As plataformas digitais são alguns recursos que funcionam por meio de tecnologia, como forma de conectar pessoas e empresas de vários setores. Quando se trata de e-commerce, elas são fundamentais para agilizar o ciclo de vendas.
São capazes de otimizar processos e desempenham funções que impactam os usuários, mas as empresas precisam saber quais são as principais plataformas digitais para otimizar o negócio.
Não é novidade nenhuma que a internet faz parte do cotidiano da sociedade como um todo e que as organizações precisam estar presentes em seus canais para que possam divulgar seus produtos e serviços.
A conexão deixou as pessoas mais exigentes, e é por isso que as marcas de caldeiraria montagem industrial precisam investir em marketing digital para construir sua presença nos principais canais online.
Isso é feito por meio das redes sociais, site institucional, blog, plataformas de vendas e outros recursos que são acessados pelas pessoas por meio de celulares e computadores e que simplesmente transformaram a economia.
Para esclarecer um pouco mais o assunto, este artigo vai mostrar como funcionam as plataformas digitais em um negócio, quais são os benefícios de utilizá-las e explicar seu conceito.
O que são plataformas digitais
Plataformas digitais nada mais são do que ferramentas que podem ser usadas por pessoas ou empresas, tendo como função auxiliar os usuários em diversas tarefas do dia a dia.
Olhando dessa forma, pode parecer que seu significado é abstrato, mas a verdade é que fazem parte do dia a dia da sociedade de muitas formas.
Um dos maiores exemplos é o uso de aplicativos para fazer chamadas de vídeo, aplicativos de motorista particular, plataformas para pedir comida, entre outros.
Até mesmo uma clínica especializada em preenchimento facial bochecha pode desenvolver uma plataforma desse tipo para que seus clientes possam agendar os serviços que desejam.
Funcionamento das plataformas digitais
Essas plataformas podem funcionar de diversas maneiras, a exemplo do marketplace, que operam por meio de comissões. Elas ajudam a comercializar diversos tipos de produtos e serviços e recebem um percentual pelas vendas.
Também existem as plataformas de streaming que operam por meio de recorrência, sendo que o usuário paga um valor fixo mensalmente e consegue acessar os serviços disponíveis.
São recursos que funcionam no ambiente online e pessoas de várias partes do mundo podem acessá-las. Atualmente, é um modelo de negócios escalável e lucrativo para quem quer investir.
Benefícios para os negócios
As plataformas digitais oferecem diversos benefícios para as organizações e para os próprios usuários, uma vez que facilitam diversas atividades do dia a dia. Entre as maiores vantagens estão:
- Redução de custos;
- Automatização de processos;
- Maior alcance de clientes;
- Melhora nas vendas.
Se um fabricante de masseira semi industrial investe em plataformas digitais, consegue agilizar processos e se tornar uma organização mais econômica.
Isso acontece por várias razões e uma delas é a possibilidade de trabalhar com uma equipe mais enxuta, tendo em vista a automatização de várias atividades do cotidiano.
Outro ponto que merece destaque é maior economia com itens como papel, visto que por meio dessas ferramentas, a organização vai adotar documentos digitais.
Uma situação muito benéfica para o meio ambiente, pois a corporação vai reduzir custos com espaço, visto que esses documentos não precisam mais ser armazenados em locais físicos.
Outra grande vantagem é a automatização de vários procedimentos que anteriormente costumavam ser realizados por pessoas.
A partir do momento em que essas tarefas são realizadas automaticamente por uma plataforma, a companhia consegue economizar, reduzir riscos de erros e ainda consegue ser mais ágil.
É o caso do advogado João Machado, especialista em pedido liminar para legalização de bronzeamento artificial que utiliza a plataforma wordpress onde foi desenvolvido seu site para que os potenciais clientes possam saber mais sobre seus serviços.
A empresa também não precisa gastar seu tempo com atividades burocráticas que serão realizadas pela plataforma, permitindo que os profissionais possam se focar em outras atividades mais importantes para o core business.
Isso melhora muito o tempo dos funcionários, e dentro de uma clínica especializada em endoscopia em cachorro, eles se tornam muito mais produtivos, o que traz eficiência para a corporação.
Um grande exemplo disso é a interação com clientes por meio de tecnologias como chatbot e e-mail marketing.
Outra grande vantagem das plataformas digitais também está presente no e-commerce, sendo a capacidade de alcançar mais pessoas, independente do lugar ou do momento.
Na era digital do presente, não existe distância, pois basta que o indivíduo tenha um celular na mão que provavelmente poderá conhecer todas as condições, produtos e serviços da marca.
Tipos de plataformas digitais
Existem diferentes tipos de plataformas digitais, como no caso das ferramentas para a gestão de redes sociais, canais que transformaram o mundo nos últimos anos e continuam se atualizando.
Quando elas surgiram, a interação acontecia entre as pessoas, mas ao longo do tempo as marcas perceberam o potencial de usá-las como ferramentas para se aproximarem do público.
Isso pode ser feito por qualquer tipo de negócio, desde uma loja de roupa até um fabricante de chapa de hambúrguer para fogão.
A presença massiva desses canais torna impossível imaginar como a sociedade seria sem eles e existem diferentes estudos e estratégias de marketing que podem ser trabalhadas nas redes sociais.
A marca se encarrega da parte criativa para formular conteúdos das postagens e maneiras de interagir com o público.
As ferramentas de gestão das redes sociais automatizam a parte operacional, programando publicações em certos horários e até mesmo recebendo relatórios para acompanhar o desempenho do que foi publicado, além de organizar o calendário editorial.
Também existem as plataformas de e-mail para disparar e-mail marketing, uma abordagem muito importante para que as organizações possam obter os resultados que desejam.
Mas enviar mensagens para todos os contatos da empresa pode se tornar um trabalho demorado e burocrático, devido à quantidade de mensagens para grupos específicos e com funções estratégicas.
Uma empresa especializada em pele de vidro fachada residencial precisa investir em uma plataforma que automatiza todo o processo, o que minimiza a possibilidade de erros e aumenta a produtividade da corporação.
Também existem plataformas digitais voltadas para o gerenciamento de projetos e equipes, ajudando a organizar as ideias de tarefas e a dimensionar melhor os projetos em questão.
Existe a possibilidade de dividir obrigações entre as pessoas da companhia, além de estabelecer prazos para realizar as atividades. São recursos que oferecem suporte para diferentes planejamentos estratégicos, o que facilita muito a vida do gestor.
Não se pode falar de plataformas digitais sem falar dos recursos voltados para o relacionamento com o cliente, como no caso de um software CRM.
Ele faz a gestão de relacionamento com o cliente, ajudando a organizar os contatos com o consumidor, segmentando cada um deles por meio de dados, o que facilita uma interação automatizada e personalizada.
Dessa forma, a comunicação entre uma empresa de cremação de ossada com seus clientes será muito mais eficiente e atrativa, o que melhora a relação das pessoas com a corporação.
A companhia também garante que a pessoa certa vai receber a mensagem que precisa, no momento mais oportuno e de acordo com a etapa em que se encontra no funil de vendas.
Quanto ao atendimento ao cliente, também pode ser automatizado por meio de plataformas específicas e um exemplo bem atual são os chatbots.
Essa tecnologia é um tipo de robô que se responsabiliza por fazer o atendimento dos clientes em um chat, sendo integrados a outros sites e aplicativos, aguardando o contato do cliente.
Quando uma clínica de homeopatia para gripe em gatos recebe o contato de alguém, o chatbot responde automaticamente e presta todo o atendimento.
Embora seja algo automatizado, traz excelentes resultados para o negócio e melhora muito a comunicação com o público.
Por fim, também existem plataformas digitais para gestão de conteúdo, cuidando da distribuição de materiais digitais importantes para que a marca consiga criar sua presença online e manter a relevância.
É dentro dessas plataformas que ficam hospedados, comercializados e distribuídos diferentes materiais virtuais, como no caso de ferramentas, aulas, cursos, eBooks, entre outros.
Mas para utilizá-las, uma empresa de caldeiraria e montagem industrial precisa se lembrar que elas não trabalham com o mundo físico, visto que seu foco é 100% virtual, e justamente por isso estão em alta.
Considerações finais
Uma coisa que muito se fala é o fato de que as empresas precisam investir em recursos digitais para que mantenham sua relevância e consigam conquistar um espaço cada vez melhor em seu mercado de atuação.
Mas para que todo esse trabalho seja valorizado e consiga trazer os melhores resultados para a corporação, é indispensável utilizar plataformas digitais que vão facilitar todo o processo.
Como visto ao longo deste conteúdo, existem vários recursos que podem ser aproveitados pelas companhias, bastando escolher aqueles mais compatíveis com as necessidades e objetivos da organização.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.