Que a internet revolucionou o mundo já não é mais novidade, e com ela, criaram-se milhares de oportunidades jamais imaginadas antes, principalmente quando se trata do mercado de trabalho, e uma delas é o gestor de tráfego.
Esse profissional dispõe de um cargo que muitos nem imaginam ter alguém para cuidar disso: a de administrador de anúncios de uma empresa.
Quando um negócio espera se destacar em meio ao tráfego digital, a contratação de um gestor de tráfego pago pode ser a solução para que se ganhe uma maior visibilidade, como a de um serviço de entrega que passa a receber mais clientes após uma postagem nas redes sociais.
Mas, afinal, o que é tráfego pago no mercado digital?
Ao ler o termo “tráfego”, automaticamente nos vem à mente imagens de carros, trânsito e avenidas lotadas de automóveis, com um certo fluxo de veículos indo ou vindo em uma determinada direção, em algum horário do dia.
Na internet, o tráfego se trata da quantidade de visitantes que se tem em um site, blog ou qualquer página que uma empresa possui. O fluxo, não muito diferente das ruas, pode ser intenso, considerando os vários cliques, ou mais tranquilo, com poucos acessos.
Citando como exemplo, uma página de lavanderia de edredons que recebe pedidos online, pode ter muito fluxo no site em épocas próximas ao frio, pelo fato das pessoas estarem tirando as cobertas do armário, e em épocas de verão, não ter fluxo algum.
Os visitantes de um site podem ser atraídos de forma orgânica pelo tráfego, levados através de conteúdos publicados, ou por estratégias de marketing pagas, isto é, que incluem o investimento financeiro para que a postagem chegue até uma quantidade de pessoas, o que é bastante comum.
Essa estratégia de tráfego pago pode aumentar em larga escala a visibilidade de uma empresa de máquina de estampar, do que se ela investisse apenas em estratégias orgânicas e competisse com outros negócios.
Por dentro dos tipos de tráfego pago no mercado digital
Embora as maneiras tradicionais para essa estratégia de marketing sejam o modo orgânico e o pago, existem outros modelos de tráfego como:
- E-mail marketing;
- Tráfego direto;
- Tráfego social;
- Referência.
O modelo de tráfego orgânico é, como o próprio nome diz, a pessoa busca de forma natural através dos motores de busca, tal como o Google, Yahoo! e Bing.
O resultado para se destacar deve-se ao investimento em boas estratégias de marketing orgânicas, sem envolver demais gastos.
O tráfego pago pode ocorrer de duas formas para que se obtenha o êxito esperado: em forma de pesquisa, para aparecer nas primeiras posições, ou na rede de display, com a compra de espaços em sites parceiros de páginas de busca online.
Tal como uma empresa de locação de guindaste articulado aparecerá nos cantos de sites de materiais de construção ou no topo da página de pesquisa com certo destaque se houverem buscas dos temas relacionados.
A opção de e-mail marketing ocorre através de cliques nos links que são enviados pelo endereço eletrônico cadastrado do cliente, o que pode ser um dos mais difíceis de se captar clientes pois não são todos que abrem o conteúdo mandado.
Exceto se houver newsletter, um tipo de boletim informativo do qual a empresa envia para os contatos que se inscreveram para receber materiais periódicos.
Já o tráfego direto trata-se de quando a página já é conhecida de alguma forma pelo cliente, pois ele já está fidelizado com os serviços e sabe que vai encontrar o que procura.
Quando um usuário da internet chega até outra página por links em redes sociais, é chamado de tráfego social, o que gera uma importância maior ainda um negócio marcar presença em diversas plataformas.
O tráfego de referência são como indicações virtuais. Por exemplo, quando se clica em um link de alguma página da qual já se está habituado, e é levado a serviços de lavagem de cortina, mesmo que não compre esses serviços, a divulgação foi levada em conta.
O que é um gestor de tráfego pago no mercado digital?
Com o crescimento da internet e das vendas onlines nos últimos anos, tornou-se importante ser visto no meio virtual usando estratégias de marketing, e é justamente essa a função de um gestor de tráfego pago.
É ele quem vai gerenciar os anúncios e o principal responsável pela administração de anúncios pagos de uma marca ou de uma empresa.
Conforme as necessidades e estratégias estabelecidas pela organização de se captar novos e fidelizar antigos clientes, o gestor cria, acompanha e faz a otimização dos anúncios pelos quais é responsável, visando obter resultados positivos.
Logo, se uma marca de desinfetante de banheiro planeja lançar a nova fragrância do produto, ele será responsável por divulgar nas redes os anúncios feitos, seja na rede de display de outras plataformas ou então como destaque nos sites de busca.
1 – Principais funções de um gestor de tráfego
O gestor de tráfego tem como base do seu trabalho a utilização de KPIs, que são indicadores-chave de performance, para saber se o fluxo virtual está funcionando, acompanhando números de engajamento.
Para, a partir disso, gerar um planejamento que aborda todos os canais digitais. Ademais, esses gestores trabalham com o modelo de tráfego pago, podendo ou não ter um foco de mercado no qual acabam se tornando especialistas e trabalhando na área do setor.
Existem os profissionais que atuam também somente com o lançamento de algum produto físico ou digital, criando campanhas em todos os canais digitais. Da mesma maneira que há gestores que trabalham somente com comércios locais de bairro, como restaurantes.
O que acaba sendo um diferencial entre os demais empreendimentos, pois um pequeno negócio de serviços de limpeza pós obra local pode ganhar mais destaque e alcançar outras proporções.
Contudo, vale frisar que o gestor de tráfego não cria as artes ou vídeos de anúncio, essa etapa da propaganda é feita pelos designers. O gestor apenas deve fazer as divulgações necessárias, podendo atuar até mesmo em modelo home office.
2 – Ferramentas utilizadas
Para se obter um maior alcance, o gestor de tráfego utiliza plataformas que possam haver publicidade paga pelo modelo Ads, abreviação de Advertising, que em portugês significa “anúncio”, tanto pelas redes sociais quanto sites de busca.
Essas ferramentas apresentam um valor, do qual, quando é pago, apresenta uma espécie de selo no canto da chamada, com a abreviação Ads, quando se trata de páginas de busca.
Os Ads de redes sociais aparecem em meio a timeline de um usuário, podendo até mesmo contar com digital influencers com vários seguidores que, pela postagem paga, podem atrair atenção para o que se está na foto ou no vídeo.
Em plataformas de vídeos, o anúncio pode vir entre um vídeo e outro ou até durante a minutagem, além de aparecer nas partes superiores quando é feita a busca.
Como se tornar um gestor de tráfego
Para ser um gestor de tráfego, deve-se ter em mente que terá de criar estratégias boas para aumentar o número de vendas ou de contratações de serviços da empresa no mercado, preferencialmente com estratégias pagas.
Da mesma maneira que terá que ser atualizado sobre as tendências dele, como qual rede social está sendo mais usada, e a menos usada, qual combina com o tipo de produto ou serviço que será divulgado, entre outros.
Um bom gestor de tráfego deve possuir um extenso networking, pois a rede de contatos pode facilitar quando se trata de divulgar os serviços de um profissional.
Além disso, podem haver diversos meios de contratação desses profissionais, porém, no momento da escolha, a opção deve ser por aquele que está mais próximo das estratégias das quais se deseja adquirir.
Se o seu serviço é de impressão de cardápio, por exemplo, verifique se o portfólio do profissional combina com a divulgação online da qual se deseja, do mesmo modo em que deve buscar para ver quais foram os clientes e empresas que ele já trabalhou.
Também avalie as estratégias adotadas pelo gestor de tráfego e se elas trouxeram resultados bons, visto que ele será um dos responsáveis pelo lucro do empreendimento, o que faz com que a contratação deste profissional seja de alguém de confiança.
Caso não possua contatos que possam fazer a indicação de um profissional da área, existem plataformas online que possibilitam encontrar gerentes de tráfego e ter contato com eles através de algum e-mail.
Considerações finais
O engajamento que uma boa publicidade gera para uma empresa que vende produtos ou presta algum serviço, tem possibilidade de ser a grande diferença que acaba expandindo o mercado e os lucros, de forma que se torne algo consolidado e de referência no segmento.
A contratação de um gestor de tráfego pode ser uma das estratégias mais certeiras para se alcançar um novo público por meio da internet, posto que uma publicidade articulada e que chegue de forma não-invasiva até o usuário da rede causa um impacto.
Por isso, para quem deseja deixar a sua marca ou serviço visível no mercado, de modo a ficar na mente do consumidor, um gestor de tráfego pode ser o profissional ideal para te auxiliar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.