Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

O Que São Domínios Dentro Do Mundo Digital?

O que são domínios dentro do mundo digital
Picture of Rod Lopes

Rod Lopes

Quando se está na rede, de alguma forma se quer ser visto e deixar um pouco da sua marca, especialmente, quem é dono de um empreendimento que visa ter lucros, e é exatamente o que os domínios digitais permitem.

Como uma forma de entrar no “mapa” da web, o domínio digital é o nome pelo qual o endereço eletrônico de um site em forma de loja, ou de página de blog, será encontrado virtualmente.

Tanto em páginas de busca quanto digitar o próprio endereço no formato de URL – Uniform Resource Locator ou Localizador Uniforme de Recursos, no topo das páginas, é o domínio que permite agilidade em ser localizado em meio a tantos assuntos similares.

Existem também os domínios por email, que vem logo após o símbolo de “@” do endereço eletrônico. 

Na sua maioria quem os utiliza são corporações para deixar a comunicação de correspondência eletrônica algo mais formal e profissional

De modo que, se receber um email de um funcionário de treinamento designado CIPA de uma corporação, o nome dele virá primeiro, depois o @ e por fim, a empresa pela qual ele trabalha.

O surgimento do domínio digital no Brasil

Criado há mais de trinta anos na internet, o domínio digital brasileiro tem como destaque a finalização “.br” nos endereços que são registrados no território. 

Assim como em cada país tem os seus endereços com códigos de identificação, como França atende por finalizações em “.fr”, Estados Unidos em “.us”, China em “.cn” e entre muitos outros.

Pelo tamanho de sua popularidade, em 1991, foi criado o subdomínio, uma categoria que permite nomear e dividir os temas que cada site iria abordar para que fossem mais rápidas as pesquisas:

  • Para páginas do governo é “gov.br”;
  • Organizações sem fins lucrativos é “org.br”;
  • Empresas é “com.br”;
  • Empresas da área de TI é “net.com”.

Portanto, se uma empresa de uniforme de trabalho masculino, dando como exemplo, registrar o endereço do empreendimento na web, a finalização será do domínio será “com.br”.

A criação de um domínio

O processo de criação de um domínio deve ser algo simples para não haver erros se for compartilhar, porém, marcante, já que será o seu cartão de visita para as ofertas das quais for oferecer.

Um domínio virtual deve ser registrado antes de ser divulgado, preferencialmente com as terminações de “.com.br” e “.com”, para não haver extensões do site feitas por terceiros.

Portanto, se for registrar um site de carimbo personalizado enfermagem, verifique se ele primeiramente está disponível e o registre dos dois modos, pois uma página na web pode ser vinculada com os dois endereços. 

Após o registro, existem pacotes pagos que permitem determinar o tempo de utilização daquele endereço, podendo ser de um ano até dez anos. 

Escolha o que mais cabe no bolso e verifique as condições de pagamento deles, se será anual ou mensal.

Qualquer pessoa estabelecida legalmente, no caso do Brasil, pode se criar um domínio desde que tenha CNPJ ou CPF. 

O domínio de topo de país

Conhecido como ccTLD – Country Code Top Level Domain ou Domínio de Topo de Código de País, no ramo da informática, esse é o domínio que é responsável por dar as siglas às páginas e plataformas de um país ou território independente.

Formado por apenas duas letras no final do domínio, a criação e a manutenção é feita pela IANA (Internet Assigned Numbers Authority ou Autoridade para Atribuição de Números da Internet). 

Uma organização localizada na Califórnia, nos Estados Unidos, que determina as siglas e supervisiona os endereços de IP, domínios DNS e outros protocolos que estejam relacionados à internet.

São por meio de domínios como estes que é possível serem feitas as identificações de origem de um site, já que todos que são registrados em seu país ou território independente automaticamente tem a letra das siglas ligados a ele.

O servidor de hospedagem e sua função

Diferentemente do domínio, a hospedagem para site é um serviço virtual que permite uma espécie de “locação” de um espaço no servidor de forma que funcione a todo o tempo.

Por meio dele pode publicar o conteúdo que deseja em seu site, armazenar os arquivos em formatos de foto, vídeos, textos e os dados considerados essenciais para que ele tenha um bom funcionamento. 

Ao fazer a busca por um endereço eletrônico específico, a hospedagem mantém o servidor da plataforma funcionando, para que assim que a informação de que alguém quer acessar o seu site entre na rede, ele possa ser transferido diretamente para a página. 

Se uma pessoa procurar pela página de pintura de garagem residencial que lhe foi divulgada em um momento, o servidor hospedeiro irá receber a informação do que foi digitado e abrir o site do modo o qual foi configurado pelo proprietário.

Para manter o servidor funcionando, as plataformas de hospedagens possuem pacotes pagos que se encaixam com o desejado de cada cliente, dando a ele a opção que mais combina com o seu negócio ou que lhe cabe no bolso.

Os servidores DNS e a importância do número de IP

Quando se trata de domínios digitais, existe algo que os localiza com precisão, e essa função é ocupada pelos servidores DNS (Domain Name System), ou também chamado de Sistema de Nomes de Domínios.

Esses processadores são responsáveis pela localização e tradução para números de formato IP (Internet Protocol) ou Protocolo de Internet, do que digitamos na rede, tudo em uma fração de poucos segundos.

A maioria utiliza o serviço de DNS da empresa que mantém a conexão da internet, que além de deixar a conexão mais rápida, dependendo do plano que se utiliza, ele é a proteção contra sites falsos ou de conteúdo maldoso, sendo capaz de emitir bloqueios destes.

Já o IP, é um serviço de identificação do qual designa uma identidade em quaisquer dispositivos a partir do momento que forem conectados na internet, seja computadores, tablets ou smartphones

São por eles que há trocas de informações que nos levam a encontrar os resultados do que pesquisamos.

As vantagens de se obter um domínio próprio

Criar um domínio para o seu empreendimento é uma maneira de torná-lo visível e formal, de certo modo, já que ele pode ser uma ferramenta de publicidade e contratações de serviços ou venda de produtos.

Uma empresa que oferece fretamento de van pode configurar um site para fazer orçamento e reservas de seu serviço ao divulgar o domínio que usa em seu site, por exemplo.

E são por meio de sites que acontecem o SEO, a otimização de motores de busca, que com as palavras-chaves corretas, fazem a página ser rapidamente encontrada e terem assuntos coligados na sua busca, como as etapas de higienização de carros.

Um domínio digital torna a sua marca mais confiável para possíveis investidores e passa credibilidade para o público.

O que se leva ao cancelamento de um domínio

Sendo dessa maneira, para que um domínio digital seja cancelado, existem algumas etapas antes da suspensão do site.

Exemplificando, se um site de conserto de porta de enrolar não alcançar as expectativas do proprietário em relação a conseguir orçamentos e alcançar novos clientes, é bem provável que ele deixe de pagar o domínio da página.

O que de primeiro momento, causará o congelamento dele, a página ainda estará acessível por um curto período antes de ser suspensa, e assim, o domínio não será mais da pessoa.

Caso venha ocorrer um novo registro e ainda não tenha resolvido os débitos anteriores, o proprietário ficará limitado para fazer o cadastramento de um novo site.

Outra possibilidade de perda de domínio é o não pagamento por erros cadastrais, o que pode ser um empecilho se algum dado foi descrito de maneira errada.

O cancelamento também pode vir por conta da desistência do domínio registrado e o desejo de se obter um novo, já que o cadastrado não pode sofrer quaisquer tipos de alterações. Sendo assim, deve-se fazer outros e cancelar o já existente.

Considerações finais

Com o avanço da tecnologia e as suas multi ferramentas desenvolvidas ao longo dos anos, a internet tornou-se uma sala comercial compartilhada com os mais diversos tipos de segmentos ocupando diversas áreas.

E o domínio digital tem a função de endereçar cada uma das páginas que existem nessas salas, possibilitando a cada um ser encontrado de acordo com a sua singularidade e com o seu endereço.

Ter um site abre muitas possibilidades para o seu negócio e ter um domínio se torna uma excelente estratégia para que se fidelize clientes, entre em foco no segmento desejado e expanda as ideias que deseja ser semeadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Picture of Rod Lopes

Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

Bio

Agende o melhor horário para uma consultoria particular, online e ao vivo para melhorar ainda mais seu posicionamento no mundo dos negócios online.

Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário e compartilhe. Só assim vou saber se estou contribuindo e como posso melhorar. Obrigado!