As redes sociais são um veículo de comunicação entre os indivíduos, mas devido a sua popularidade nos últimos anos, passaram também a ser utilizadas nas estratégias empresariais de marketing. Descubra os pontos negativos e positivos das redes sociais.
Esse fato aconteceu como consequência direta do ganho de relevância da Internet no mundo corporativo. Se antes somente as inovações de produção eram consideradas neste escopo, outras soluções proporcionadas pela tecnologia passaram a ser usadas.
A Internet permite o rápido encontro de clientes em potencial e também é o mecanismo para aproximar uma empresa de reformas de casas de seus clientes. Ou seja, os meios de comunicação permitem uma série de vantagens.
No entanto, o uso das redes sociais no contexto empresarial requer alguns cuidados, principalmente quando se trata de nichos de atuação amplamente regulados.
Na área da saúde, por exemplo, os profissionais precisam estar atentos para conferir um atendimento humanizado e assertivo aos seus pacientes de acordo com as diretrizes feitas pelos órgãos reguladores.
Isto é, para utilizar as redes sociais nas estratégias, um oftalmologista de cachorro precisa estipular um planejamento que seja adequado para seu nicho.
Aliás, para que as técnicas de comunicação por intermédio das redes sociais sejam benéficas, as empresas no geral precisam compreender as especificidades de seu ramo e, por fim, adaptar as ações, focando na segmentação.
Sendo assim, pode-se considerar as redes sociais como um recurso complementar para as corporações em suas estratégias. Por isso, é fundamental ter em mente seus pontos positivos e negativos.
Afinal, o que é o marketing digital?
Nos últimos anos, certa modalidade da área de marketing recebeu posição de destaque, inclusive, sendo popularizada entre profissionais das mais variadas frentes de atuação.
Trata-se do marketing digital, estratégia que consiste em ações tomadas por empresas para atrair e reter o engajamento de clientes em potencial e, ainda, do público já fidelizado como consumidor de um determinado negócio.
Em outras palavras, isso significa que o marketing digital é a modalidade que combina atos promocionais e de publicidade, direcionando-os nos veículos de comunicação possibilitados com a Internet, como as redes sociais.
Quando implementadas adequadamente, as técnicas de marketing digital podem potencializar as taxas de conversão de vendas de adesivo de vinil personalizado de uma gráfica, por exemplo.
Mas, para que o propósito seja cumprido, é fundamental um levantamento de indicadores condizentes com o ramo a ser aplicado, como:
- Perfil de clientes;
- Comportamento do público-alvo;
- Canais de comunicação ou redes sociais usados;
- Linguagem adequada.
Esses são alguns dos indicadores que conferem visibilidade básica para as empresas no momento de implementação das técnicas. No entanto, cabe validar que ramos específicos podem exigir a análise de outros dados.
Com o intuito de promover assertividade nas estratégias empresariais, é essencial a observação das necessidades e objetivos específicos gerando, então, o ambiente propício para a otimização das vendas de motor elétrico assíncrono ou demais soluções.
Entenda porque o marketing digital é relevante
O apelo dos principais profissionais, especialistas e empresas dos mais variados ramos, é que as organizações trabalhem na aceleração digital. Afinal, a tecnologia tem muito o que agregar no que tange ao dinamismo cotidiano de processos.
Um cenário que exemplifica e justifica tal apelo, é a revolução industrial. A substituição da mão de obra humana com o uso dos equipamentos programados para realizar movimentos repetitivos trouxe uma transformação no processo produtivo das instituições.
A aceleração digital possui propósito semelhante, pois a sua principal diferença é que, ao invés de tão somente substituir a mão de obra humana, faz com que os procedimentos internos das empresas sejam otimizados, diminuindo a demanda de tarefas por colaborador.
Ao dispor de um tempo hábil maior para o cumprimento de suas atividades, os colaboradores passam a ter melhor performance, o que é percebido também nas entregas finais aos clientes.
Contextualizando com o marketing digital, deve-se considerar que, pelo fato da modalidade concentrar ações de publicidade na Internet, o alcance é potencializado.
Ao adotar estratégias de marketing digital, uma empresa não deve “excluir” os colaboradores de suas responsabilidades, mas sim, incrementar o fluxo de trabalho com novas soluções e ferramentas, viabilizando maiores fechamentos para porta papel de acrílico.
Também deve-se analisar o cenário atual do mundo. Se antes a tendência era o estabelecimento da comunicação inteiramente por cartas ou presencialmente, a tecnologia permite que essa etapa seja otimizada com as redes sociais.
Por isso, ao investir no marketing digital e as técnicas presentes em tal ferramenta, as empresas estão se ajustando para a demanda a nível mundial, assegurando o posicionamento diante do mercado e dos consumidores.
Saiba por que usar as redes sociais
Indo ao encontro das tendências do uso da tecnologia aplicada ao mundo dos negócios, o uso das redes sociais deve ser adotado para as empresas como uma forma de atender às relações de oferta e demanda.
As redes sociais funcionam como um mecanismo para aproximar pessoas, e o mesmo é aplicado no contexto organizacional. Além disso, através destas, pode-se influenciar o comportamento dos indivíduos e medi-lo.
Os veículos de comunicação na Internet combinam as formas e linguagens de comunicação para despertar indiretamente, ou diretamente, o interesse, podendo modificar a perspectiva sobre algum tema em específico.
Basta adotar uma comunicação assertiva e que faça sentido a um grupo específico de pessoas para surgir novas tendências, como comida fitness gostoso.
A troca de pontos de vista já acontece na prática, mas os principais locutores das mensagens são pessoas físicas, que influenciam outros indivíduos. Porém, devem usufruir deste recurso, complementando o plano de ação.
Com isso, é importante destacar os pontos positivos e negativos do uso das redes sociais por empresas, salientando também alguns cuidados necessários para que a estratégia usada não seja nociva aos negócios.
Conheça agora as vantagens e desvantagens das redes sociais
As principais vantagens do uso das redes sociais estão relacionadas diretamente com a otimização do cenário comercial e financeiro, ou seja, a parte lucrativa da estratégia.
Tratam também do ganho de vantagens competitivas e comparativas em função de empresas concorrentes e similares no mercado.
Já as desvantagens e pontos de atenção, referem-se a uma série de cuidados para o estabelecimento da comunicação, visando a segurança e reputação das empresas.
1. Maior interação com o público
O atendimento ao cliente é uma etapa fundamental para os negócios, pois quando estabelecido corretamente consegue facilitar o processo de negociação como um todo.
Considerando a característica de livre comercialização de bens e serviços que é estipulado no país, é compreensível a preocupação de gestores e empresários em relação às movimentações de mercado.
O proprietário de uma pequena fábrica relata que a operação de sua empresa passou a ser alinhada com estratégias previamente planejadas, contando com uma análise periódica do mercado acerca de seu produto campeão de vendas, o guarda corpo de vidro fumê.
A ação foi tomada para reter a atenção do público nas gôndolas, somando positivamente nas vantagens comparativas e competitivas da empresa, isto é, gerando valor para a empresa diante do público.
Sendo assim, ao criar um perfil nas redes sociais, uma empresa reforça seu posicionamento e consegue interagir com seus clientes de forma mais direta.
Deve-se tomar cuidado para o tipo de contato firmado com o público, tendo em mente a formalidade exigida no contexto empresarial.
2. Produção de conteúdo
A produção de conteúdo é uma técnica presente na modalidade do marketing digital e que faz o uso de redações, imagens ou vídeos para apresentar melhor um serviço ou produto ao público.
Aliás, produzir conteúdos para a Internet é algo que está em alta, e também ajuda as empresas a conquistarem uma posição de destaque diante do público e do mercado em geral.
Sabendo que na era digital os clientes são bombardeados com anúncios e comerciais a todo momento, a criação de conteúdo auxilia a diversificação do repertório, podendo contribuir para mais vendas do serviço de impressão com letras em baixo relevo.
Os conteúdos produzidos não necessariamente precisam ser todos comerciais, podendo contar abordagem mais informativa ou também combinar o humor, uma tendência altamente utilizada por marcas.
Entretanto, o ideal é que as marcas estejam atentas para o tipo de conteúdo produzido. Evitando pautas polêmicas, divulgação de informações falsas ou demais conteúdos que desrespeitem as diretrizes das redes sociais.
3. Potencialização do alcance
Pelo fato de as comunicações serem estabelecidas na Internet, as barreiras relacionadas à localização do cliente versus localização das empresas são quebradas, um ponto que por si só já é positivo.
No entanto, é indispensável que as corporações foquem na segmentação de nicho e público para que o engajamento das redes sociais seja efetivamente convertido em vendas e negócios.
Considerações finais
As redes sociais possuem um papel fundamental na sociedade, atuando diretamente na aproximação de dois um mais indivíduos de maneira assídua. O mesmo é replicado no uso das redes no contexto organizacional.
Contudo, pontos de atenção acerca da segurança da informação e posicionamento público precisam ser considerados no momento de elaborar técnicas que levam o uso das redes sociais nas empresas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.