Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

Como se destacar com seu negócio online com poucos recursos

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Rod Lopes

Ao longo dos anos, o negócio online vem crescendo de maneira considerável e por conta disso, é comum encontrar diversos produtos e serviços semelhantes, o que faz com que aumente a concorrência de mercado.

Tendo isso em vista, empresas com poucos recursos precisam adotar algumas estratégias para se destacar na internet, atrair novos clientes e fidelizar os que já compraram anteriormente.

Entre os canais de comunicação com grande potencial para atrair a clientela estão, o Facebook, Youtube, Instagram e até mesmo o TikTok pode ser usado para divulgar produtos e serviços de banho e tosa leva e traz, por exemplo.

A importância de se destacar online

A presença nas plataformas digitais faz com que a empresa e marca se tornem assunto e referência, o que facilita o contato com outros pontos de vista e influencia diretamente o público-alvo do nicho daquele negócio.

A importância de desenvolver uma estratégia de marketing online, está diretamente ligada ao potencial da marca divulgada, o que irá atrair novos clientes.

Para isso, é essencial um planejamento a curto e médio prazo, com os objetivos de alcance bem definidos, para obter resultados a longo prazo e desfrutar de todas as vantagens que a marca pode ter ao conquistar a confiança dos consumidores.

Se os clientes não conhecerem a marca, dificulta o impacto positivo neles e também os resultados das estratégias. Ou seja, a presença online ajuda a destacar a empresa, pois quando vista, é considerada como uma opção na hora da decisão.

Os meios digitais, inclusive as redes sociais, oferecem boas oportunidades sem precisar de grandes investimentos. Basta usar as estratégias com criatividade e argumentos válidos que convençam o público a comprar do estabelecimento.

Por exemplo, a loja de kit de cultivo de cogumelo, a Cogushi, é modelo de negócio online criativo e bem sucedido que vem conquistando um público cada vez maior com seus produtos.

Os benefícios de ter um negócio online criativo

Conforme diferentes pesquisas, o Brasil é considerado um dos países que mais compra pela internet, principalmente após o período de pandemia esse número só vem crescendo.

As vantagens que um negócio online oferece tanto para os clientes quanto para os vendedores são muitas. Abaixo estão destacados alguns dos principais benefícios.

Liberdade e horários flexíveis

Abrir um negócio online permite que o empresário tenha liberdade em ser seu próprio chefe. Sem precisar passar por exame admissional particular, dando adeus às roupas formais para reuniões e horas perdidas em transportes públicos.

Sem a burocracia das empresas físicas é possível criar horários flexíveis, podendo ficar 24 horas por dia aberto, sem restringir as vendas apenas para horário comercial e durante a semana, como também pode optar por uma carga horária menor.

Além disso, é possível trabalhar de onde estiver, viajando sem precisar cumprir carga online, basta apenas uma conexão com a internet de qualidade para manter o negócio funcionando.

Mais qualidade de vida

Esse benefício serve principalmente para os empresários, pois com a rotina cansativa do dia a dia que uma carga horária de trabalho exige, muitas pessoas chegam ao limite do estresse causado por questões profissionais.

O estresse pode causar diversas doenças e frustrações pessoais, mas com um negócio online é possível encontrar um ponto de equilíbrio e ganhar qualidade de vida.

Para os clientes, a internet é uma grande facilitadora em diversas questões, tanto para encontrar produtos como por exemplo, embalagens de sachê, serviços quanto resolver problemas sem sair de casa.

Sem estoque

Mais uma das vantagens que um negócio online pode oferecer, é que o estoque deixa de ser uma preocupação.

Isso porque os empreendedores conseguem negociar diretamente com seus fornecedores. Desta forma, os produtos saem diretamente da fábrica sendo entregues ao destino final.

Portanto, não é necessário um estoque físico, diminuindo os custos do aluguel de um espaço para armazenar os produtos e também de funcionários.

Melhor negociação com os fornecedores

Além da comodidade e diminuição de gastos em caso de empresas com estoque, é possível que o empresário negocie serviços diretamente com os seus fornecedores, como transportadoras, empresas de entrega e também os Correios.

Quanto mais entregas, mais chances de conseguir descontos com esses parceiros. Essa facilidade pode ser oferecida para os clientes em forma de vantagem, como os de frete grátis ou outras ações.

Maior número de clientes

Com um negócio online é possível atingir uma gama maior de clientes. Isso porque uma única empresa pode atender consumidores do país inteiro e até internacionalmente. Coisa que uma loja física não seria capaz de oferecer por se limitar geograficamente.

Os consumidores conseguem encontrar as empresas e serviços por meio de buscadores, como o Google, basta pesquisar o que deseja, como, por exemplo: brise de alumínio articulado, que aparecerá nas opções.

Nesse momento, as redes sociais também causam bastante impacto, já que é possível conquistar novos clientes através delas.

Automatização de serviços

O negócio online pode funcionar 7 dias por semana e 24 horas por dia, podendo ter vários processos automatizados evitando desgastes. Os processos podem ser:

  • Vendas;
  • Captação de leads;
  • Ofertas;
  • Pós-vendas.

Desta forma, o empreendedor pode focar no que realmente gosta de fazer dentro do seu próprio negócio, abrindo um leque de oportunidades.

Baixo investimento

Como citado anteriormente, para ter um negócio online não é necessário grandes investimentos financeiros. Sendo possível começar apenas com um computador conectado à internet.

O maior investimento que deverá ser feito, é de tempo e conhecimento, que algo exigido em qualquer área, como por exemplo para empresas de ônibus, existe curso para motorista de ônibus rodoviário que melhora a qualidade e segurança no trânsito.

Como captar mais clientes tendo um negócio online

Para um negócio online obter sucesso de vendas, é preciso usar algumas estratégias para encontrar o perfil do cliente ideal. Abaixo algumas dicas para a capacitação de clientes:

1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um diferencial no mercado competitivo, ele é considerado a chave para que uma marca possa realmente ter destaque na internet.

Essa estratégia foca diretamente na produção de conteúdos relevantes, que tem como principal objetivo atrair, engajar e converter potenciais clientes.

Desta forma, é importante que o empresário foque em produzir materiais com maior potencial de engajamento e que dêem solução, mas não de forma explícita. Com posts relevantes, é uma maneira mais prática de adquirir leads de forma orgânica.

Os blogs e sites são os pilares do marketing de conteúdo, mas é preciso ampliar a presença em outros canais de comunicação, como as redes sociais, para atrair mais pessoas. Entre algumas estratégias para manter o conteúdo atrativo, estão:

  • Depoimentos de clientes;
  • Mais de um público-alvo;
  • Prova social;
  • Produção de conteúdo dividido por personas.

É comum que uma marca tenha mais de um persona-alvo e isso pode exigir conteúdos personalizados referentes à linguagem e canal onde elas se encontram. Ter um atendimento diferenciado para idosos também é um ponto forte para a empresa.

2. Uso correto das palavras-chave

A otimização do mecanismo de busca de forma orgânica (SEO), é baseada em alguns fatores, inclusive os de palavras-chave.

Ou seja, a utilização correta das palavras chave contribui para a criação de conteúdo do interesse do público que acessa o blog da empresa.

Para facilitar esse processo, é possível usar as ferramentas de palavra-chave que mostram o volume de buscas de determinadas palavras ou termos. Sendo de extrema importância para captar clientes que estão no mundo virtual.

3. Parceria com outras empresas

A colaboração com outras empresas na internet, é uma estratégia que atrai clientes de como martelinho de ouro próximo a mim de forma simplificada e com custo zero.

A união de negócios do mesmo nicho ou com públicos semelhantes, mas que não tem uma concorrência direta entre si, pode funcionar para criar projetos digitais a fim de promover ambos os serviços.

A troca de tráfego pode oferecer benefícios recíprocos que podem ser feitas através de marcadores que colaboram na identificação dos clientes que foram conquistados por meio dessa parceria.

4. Foco nas redes sociais

As redes sociais atualmente são os meios de comunicação mais relevantes, principalmente para a comunicação entre o empreendedor e seus clientes. Além de ser muito útil para as estratégias de capacitação de clientes pela internet.

Essa etapa exige conhecimento do público-alvo, para saber quais são as mais relevantes para a presença online, assim como a mamoplastia levantamento varia de acordo com a estrutura da paciente.

Aqui deve ser usada a linguagem escrita e visual personalizada para atrair as pessoas que se encaixam como possíveis clientes. também é possível criar ações interativas para aproximar a marca do público.

5. Boa experiência de compra

A empresa que oferece uma experiência de compra, consequentemente aumenta as vendas pela internet. Isso porque quando o cliente se sente bem atendido, retorna a comprar, se tornando fiel, além de indicar para seus amigos e familiares.

Essa experiência deve oferecer uma página rápida e segura, passando credibilidade aos visitantes. Além de oferecer ofertas personalizadas e opções de pagamentos variados e verificados.

Todo o processo do consumidor precisa ser otimizado, desde o momento que acessa o site. Por isso, um design de qualidade e devidamente organizado e categorizado, conta muito na hora da decisão de compra.

Considerações finais

Pode ser um desafio para uma empresa online que deseja se destacar, mas colocando as estratégias acima em prática, é possível aumentar as chances de sucesso, converter clientes e gerar lucro para o negócio.

Basta apenas um pouco de esforço e dedicação para que a loja se destaque em meio a tantos concorrentes do mercado, mesmo com poucos recursos financeiros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional.

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e estratégico de alto nível sempre focado em resultados.

Bio

Agende o melhor horário para uma consultoria particular, online e ao vivo para melhorar ainda mais seu posicionamento no mundo dos negócios online.

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