Ao criar conteúdos sempre se passa pela prova da sensibilidade e do talento, ainda que a Inteligência Artificial contribua nas produções, pois os robôs não absorvem os mesmos tipos de sentimentos.
Os robôs são apenas máquinas treinadas para aprender as competências inerentes ao ser humano, na tentativa de reproduzir um pouco mais fielmente assuntos voltados para o atendimento de um ortopedista de cachorro.
Há de se concluir que para lidar com animais, é necessária uma sensibilidade mais apurada para tratá-los, visto que o reino animal, em sua particularidade, possui manifestações como medo, rejeição ou tristeza, da mesma forma que o homem.
A Inteligência Artificial não é mais fruto da imaginação humana e já ocupa lugar-comum em atividades do dia a dia como trabalhar em uma clínica veterinária perto de mim e, nesse tipo de trabalho, novamente, ressalta-se a importância de saber lidar com os pets.
Na definição mais abrangente da Inteligência Artificial, ou IA, tecnologia capaz de reproduzir os processos conscientes e ainda bem limitada, ela determina que um robô não fere ou causa danos ao ser humano e não entra em conflito com aquilo que está pré-estabelecido.
Com o avanço da tecnologia, o Machine Learning (Aprendizado da Máquina) capacita a Inteligência Artificial para criar conteúdos e com o Deep Learning, é possível programar os meios para se atingir esse processo, através de redes neurais artificiais.
Dessa forma, interpretar os conteúdos sobre aquecedor Ariston é muito mais fácil, partindo do pressuposto que essas máquinas robotizadas tornam o processo comunicativo mais espontâneo, porque previamente foram treinadas para isso.
Sendo assim, a Inteligência Artificial já está presente na sociedade e é um motor que tem transformado estruturalmente a elaboração de conteúdos criativos e, nesse contexto, é um auxiliador no Marketing de Conteúdo.
Criatividade e Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial, nos últimos tempos, tem se tornado relevante na produção criativa de conteúdos em aspectos bem específicos, tornando-os mais bem elaborados e abaixo são destacados alguns destes aspectos:
- Produção de vídeos sobre banho de ouro em inox;
- Destacar as características de uma marca;
- Elaborar assuntos em vídeos para gerar engajamento;
- Veicular mais facilmente propagandas e publicidade;
- Tornar os jogos mais interessantes vivendo-os em tempo real;
- Sofisticar os processos produtivos de filmes;
- Conectar a criatividade entre as áreas da empresa.
As inovações em produtos e serviços estão recebendo mais do que nunca o apoio da Inteligência Artificial, transformando as ideias, gerando, desta forma uma participação maior na fatia de mercado de criadores de conteúdos, em cada segmento.
Ou seja, a produção humana ainda é necessária na personalização de conteúdos sobre placa cimentícia 3D área externa, enviados por e-mail, colocados em newsletters, nas propostas comerciais de vendas e difundidos nas redes sociais.
Para gerar conteúdo relevante e personalizado, é fundamental um alto investimento e capacitação profissional dos criadores dos mesmos.
No entanto, para entregar o melhor conteúdo existem os geradores de imagens e textos através da Inteligência Artificial. Ela usa um processo de linguagem natural ao escrever conteúdos exatamente como os seres humanos o fazem.
Os dados armazenados nos robôs são utilizados para criar ofertas diferenciadas, que podem atender a diversidade de público-alvo, transformando-os em informações imprescindíveis em clínicas para dependentes químicos, por exemplo.
Isso provoca o aumento de clientes, embora existam dúvidas e uma certa descrença, porque surge sempre a pergunta se, realmente, as máquinas podem substituir uma conversa amistosa e mais próxima com o consumidor.
Inteligência Artificial e Marketing de Conteúdo
Partindo do pressuposto que a Inteligência Artificial auxilia na criação de conteúdos, mesmo sendo um processo robotizado, obviamente, ela também vai ajudar muito na estruturação do Marketing de Conteúdo.
A Inteligência Artificial contribui nos seguintes quesitos, quando o Marketing de Conteúdo é utilizado:
- Na obtenção de dados mais profundos sobre o público-alvo;
- Na previsão do comportamento do cliente;
- No lançamento de novos produtos e campanhas;
- Na melhor comunicação com os consumidores;
- Na publicidade eficiente de anúncios;
- No fornecimento das melhores soluções para os consumidores.
Nota-se, com base nas informações acima, que a Inteligência Artificial estabelece um cenário bem mais produtivo para o Marketing de Conteúdo, sendo capaz de elaborar tudo o que for necessário para alcançar clientes, oferecendo-lhes o que há de melhor.
Através dos chatbots, por exemplo, é possível dirimir as dúvidas dos pais (um público-alvo), sobre colocar ou não os filhos no maternal 1 e 2, respondendo-os com mais assertividade, em formatos individualizados.
Portanto, a comunicação tende a ser mais aproximada, ainda que público e robô não estejam frente a frente e, na verdade, seria ineficaz esse processo, pois as máquinas ainda não substituem o ser humano em uma conversa individual.
A Inteligência Artificial produz resultados mais significativos na criação de conteúdos criativos em anúncios, tornando-os mais eficientes e essa inteligência de marketing pode garantir que os algoritmos entreguem as melhores informações em pesquisas realizadas.
Então, durante uma navegação para encontrar CMO medicina ocupacional, o algoritmo do Google fornece a empresa mais qualificada e indicada nesse sentido.
O mercado já oferece softwares de Inteligência Artificial relacionados à gestão administrativa de vários negócios, tais como:
- Arago/Hiro;
- Ayashi;
- Dataminr;
- Elektra by Lore;
- Legal Robot;
- Ubix;
- Runrun.it;
- Sundown.
Seja qual for o segmento no qual a empresa atua, existe um software que vai se adequar às necessidades da organização, para suprir aquilo que a instituição estabelece como relevante nos objetivos.
Criando conteúdos com a Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial possibilita a criação de conteúdos muito mais elaborados e para que eles sejam criados com eficácia é preciso:
- Treinar os colaboradores para conhecer as plataformas e modelos;
- Cuidar da infraestrutura da empresa;
- Organizar os dados e mapear os processos para replicá-los;
- Fazer manutenção e atualização constante nos softwares;
- Oferecer materiais nas diversas plataformas utilizadas.
O objetivo maior da Inteligência Artificial é atrair pessoas com maior potencial no consumo de produtos e serviços que a empresa oferece, fazendo com que os conteúdos produzidos geram autoridade na área em que a organização atua.
Benefícios da IA no marketing
Existem benefícios no uso da Inteligência Artificial voltados para o marketing digital que incidem sobre o departamento de vendas, tais como os seguintes:
- Melhor unificação dos dados dos clientes;
- Segmentação do público-alvo;
- Criação mais forte de clientes potenciais;
- Inovação no processo de linguagem;
- Diminuição no tempo de pesquisas;
- Maior impacto nas campanhas e propagandas;
- Economia nos processos manuais.
A compilação dos dados dos clientes é muito mais eficaz quando a Inteligência Artificial é utilizada, pois ela vai reunir em um único local tudo o que for pertinente ao consumidor (endereço, telefone ou e-mail, por exemplo).
A segmentação do público-alvo é essencial no processo de venda de produtos e serviços, porque atrai clientes potenciais no processo de linguagem usado.
O tempo nas pesquisas diminui, porque como abordado anteriormente, o algoritmo do Google, através da análise interna, fornece ao internauta as respostas mais bem posicionadas, seja da empresa ou do produto ou serviço.
As campanhas e propagandas passam a impactar mais fortemente os consumidores, no sentido de direcioná-los mais adequadamente para um site ou blog, tornando mais amplo o conhecimento dos produtos e serviços que a empresa oferece.
Os processos manuais, que se repetem, causam um gasto bem representativo no aspecto financeiro da empresa, exigindo um número maior de funcionários e, nesse contexto, com a Inteligência Artificial, os gastos diminuem, pois são processos automatizados (softwares).
Considerações finais
Com a Inteligência Artificial, os conteúdos produzidos podem tocar o coração dos clientes, pois eles podem ser elaborados com maior criatividade, já que com o passar do tempo a empresa passa a conhecer melhor o público-alvo.
Os criadores de conteúdos ainda são essenciais, mesmo porque uma máquina ainda não é capaz de reproduzir na íntegra, todas as percepções sentimentais que são inerentes ao ser humano.
É um longo caminho de evolução tecnológica, para fazer com que um robô absorva completamente as mesmas sensações atribuídas ao homem. As pesquisas ainda continuam nesse aspecto e vão evoluir ainda mais.
Unindo a Inteligência Artificial com a qual se trabalha atualmente, ao Marketing de Conteúdo, os materiais digitais passam por uma elaboração mais profícua e profunda, podendo atingir com mais propriedade o consumidor.
No processo comunicativo tradicional, os conteúdos atingem grandes públicos, mas nem sempre as pessoas certas são realmente atraídas, representando um gasto maior de dinheiro.
No entanto, na aplicabilidade da Inteligência Artificial no Marketing Digital, o público é mais segmentado e os conteúdos passam a ser criados apenas para atingir pessoas cujo perfil se adequa ao negócio proposto.
Dessa forma, a Inteligência Artificial e o Marketing precisam trabalhar alinhados, para que o cliente seja suprido em todas as necessidades, pois o consumidor sempre é aquele que sustenta a empresa, por mais que ela esteja evoluída tecnologicamente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.