Conseguir clientes de tráfego pago é uma das maiores barreiras de entrada para quem está iniciando na gestão de tráfego pago. Mais de 70% das perguntas que recebo são sobre esse tema.
Muitos gestores de tráfego em início de carreira – e até mesmo os mais experientes – tem dificuldades na hora de conseguir clientes de tráfego pago para colocar em prática todo seu conhecimento teórico e prático.
Eu trouxe 6 dicas para te ajudar a conseguir um cliente de gestão de tráfego. A última é a melhor de todas!
Se você está tendo dificuldades nessa etapa, eu sugiro que você implemente essas dicas ainda hoje.
1) Enfrente o medo
Está com medo? Vai com medo mesmo! É natural que no início bata uma insegurança, medo de não trazer resultados para os clientes, medo de não conseguir executar o que deve ser feito, etc…
Mas esse medo não pode ser maior do que os motivos que te fizeram optar pela profissão de Gestor de Tráfego. Você não escolheu essa profissão para tentar algo novo e em busca de liberdade geográfica, qualidade de vida, retorno financeiro? Então, use esses argumentos como motivação para encarar o seu medo e seguir em frente.
Quando você toma uma ação e entra em movimento, você ganha confiança, experiência e os medos ficam para trás. Se estiver no início, opte por clientes que ainda não fazem anúncios online, isso vai te dar mais segurança.
2) Domine o básico
Esse passo é tão importante quanto o primeiro. Entender muito bem o básico de tráfego pago é o que vai te trazer segurança num primeiro momento. Estude o básico, entenda como funcionam as plataformas, domine a parte de apertar botões dentro dos gerenciadores de anúncios das principais plataformas como Facebook Ads, Google Ads, Linkedin Ads, Twitter Ads, TikTok Ads.
Não dê ouvidos a gestores de tráfego que falam mal sobre apertar botões porque todos eles, inclusive eu, apertam em botões o tempo todo. Ocorre que a maioria não sabe porque está apertando aquele botão. Com o tempo você saberá exatamente o que está fazendo.
Dessa forma você terá conhecimento teórico e bagagem para conversar com um cliente como um especialista em gestão de tráfego e deixar claro a oportunidade real e os benefícios que o tráfego pago pode atrair para o negócio dele.
Portanto, não cometa o erro de querer captar um cliente sem saber o básico.
3) Faça prospecção com frequencia
Quanto mais clientes abordar, mais chances você terá de fechar negócio. Parece óbvio, mas muita gente se desanima quando leva um NÃO! Aborde quantos forem preciso até conseguir levar um SIM.
Eu já perdi as contas de quantas vezes fui ignorado nas minhas abordagens, e até hoje levo um NÃO. É normal, acontece o tempo todo, inclusive com seu influenciador preferido mas ele nunca vai te falar.
Eu faço pelo menos 10 prospecções por dia. Tem dias que eu fecho zero clientes, e tudo bem. Vida que segue. Amanhã é outro dia. Entenda que nessa jornada, se você quiser chegar no topo, tem que aprender que vai receber muito mais não do que sim.
Para aumentar as suas chances de receber um sim, faça uma abordagem suave, elogiando o negócio do cliente, se apresente, dê dicas gratuitas que possam ajudar o negócio dele. Eu gosto muito de prospectar presencialmente aqui mesmo na minha cidade onde eu ofereço meu trabalho como Gestor de Tráfego em Campinas.
De preferência, agende uma reunião onde você consiga entregar uma consultoria gratuita e dar mais detalhes sobre os seus serviços. Eu costumo fazer videochamada com compartilhamento de tela para mostrar para o cliente aquilo que estou falando. Mas isso é uma particularidade minha, não é obrigatório.
Deixe claro que você está disposto a fazer com que ele venda mais com os anúncios online. Lembre-se, nenhuma empresa quer contratar um gestor de tráfego, ela quer vender mais pela internet.
4) Demonstre interesse pelo negócio do cliente
Já na primeira abordagem deixe claro para o cliente que você pesquisou sobre o negócio dele e que não se trata de mais uma mensagem genérica que ele está recebendo.
Mostre que você entendeu o que ele faz, o que ele vende, que você se interessou de verdade e por isso sabe como ajudá-lo. Isso já aumenta muito as chances do cliente se interessar em saber mais sobre o que você tem a dizer.
Para isso, faça pesquisas no Google como seu fosse alguém procurando pelo produto ou serviço que o cliente vende usando palavras chave. Analise os resultados da pesquisa e os concorrentes. Também faço uso de ferramentas específicas que me ajudam a ter uma visão ainda mais detalhada sobre o negócio do cliente.
5) Dê exemplos simples de anúncios
Mostre para o cliente um exemplo de anúncio que vocês poderiam usar. Por isso eu costumo fazer videochamadas com compartilhamento de tela, só assim eu consigo mostrar para o cliente o que estou dizendo. Isso ajuda demais e faz com que ele já consiga visualizar o seu produto sendo divulgado dessa forma.
Você pode fazer isso mostrando exemplos de anúncios que os concorrentes deles estão usando e o quanto ele pode estar perdendo com isso. Se você já é experiente e tem resultados reais, mostre para o cliente seu trabalho.
6) Se posicione como um Gestor de Tráfego
O cliente precisa te enxergar desde o primeiro momento com um Gestor de Tráfego Profissional.
É a sua obrigação passar segurança para o cliente, de que ele está negociando com um profissional que vai cuidar do negócio dele. Para isso, esteja sempre bem vestido, adote uma postura simpática, mas ao mesmo tempo de seriedade.
Demonstre que você tem processos claros e bem definidos, e que ele nunca vai ficar perdido sem saber o que está acontecendo ou como o dinheiro dele está sendo investido. Seja transparente e não esconda nada, afinal de contas a empresa do cliente não é sua. Você é um prestador de serviços e estará sendo pago para isso.
Se você praticar essas 6 dicas para fechar clientes de gestão de tráfego , é muito difícil que o cliente não aceite pelo menos fazer uma reunião com você para saber mais.
“Mas e aí Rod, você ensina como ser um Gestor de Tráfego Profissional?”
Sim, eu sou Mentor de Profissionais de Marketing Digital que querem dar um UP na carreira. Entre em contato pelo Whatsapp e converse comigo.
“Ahhh, mas você não tem curso online de tráfego pago?”
Não, e eu respondo o motivo: as plataformas de anúncios estão sempre se atualizando e tudo aquilo que você aprendeu no cursinho do seu influenciador preferido ficou obsoleto. E adivinha uma coisa, ele não vai atualizar e você vai ficar desatualizado e perdido sem saber o que fazer.
Meu treinamento é ao vivo e online e tudo começa com uma conversa particular. Tudo que eu espero é que você demonstre interesse e entre em contato.
Um forte abraço!