Uma boa estratégia de SEO é fundamental para qualquer empresa que queira crescer na internet e estar bem posicionada nos resultados dos motores de busca.
O marketing digital trouxe muitas facilidades para as marcas, mas, ao mesmo tempo, aumentou a competitividade entre elas, tendo em vista que todas querem alcançar uma boa visibilidade, e a base para conseguir isso é o site.
Isso significa que não basta apenas criar o site institucional e esperar que as coisas aconteçam. É necessário otimizá-lo para que atraia os visitantes e ofereça conteúdo de qualidade para as pessoas.
É justamente para isso que serve o SEO, e estar na primeira página dos resultados é a melhor forma de se destacar entre os concorrentes. Os usuários fazem pesquisas todos os dias, mas acessam apenas os links bem posicionados.
Embora existam as estratégias pagas e todas as facilidades trazidas por elas, as estratégias orgânicas ainda são o único meio de se posicionar como autoridade e sem gastar muito.
Pensando nisso, neste artigo, vou descrever a importância de criar uma boa estratégia de SEO, como colocá-lo em prática nas redes sociais e quais são os benefícios trazidos por ele. Confira.
Importância do SEO
Antes de falar sobre a importância dessa prática, preciso comentar rapidamente sobre seu conceito. SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que em português significa otimização para motores de busca.
Trata-se de um conjunto de estratégias que melhoram as páginas de um site para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa. Sua importância se dá por diversas razões, como:
- Site mais rápido;
- Mais conhecimento sobre o público;
- Aumento das vendas;
- Melhora a experiência do usuário;
- Aumenta a autoridade da marca;
- Aumenta o tráfego orgânico.
Todo tipo de empresa, como uma clínica de dermatologista particular, tem como objetivo atrair as pessoas para seu site e quanto mais visitantes, maiores as oportunidades de negócio.
Cerca de 53% do tráfego é proveniente de busca orgânica, portanto, investir em SEO é fundamental para atrair clientes.
Mas além de aumentar o tráfego orgânico, é uma forma de trazer mais autoridade para a marca, algo fundamental, porque as pessoas tendem a comprar mais de sites que aparecem entre os primeiros resultados de pesquisa.
Os usuários confiam nas primeiras opções de compra e a menos que você seja uma organização estabelecida no mercado, é necessário trabalhar sua autoridade nos mecanismos de pesquisa.
Hoje em dia, quando uma pessoa precisa comprar alguma coisa, pesquisa no Google. Portanto, provavelmente seus novos clientes vão surgir dessas buscas.
Para que o site de uma empresa que faz jardim vertical alcance os resultados que espera, precisa de conteúdo otimizado e que facilite a navegação dos usuários. Melhorar a experiência das pessoas vai ajudar a manter os visitantes na página.
Da mesma forma, se os usuários permanecem muito tempo na plataforma, aumenta a relevância dela perante os buscadores, o que naturalmente pode ajudar a aumentar as vendas.
Inclusive, é uma forma de aumentar as vendas offline, pois é muito comum que as pessoas acessem o site da loja e façam a compra no estabelecimento físico. Isso acontece porque é muito comum usar a internet para comparar preços.
As consultas que antes aconteciam dentro das lojas agora são totalmente feitas na internet e somente uma boa estratégia de SEO vai colocar o seu negócio entre as primeiras opções para comparar preços e saber mais sobre as soluções.
Para colocar as estratégias em prática, é fundamental estudar um pouco mais sobre a audiência da empresa. Com isso, o seu negócio vai conhecer um pouco mais sobre as preferências do público.
Por fim, mas não menos importante, as otimizações aumentam a velocidade do site, algo fundamental para que o visitante se sinta satisfeito com a experiência e navegue com tranquilidade.
Isso é importante porque quando o usuário pesquisar alguma informação, como tinta epoxi alto brilho, vai preferir comprar com a empresa cujo site funciona adequadamente, oferece todas as informações que procura e não demora para carregar.
Como criar uma boa estratégia de SEO nas redes sociais
Mas não é apenas no site da empresa que as estratégias de SEO devem estar presentes, mas também nas redes sociais. Para isso, é necessário:
Pesquisar boas palavras-chave
A primeira coisa a ser feita é pesquisar boas palavras-chave para conhecer quais termos costumam ser usados pelo seu público nessas plataformas.
Uma maneira de fazer isso é por meio do Google Keyword Planner, que permite cadastrar algumas palavras que a marca tenha em mente. Caso você tenha uma lista, pode inseri-la completamente e, com isso, obter as sugestões.
Depois que tiver acesso ao conjunto de palavras, pode escolher quais vai trabalhar, de acordo com o volume de pesquisa. Por uma empresa especializada em jukebox caseiro deve encontrar palavras relevantes e com bom volume de pesquisas.
Criar bons conteúdos
Ao longo dos anos, as estratégias de SEO mudaram bastante e a melhor forma de envolver o público para o conteúdo é publicar algo de qualidade. Tenha em mente que os usuários gostam de ler e compartilhar informações relevantes.
O propósito deve ser manter as pessoas envolvidas, o que pode significar uma batalha para encontrar os melhores assuntos para compartilhar. Um recurso de sugestão de conteúdo pode ajudar.
Obter sugestões, tendo como base as tendências no seu nicho também é uma forma de facilitar o trabalho.
Usar encurtador de URL
As publicações nas redes sociais precisam parecer limpas, inclusive quando é necessário lidar com URLs mais longas e complexas.
Utilize um encurtador, porque ele condensa o endereço da página e fornece dados analíticos que ajudam a rastrear os leads, sendo algo fundamental para fazer uma boa campanha nas redes sociais.
Trabalhar título e meta descrição
Uma empresa de cartão pvc para sublimação deve escrever um bom título em suas publicações para que suas páginas nas redes sociais sejam bem classificadas.
A tag do título é um fator muito importante para a classificação nos resultados de pesquisa, portanto, insira as palavras-chave o quanto antes para que os buscadores entendam qual é o assunto do texto.
Quanto à meta descrição, mesmo que ela não ajude a classificar a página, vai afetar consideravelmente a taxa de cliques. Isso porque quando as pessoas procuram um produto ou serviço, é a meta descrição que traz informações importantes.
Mesmo que a intenção seja compartilhar a página em uma rede social, a meta descrição só vai aparecer automaticamente para ser compartilhada.
Benefícios do SEO
Agora que você já sabe como aplicar as estratégias de SEO nas redes sociais, vamos conhecer alguns benefícios trazidos por essa prática. São eles:
Melhora a experiência do usuário
É possível melhorar o site e maximizar a experiência do usuário de muitas maneiras, por exemplo, fornecendo ao público informações relevantes, além de vídeos, fotos, gráficos, tabelas relacionados ao texto.
Ao usar esses elementos, o fabricante de agitador liquido consegue melhorar a experiência dos clientes, o que aumenta o número de cliques e taxas de conversão. É exatamente isso o que os buscadores, como o Google, procuram constantemente.
Aumenta a credibilidade da marca
Ocupar bons lugares nos resultados de pesquisa, como o primeiro, segundo ou terceiro lugar, transmite para as pessoas a ideia de que o seu negócio é uma referência naquilo que faz, o que aumenta sua popularidade.
Por outro lado, quando alguém procura informações sobre fabricantes de crachá empresarial, somente aqueles bem posicionados atraem oportunidades de negócios. Os demais acabam passando despercebidos e perdem boas oportunidades de vendas.
Aumenta a compatibilidade com dispositivos móveis
Essa estratégia melhora a experiência do usuário porque o Google incluiu a compatibilidade com dispositivos móveis como um sinal para que a página seja bem classificada nos resultados de pesquisa.
Qualquer plataforma que queira ter suas estratégias de SEO bem-sucedidas, deve investir em design responsivo, garantindo que o portal seja compatível com qualquer tamanho de tela, tanto de celulares quanto de computadores.
Destaque entre os concorrentes
Por fim, mas não menos importante, o SEO também é uma forma de se destacar entre os concorrentes. Quando uma pessoa pesquisa alguma informação, como lugar para revelar foto grande para quadro, vai entrar em contato com os primeiros resultados de pesquisa.
Somente aqueles que fazem um bom trabalho com SEO são capazes de conseguir esse posicionamento e por isso acabam se destacando entre os concorrentes.
Considerações finais
SEO é uma das estratégias de marketing digital mais importantes da atualidade e mesmo que você tenha condições de investir em mídias pagas, não deve descartar essa opção orgânica.
Como vimos, ela é muito importante por diversas razões e traz benefícios que nenhuma outra estratégia de marketing é capaz de trazer.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.