Se você trabalha com marketing digital ou já teve algum contato com a área, provavelmente já ouviu falar do termo SEO (search engine optimization). Essa é uma estratégia extremamente popular e utilizada em blogs e sites, cujo objetivo é fazer com que eles sempre apareçam no topo dos resultados de pesquisas.
O SEO é fundamental no marketing digital, pois permite atrair mais pessoas para o seu negócio, além de ganhar mais visibilidade na sua página de manutenção de elevadores, por exemplo, de forma totalmente orgânica, sem precisar gastar um centavo, apenas com estratégias assertivas.
Por se tratar de uma estratégia tão importante, existem vários tipos e segmentos desta mesma área, e hoje falaremos justamente sobre um deles: o SEO on page. Você já ouviu falar sobre ele? Sabe como funciona? Continue a leitura e descubra tudo sobre essa técnica!
O que é o SEO On Page?
O SEO on page é um conjunto de estratégias que busca otimizar as páginas da web para que elas fiquem o mais adequadas possíveis para os motores de busca, como o Google, e alcancem um nível mais alto de rankeamento.
Ou seja, é uma variável da metodologia tradicional do SEO, porém voltada para a otimização dos sites, como por exemplo, a responsividade e acessibilidade do site, os algoritmos do Google, os links, elementos, palavras-chaves, formatação e até mesmo o texto em si.
Então, como o próprio nome já sugere, são todas as técnicas de SEO executadas na página, voltada para a correção interna e otimização das páginas dentro do site, abordando cada uma de maneira individual, buscando deixar os conteúdos da sua empresa de automação residencial, sempre no topo do Google.
Qual a importância do SEO On Page?
Toda empresa busca ganhar visibilidade e aumentar o número do seu tráfego de maneira orgânica, certo? Bom, então é justamente o que o SEO on page faz, ele nada mais é do que uma série de estratégias que otimizam suas páginas internas de seu site.
Isso faz com que, com um custo reduzido ou até mesmo nulo, você possa deixar seu conteúdo ou seu site sempre no topo do rankeamento do Google ou qualquer outro buscador mais famoso, como Bing ou Yahoo, por exemplo.
Além disso, a estratégia permite que o seu site tenha visibilidade e, consequentemente, atrair novos clientes gerando uma reação em cadeia. Ficar na primeira página do Google é fundamental, afinal, a maioria das pessoas clicam nos primeiros links, então, buscar estar no topo significa ser mais visto e gerar reconhecimento para sua marca.
Como funciona SEO On Page?
Existem diversas estratégias que fazem o SEO on page funcionar de forma efetiva, algumas otimizações cruciais e que ajudam as suas páginas a sempre estarem no topo, o primeiro ponto que queremos destacar, antes de falar sobre elas é que não existe um fator mais ou menos importante, todos abaixo ajudam no bom rankeamento do site, então, vamos lá?
Meta Tag Title e Tag Description
Aqui temos o título e a descrição que aparecerá nos buscadores sobre o seu conteúdo listado, quando alguém pesquisar “locação de compressores”, por exemplo, aparecerá um título como “locação de compressores – a melhor de São Paulo” e uma descrição “10 anos fazendo locação de compressores na cidade de São Paulo”.
Isso nada mais é do que o Meta Tag title e tag description, é fundamental que ambos sejam um ótimo resumo do seu site e do que você quer transmitir para seu público, de maneira simples e assertiva.
Tag line, títulos e subtítulos
A tag line é considerado o título da página, o H1, então precisa ser interessante e algo que chame a atenção do público, já os títulos e subtítulos devem ser distribuídos durante o texto, como H2, H3, etc, quanto mais qualidade, melhor.
Tamanho do texto e imagens
O texto deve ter no mínimo 500 palavras e no máximo 1.200, esse é o ideal considerado pelo Google, então fique de olho na sua escrita. Além disso, ele deve conter no mínimo uma imagem e com uma boa dimensão.
Palavras-chaves e URL amigável
As palavras-chaves são fundamentais e consideradas uma das estratégias primordiais, porém é preciso ter cuidado com seu uso, ela deve aparecer no máximo em 3% do seu texto, e também ela deve estar inserida em sua URL, ganhando destaque nos buscadores.
Você já conhecia o SEO on page ou alguma outra técnica de SEO? Conte para gente nos comentários abaixo, e não se esqueça de compartilhar com seus amigos!