profissionais independentes qualificados com empresas, essa vertente tem crescido junto ao aumento de empregos informais e o fortalecimento do mercado do trabalho extemporâneo. 

Considerações finais

O e-commerce é um tipo de negócio do ramo comercial nascido na internet, focado em vender produtos e serviços a partir dos meios digitais, esse tipo de comércio também pode ser encontrado com o nome de comércio eletrônico.

Dentro desse formato de negócios as empresas aumentam a sua capacidade de vender independente da hora do dia e da localização do cliente e do seu estoque, com a tecnologia essa lógica está cada vez mais em alta e tende a continuar dominando o mercado. 

Uma característica fundamental dos meios de comércio eletrônico é a liberdade de gestão que esse formato proporciona, essas ferramentas fazem com que a empresa possa escolher seus canais de contato e a melhor forma para apresentar seus produtos. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Picture of Rod Lopes

Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

Bio

Agende o melhor horário para uma consultoria particular, online e ao vivo para melhorar ainda mais seu posicionamento no mundo dos negócios online.

Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário e compartilhe. Só assim vou saber se estou contribuindo e como posso melhorar. Obrigado!