O dono de e-commerce lida com milhares de ataques em suas lojas a cada mês. À medida que essa popularidade cresce, aumenta também as oportunidades para criminosos e consumidores sem escrúpulos.
Por isso, você deve sair de dentro de sua caixa de papelão e agir de forma mais rigorosa. Senão, os fraudadores irão arruinar sua reputação on-line e prejudicar sua marca e seus lucros. Quer entender melhor sobre o tema e não cair nessa? Então, vem comigo!
O que são fraudes no e-commerce?
Quando falamos de e-commerce, estamos falando de transações comerciais realizadas eletronicamente pela Internet. Essas transações geralmente são feitas a partir de computadores, laptops, tablets e smartphones.
Se há fraudes, temos um ataque criminoso com a intenção de resultar em ganho financeiro ou pessoal. E isso pode ocorrer com qualquer um, a qualquer momento do dia, da tarde ou da noite.
A fraude de comércio eletrônico, portanto, é realizada durante uma transação comercial pela internet, que acaba afetando negativamente os resultados do comerciante. Ela pode ser chamada de fraude de pagamento.
Duas coisas a serem lembradas ao lidarmos sobre o assunto, são:
- O alvo é sempre um comerciante on-line e;
- O grupo de malfeitores permanecerá desconhecido em muitos casos.
Realizar auditorias regulares de segurança do site
Quer descobrir falhas em sua segurança antes que criminosos e fraudadores o façam? Entre em seu site, seja ele de moda feminina em Campinas ou de embalagem plástica e conduza auditorias de segurança – com frequência. Faça a si mesmo estas perguntas:
- Nosso software de carrinho de compras e plugins estão atualizados?;
- O certificado SSL está na última versão e funcionando?;
- Nossa loja é compatível com os Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento?;
- Estamos fazendo backup de nossa loja com a frequência que é necessária?;
- Usamos senhas fortes para contas de administrador, painéis de hospedagem, banco de dados e acesso FTP?;
- Estamos verificando nosso site regularmente em busca de malware?;
- Há boa criptografia entre a comunicação da nossa loja e de nossos clientes e fornecedores?
Tente criar estratégias para que isso seja feito semanalmente ou, no máximo, a cada quinze dias.
Certifique-se de que sua loja seja compatível com PCI
Se você opera uma loja online que aceita pagamentos com cartão de crédito, deve estar em conformidade com o PCI. Esta sigla significa, em bom português, Indústria de Cartões de Pagamento ou Payment Card Industry.
Os padrões PCI são desenvolvidos e gerenciados pelo PCI Security Standards Council, para garantir a segurança das transações com cartão de crédito no setor de pagamentos. Ou seja, se adquiriu equipamentos de Oxigênio Medicinal, é esta ferramenta que assegura total sigilo dos dados.
A conformidade com PCI significa que sua loja e seus processos de negócios atendem a esses padrões. Se tem um e-commerce baseado em SaaS, sua plataforma normalmente fornecerá essa conformidade.
Dito isso, fica mais fácil saber como se livrar dos ataques de hackers, não é mesmo?
Espero ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.
Este artigo foi escrito em parceria com a equipe do Soluções Industriais.